Quanto custa uma importação da China? O importador pode pergunta assim logo de cara. Entretanto, preciso dizer que o mais importante na importação empresarial é saber quanto vai custar o produto. É ele que define os custos posteriores.
O problema é que importar da China não é tão fácil como comprar um produto no Mercado Livre. Você vai lá, escolhe o produto, verifica o valor e o frete e pronto. Paga e recebe tudo na sua casa.
A importação empresarial não é nada disso. A Importação da China é bem mais burocrático. Ou seja, para saber quanto custa uma importação da China você precisa ler o que vou te falar logo abaixo.
O que compõe o custo real da Importação da China?
Para saber quanto custa uma importação da China, o importador precisa colocar alguns elementos na ponta da caneta.
Logo abaixo, vou listar cada um deles.
1. O Frete na Origem
Se você está comprando de um fornecedor na China e ele te deu um preço FOB, isso significa que no preço que ele cotou pra você já está incluído a entrega no porto lá da China.
Mas, se ele cotou um preço EXW, essa sigla significa aquilo que chamamos no Brasil de “RETIRA”. Ou seja, você é quem vai pagar o frete desde o seu fornecedor até o armazém do agente de cargas na China.
O fornecedor pode até cotar e pagar esse frete pra você. Entretanto, ele vai ter repassar esse custo na hora de você do pagamento do produto.
E tá tudo bem. Ou seja, o importante é você entender o que está pagando para saber formar o preço de venda no final.
O preço desse frete não é proibitivo e ele depende da distância do seu fornecedor até o armazém do seu agente e também do volume da sua carga.
2. A Consolidação de Cargas no Armazém na China
Se você for importar de vários fornecedores, vai precisar de um agente que junte as cargas no armazém dele e faça a exportação da China para o Brasil.
Assim, não é incomum termos importações com 5 fornecedores de diferentes produtos. E cada pedido com cada fornecedor pode ter vários itens. Ou seja, tudo depende do capital que você vai investir.
Então, quanto mais comprar, melhor, pois o custo unitário tende a baixar. Para esse serviço é cobrado aproximadamente de 5 a 10% sobre o valor da compra na China.
Por outro lado, as unidades vem com bastante variedade de produto e eles estão pagando um percentual de 7% em cima do valor da compra, que é bem alto nesse caso.
3. As Taxas Pagas na China
As Taxas de origem representam a emissão de documentos para que a carga saia da China.
Se você está importando algo e o preço do produto está discriminado na Invoice como FOB – Free On Board,. então, isso significa que essas taxas já estão incluídas no preço do produto.
Porém, se os termos de negociação da sua compra for “RETIRA”, que no nosso mundo de comércio exterior se diz EXW – Ex Works, então você tem que pagar essas taxas.
Quem vai te cobrar essa taxa é o seu agente. No caso do Importação Digital, por exemplo, essas taxas já estão incluídas no valor do frete.
Nas modalidades de importação direta, aqui você pode ter que pagar de 50 a200 dólares de taxas, por exemplo. As vezes mais.
4. O Frete Internacional na Importação da China para o Brasil
Essa parte é muito louca. Sabia que eu já cheguei pagar 100 dólares no frete de um container inteiro da China para o Brasil? Antes da pandemia o valor variava entre 2 e 3 mil dólares. Agora, esse custo está passando de 10 mil dólares.
É uma loucura, eu sei. Ninguém entende o que está acontecendo. Eu já passei da fase de negação e estou em fase de aceitação. Não tenho esperado ou tentando entender sobre tudo na vida. É duro pagar 10mil dólares de frete.
Nunca aconteceu isso antes na história. Mas é o que é. Então, agora não tem o que fazer senão refazer os custos, ajustar o preços, repassando o aumento para o consumidor.
Além disso, é preciso monitorar as vendas para ver se o produto continua vendendo. Se vender, bem. Se não vender, tem que substituir por outro produto.
Estamos aqui para fazer dinheiro e não para trabalhar para empresas de frete. A lógica que o importador precisa mentalizar é que frete é custo e custo tem que ser repassado no preço.
5. Os Custos Com a Marinha Mercante
Esse é um custo oculto que tem um efeito cascata importante aqui para comentarmos. Todos nós que fazemos importação empresarial por navio, pagamos uma taxa de 25% sobre o frete para a Marinha Mercante.
O nome é ARFMM: Adicional Para Renovação da Frota da Marinha Mercante. É isso.
Agora você leu o tópico anterior né? Se o frete subiu e essa é uma taxa de 25% sobre o frete. Bom, já pode prever o resultado.
Esse custo subiu demais e tenho certeza que nunca se viu tanto dinheiro nessa conta do governo. O valor da arrecadação dobrou de 2020 para 2021.
Nada que dizer aqui, só chorar mesmo.
6. Quanto Custa uma Importação da China: O Despachante Aduaneiro
Esse é tipo o “contador da importação”. Ele é o responsável pela burocracia e liberação da carga junto à Receita Federal e outros órgãos anuentes que tem na importação.
O Despachante geralmente cobra uma taxa fixa para fazer o desembaraço. As vezes ele cobra um percentual, mas o mais comum é cobrar um valor fixo, que vai a partir de um salário mínimo por importação.
Quer saber mais sobre a importância de um despachante aduaneiro? O Rodrigo Giraldelli te conta no vídeo abaixo.
7. A Armazenagem: O Vilão do Importador de Pequeno Porte
Aqui é onde filho grita e a mão não escuta. O Importador de primeira viagem não tem nem noção de que o vilão da importação de pequeno porte não é o frete, mas sim a armazenagem. Ela é um dos principais fatores quando o assunto é saber quanto custa uma importação da China.
Funciona assim, sua carga vai chegar em um porto e vai ser descarregada e transferida para um armazém. Nesse armazém vai ficar aguardando a liberação da carga pela Receita Federal.
Mas, de quem é esse armazém? Você pode escolher? Quanto custa? Tem negociação? E não saber essas respostas podem simplesmente fazer você abandonar a carga por não compensar pagar esse custo.
É muito fácil ter que pagar 3 ou 5 mil reais (mesmo que para um volume pequeno) como custo de armazenagem. Ou seja, se não cuidar, é aqui que o sonho vai por água abaixo.
8. As Taxas Pagas quando a Carga chega ao Brasil
Ai ai… eu espero que você ainda esteja aqui comigo, pois é tanto custo que meus dedos estão até cansados de digitar, mas vamos enfrentar.
Existem muitas taxas que se cobra em uma importação. São no mínimo 5. Mas, possivelmente, são umas 10.
Por exemplo, a taxa de lançamento de BL, que é o conhecimento de cargas. Também temos as taxas pagas para que a carga seja retirada de dentro do container e separada por importador. E uma série de outras cobranças!
Enfim, é taxa pra caramba, e aqui não tem muito padrão. Cargas mais complexas, carregam mais taxas. Cargas mais simples, esse custo não é tão alto. Mas para cargas pequenas, isso influencia muito, pois a maioria dessa taxas são por importação e não por valor da carga.
Então se você está importando um valor alto, ok! Mas se está importando um valor baixo, pode ser um problema. Por isso é sempre importante você ter a simulação de custos pronta, saber quanto custa uma importação da China.
Ou melhor, a sua importação da China para tomar a melhor decisão e não sofrer decepções com pagamento de taxas.
9. O Pagamento dos Impostos de Importação da China
Em uma importação formal, você pagará através da sua empresa cinco impostos de importação da China. Eles são:
- Imposto de Importação (II);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
- Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Sim, são muitos impostos. Cada um tem uma alíquota e tudo é proporcional ao valor do produto e valor do frete. Pois paga-se alguns impostos sobre o valor do frete somado ao valor da carga.
O ICMS é o vilão da cadeia, pois pagamos ICMS em cima de impostos e em cima de despesas. Ou seja, é o imposto mais alto e mais complicado.
Para saber certinho, tem que calcular na planilha, mas a soma de todos os impostos de importação da China para o Brasil variam de 45 a 90%. Isso varia muito do tipo de produto. Tem produto que tem imposto menor e tem produto que tem imposto maior.
10. O Frete Doméstico na Importação da China
Quando a carga é liberada no porto ou aeroporto, ela deverá ser transportada até o seu endereço, e isso será feito por uma transportadora local.
Se você tiver relacionamento com uma transportadora, ela poderá fazer esse transporte, desde que tenha um caminhão dedicado a isso.
Coletar mercadoria no porto não é o mesmo que coletar mercadoria em uma armazém geral. Pois retirar carga no porto é chato e demorado. Por questões de segurança.
Então, esse tipo de frete é mais caro que os fretes normais que você está pagando atualmente.
O custo do frete depende do volume e peso da carga e também da distância do seu endereço até o porto onde a carga foi liberada.
Com Todos Esses Custos, ainda Compensa Fazer Importação da China?
Apesar de todos esses custos serem exigidos para fazer uma importação empresarial, temos visto uma retomada forte nas importações, especialmente as de pequeno porte.
Por isso também os fretes estão tão caros. O que eu sempre bato firme com meus clientes é que tem que ter produto que pague uma boa margem de lucro para… além de pagar todos esses custos, sobre também um bom dinheiro.
Uma boa métrica para você ter é… vender pelo dobro no preço (de custo) se for atacado ou pelo triplo do preço (de custo) se for varejo.
Só reduza essa margem se você tem um giro alto (mais de 100 mil em vendas) por mês. Menos que isso é tiro no pé.
Importação Digital: Importação da China com Custos Fixos
E se você quer começar a importar de maneira segura, lucrativa, previsível, com uma equipe incrível e com baixo investimento, definitivamente seu lugar é no Importação Digital. Temos um serviço bem legal de container compartilhado que eu penso ser ideal pra você agora.
No caso do Importação Digital, é cobrado uma taxa de 10% sobre a carga. Para aproveitar o serviço, o importador paga uma anuidade de 997* reais. Sendo que, em cada importação, o custo por metro cúbico utilizado é de 247* dólares.
No Importação Digital, o mínimo a ser contratado no container é 1 metro cúbico. Então, cada importador paga o frete proporcional ao volume utilizado na unidade. Ou seja, o valor do frete é dividido pelo volume total da carga e cada um paga o seu de forma proporcional.
Além disso, o importador tem acesso a 10 planos de negócios de produtos lucrativos para importar e também o curso de Importação Simplificada.
A partir da contratação do serviço, se em até 60 dias você decidir não importar, devolvemos integralmente o dinheiro investido na assinatura do plano.
- Valores praticados em 9 de setembro de 2021, sujeito a alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.