Antes de qualquer importação, é necessário que o importador sente, faça cálculos e analise a viabilidade de sua operação, pois nem sempre os preços atrativos da China são garantia de ótimos negócios. Por isso é necessário colocar todas as informações na ponta do lápis, ou melhor, em uma planilha, como a Planilha de Custos da China Gate.
Neste artigo vamos te mostrar como essa ferramenta é útil e obrigatória para quem está pensando em trazer seus produtos da China para revender aqui no Brasil.
Por que usar a planilha de custos?
Muitos custos estão envolvidos em uma importação: o pagamento dos produtos ao fornecedor, frete internacional, impostos, custos de armazenagem… enfim, é uma série de valores que precisam estar bem calculados para evitar que o importador tenha surpresas.
Geralmente, uma importação chega, ao final do processo, com o valor duplicado do preço chinês. Isso devido aos custos totais durante todo o processo. E o importador precisa ter em mente que importando, seus produtos, poderão demorar alguns meses para chegar, se for uma importação marítima. E mesmo com o frete aéreo, você ainda perde alguns dias até chegar na sua casa.
Portanto, é diante deste cenário que você, que está pensando em começar a importar, precisa calcular todos os gastos e comparar com o preço que você vai conseguir vender aqui no Brasil, para saber se a operação é viável ou não.
E para ajudar neste cálculo, uma planilha feita especialmente para este fim pode ajudar muito, pois com ela, você terá muito mais certeza e tranquilidade para realizar sua importação e não sofrerá com surpresas desagradáveis.
A Planilha da China Gate
A equipe da China Gate preparou uma planilha para você usar de forma gratuita e simular suas importações. Para fazer o download, clique aqui. Com ela, em apenas alguns minutos você terá toda simulação dos custos de sua importação.
Como ela você saberá em detalhes o custo final de sua importação, pois é configurada para calcular todos os impostos e taxas antecipadamente. Você vai precisar apenas preencher os dados de sua importação e ela dará o valor final. Com este valor, você poderá verificar se compensa ou não importar, pois poderá comparar com o preço nacional.
Lembrando que essa planilha é para quem quer importar para revender no Brasil, como pessoa jurídica.
Como usar a planilha?
Após preencher os dados e baixar a planilha, você verá que ela é bem intuitiva e basta seguir suas orientações para conseguir o custo final de sua importação. Na página de download, também tem um vídeo explicando muito bem como usá-la.
Mas aqui vamos dar algumas orientações gerais para você usar a planilha e calcular o custo de sua importação. Em primeiro lugar, é preciso salientar que a planilha é feita para calcular o custo de um produto e você deverá preencher os campos em vermelho.
Você verá que tem duas planilhas no arquivo, uma com o Resumo da Operação e outra com o custo das Despesas de Importação. Vamos focar na primeira, por enquanto.
A primeira parte é apenas para preenchimento dos dados pessoais de sua empresa e do fornecedor.
O bloco 1 é, definitivamente, onde você informará os custos, como o valor atual do dólar (Taxa cambial), o nome, a quantidade e custo unitário do produto (em dólar), o valor do frete com o seu agente de cargas e o valor do seguro. Conforme você vai preenchendo os dados em vermelho, a planilha já vai te mostrando os custos nas células pretas.
O segundo bloco é o das despesas do processo. Nele sim você deverá preencher a segunda planilha, de Despesas, e informar os custos. Alguns são obrigatórios e independente do produto ou do porto de chegada, você será cobrado(a). Outros custos dependerão do seu local de armazenagem, do porto e outras variáveis. Para saber todos os custos de forma exata, consulte seu despachante aduaneiro e o seu agente de cargas e eles irão te informar.
Os impostos e o resumo
Os blocos 4 e 5 são referentes aos impostos. Nos locais em vermelho você deverá preencher as alíquotas dos impostos, de acordo com seu produto. Em caso de dúvida, consulte seu despachante aduaneiro.
Depois aparecerá o resumo de sua operação, com todos os custos. O campo ‘Fator de Conversão’ é um resumo do quanto o seu produto chegará no final. Por exemplo, se você paga R$ 10,00 no seu produto na China e o ‘Fator de Conversão’ for 1,8, ele chegará por R$ 18,00. Mas mais ao final ainda, está explicito o valor unitário final de seu produto.
Também é fornecido uma simulação de pagamento, pagando antecipadamente uma parte ao fornecedor e os demais custos conforme a operação for se desenrolando.
Como a operação de importação é muito volátil, na maioria das vezes, a planilha não dará um custo exato a realidade, pois temos várias informações que podem mudar rapidamente, como a taxa do dólar e o custo unitário. No entanto, ela já dá uma boa noção de tudo que você precisa para começar a importar agora mesmo, que é o objetivo no momento.
Uma simulação mais assertiva
Explicamos resumidamente como funciona a planilha de custos da China Gate. Não teríamos espaço suficiente para explicar em detalhes todas as informações contidas nela. Porém, como dissemos ela é bem intuitiva e serve para você ter uma ideia se compensa ou não importar. Lembrando que esta planilha é para a simulação de um produto.
Entretanto, para os nossos clientes que fazem parte do Importação Digital, o nosso serviço de containers compartilhados, recebem gratuitamente um cálculo mais exato sobre os custos de sua importação, com vários produtos. Cada vez que um deles decide importar, fazemos gratuitamente e quantas vezes for necessário, a simulação de custos.
Portanto, se você quer começar a importar com segurança e com baixo custo, clique aqui e entre para o Importação Digital. Nele você paga uma anuidade, com as taxas por importação e tem acesso quantas simulações precisar, para decidir com calma qual produto vale a pena ou não. E fique tranquilo, pois se você contratar o Importação Digital e não importar nada em até 60 dias porque não compensa, nós devolvemos seu investimento.