China Gate

Caiu o Imposto de Importação Bicicletas

Foto de Chris Lawton, retirado de Unplash.com

Essa é uma notícia para comemorar, pois não é todo dia que no Brasil a gente tem redução de impostos. A boa nova veio na Resolução GECEX nº 159. O Documento aponta para uma redução no imposto de importação de bicicletas montadas. No primeiro momento, sai de 35% para 30%. O documento foi publicado no Diário Oficial, em fevereiro de 2021.

E não para por aí. Ainda para 2021, outros dois ajustes estão previstos. Um para julho, uma redução para 25%. No mês de dezembro, o imposto de importação fica em 20% do valor do produto.

Dessa forma, o anúncio do governo brasileiro chega em muito boa hora. O mercado das bicicletas está bastante aquecido. Para você ter uma ideia, em 2020 houve um aumento de 50% nas vendas. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) fez o levantamento, com base no ano de 2019.

Quem acredita que esse resultado foi motivado pela pandemia está correto. Segundo a Aliança Bike, os brasileiros têm se preocupado muito com segurança e saúde. Por isso, tem optado pela bicicleta como forma de transporte e lazer. Portanto, acompanhando até uma recomendação de utilização da “magrela” da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse quadro poderia ser considerado passageiro. Entretanto, a redução do imposto de importação de bicicletas deve contribuir para a manutenção do cenário atual, que é de alta, mesmo com o dólar elevado.

Então, com todas essas informações em mãos, você deve estar se perguntando:

Impostos de Importação de Bicicletas: Eu deveria Importar Bicicletas da China?

Sem dúvida. E vou mostrar o porquê.

A Aliança Bike divulgou dados interessantes sobre o mercado das bikes no Brasil. Segundo eles, 98% dos produtos comercializados no Brasil vêm de outro país. Ou seja, apenas 2% das bicicletas que você vê nas ruas são produzidas em solo brasileiro. Esses dados são referentes ao ano de 2020.

Então, a consequência é que a prática de impostos altos reduz a diversidade de produtos no mercado. Ou seja, os empresários do setor investem somente em produtos com maior saída e lucro. Entretanto, há demanda para diversos modelos e tipos de bicicleta. E aqui podem estar grandes oportunidades de fazer ganhar mais

A redução do imposto deve reduzir o valor pago por um produto ou serviço. E, esse é um grande atrativo para que as pessoas comprem mais. Além disso, elas devem comprar objetos que atendam mais as suas necessidades.

Então, se estou buscando um bicicleta para asfalto, não vou comprar um produto de trilha. Se o preço está atrativo, a tendência é que o consumidor satisfaça sua necessidade de forma plena.

Concorda comigo?

Imposto de Importação de Bicicletas: Vendendo por 3 vezes mais

Modelo de bike que pode ser importada com a redução do imposto de importação de bicicletas. A foto mostra uma bicicleta na cor preta, com pneus grossos. Ela esta iluminada por um foco de luz, que está na parte superior da foto.
Fatbike foto de John Nzoka, retirado de Unsplash.com

Na China Gate, temos o caso de um cliente que estava em busca de uma margem de lucro maior. Dessa forma, pesquisando oportunidades de investimento na internet, encontrou um modelo de bicicleta específico.

A Fatbike é uma bicicleta com pneus mais grossos, indicados para terrenos arenosos. Ele percebeu que não havia oferta desse produto no Brasil, por isso decidiu investir nesse modelo.

A empresa tem como público alvo pessoas com capacidade de pagar de um a dois mil reais por um bicicleta.

Mas a cereja do bolo vem agora. Preparado? Lá vai!

Incluindo todos os gastos com a importação do item, o preço de custo de cada bike foi de 600 reais, aproximadamente. Ele vende cada unidade por R$ 1.800,00, em marketplaces.

Ou seja, esse importador vende a três vezes mais, mesmo com imposto de importação a 35%. Imagina o que vai ser capaz de fazer quando o imposto de importação de bicicletas cair para 20%?

Aproveite a queda do Imposto de Importação e se Diferencie no Mercado

O Exemplo mostrado acima é bem claro e fácil de entender. Ou seja, ele está ganhando dinheiro trazendo um diferencial para o mercado. O ponto legal é que no ramo de bicicletas, há muitas oportunidades nesse sentido.

Quer saber a importância de se diferenciar no mercado? Assista ao vídeo abaixo.

Logo abaixo o importador encontra quatro modelos de bicicleta para se inspirar.

Siga-me os bons!

Importação de Bikes de Carga da China

Bicicleta de carga disponível no Alibaba.com

Com a redução do imposto de importação de bicicletas, as bikes de carga são uma boa possibilidade. Esses equipamentos podem ajudar a solucionar problemas de logística nos grandes centros urbanos. Além disso, ajudam a reduzir gastos com combustível, impostos e manutenção com veículos automotivos. Ou seja, impacto direto na redução de custos e na emissão de poluentes atmosféricos. O planeta agradece!

Não sei você, mas muita gente deve lembrar das antigas cargueiras, também conhecidas como “cargueirão”. Elas eram (ainda são!) utilizadas por mercados, mercearias e pequenos comércios de rua.

Por isso, invista se você perceber uma tendência ou oportunidade para uso desse tipo de equipamento. É claro, faça uma estudo de viabilidade ou de mercado, primeiramente. E saiba qual o produto certo para importar.

As Bikes dobráveis são lucrativas?

Bicicleta dobrável disponível para compra no site Alibaba.com

As bicicletas dobráveis são ótimas para centros urbanos. Principalmente aqueles onde há uma boa integração com o transporte público. Ou seja, entram em ônibus, trens e metrô. Elas também cabem no porta-malas de carros. Vão para qualquer lugar!

Esses produtos são ideais para pessoas que tem pouco espaço em casa ou em apartamentos. Do mesmo modo, as bicicletas dobráveis entram facilmente no elevador de um edifício. Além disso, são acomodados em pequenos espaços no ambiente de trabalho.

As bicicletas dobráveis estão na lista de produtos que venderam mais de um milhão de reais no e-commerce brasileiro, segundo a Olist. Veja outros!

Handbikes: Ganhe Dinheiro Importando Bikes Acessíveis

As Handbikes promovem acessibilidade. Bike Disponível no Alibaba.com

Elas são conhecidas também como bicicletas inclusivas ou handcycle. Há modelos simples que privilegiam o fator deslocamento, mas é possível investir em equipamentos de alto valor agregado e alto desempenho.

Elas são ideais para pessoas que possuem dificuldades de locomoção, seja por mobilidade reduzida dos membros inferiores ou danos na coluna cervical. Por isso, são pedaladas com as mãos. Existem handbikes destinadas a tetraplégicos, em que os freios, por exemplo, podem ser acionados com a parte de trás da cabeça.

Aposte nas Bikes para o Público Infantil

Bicicleta de equilíbrio infantil. Disponível em Alibaba.com

Se você pensa em vender para crianças, as oportunidade são muito variadas. As bikes infantis auxiliam muito no desenvolvimento dos pequenos. Esse é um argumento que tem muito peso no coração de papais e mamães.

Além disso, são ótimas para lazer e momentos de descontração em família, o que também é importante na decisão de compra.

Nesse nicho de mercado, você pode segmentar o público a partir da faixa etária. Ou seja, trabalhar com produtos destinados a crianças com idade entre 3 e 5 anos ou de 7 a 10 anos, por exemplo.

Além da idade, é interessante focar numa faixa de renda. Então, seus produtos tem como público alvo crianças entre 3 e 5 anos, o qual os pais podem pagar até 500 reais por um bicicleta. Ou você pode comercializar as bicicletas de equilíbrio, com valor de até 200 reais.

O que achou das nossas dicas?

Venha ser Parceiro da China Gate

Tem outros modelos de bike em mente?

Nossos consultores estão prontos para auxiliar você a tomar as melhores decisões de importação. Além de bicicletas, podemos ajudar você a importar outros produtos com segurança e lucratividade.

Você terá acesso a conteúdo gratuito em nossas redes sociais e nos nosso canais na Internet. Além disso, conta com profissionais que podem cuidar de todo o processo de importação dos seus produtos, através de nossos serviços de consultoria.

Quer contratar a China Gate pra cuidar de tudo pra você? Abra agora um atendimento e fale com nossos especialistas.

Sair da versão mobile