A dica que quero te dar hoje é sobre como você pode aumentar as suas vendas utilizando os marketplaces. Aqui na China Gate a gente trabalha com importação da China. Importação empresarial com segurança e viabilidade. Porém, trazemos também conteúdo sobre gestão de empresas e gestão comercial. Afinal, tudo que você traz da China para vender você precisa ter um bom canal de vendas lucrativo aqui no Brasil.
Conversando há um tempo atrás com um cliente, perguntei pra ele, “E aí cara, como é que você está vendendo? Como é que estão os representantes e tudo mais?”. Ele me respondeu: Rodrigo, parei com tudo, só estou em marketplaces. Esse é o assunto deste artigo. Então vamos lá.
Você já pensou em vender os seus produtos em marketplaces? Quais são as vantagens e as desvantagens desse canal? Bom, antes de explicar as vantagens e desvantagens, eu vou te explicar, o que é marketplace, caso você não conheça. Interessante para você que já tem a sua importadora e está querendo expandir as suas vendas, ou também para você que está fundando a sua empresa agora e precisa pensar melhor sobre qual tipo de canal de vendas vai utilizar.
Mas, o que são marketplaces?
Marketplaces são excelentes canais para você começar rápido. Pensa num shopping, um shopping físico. Você não vai num shopping, entra num ambiente e ali tem diversas lojas? Um marketplace é mais ou menos a mesma coisa só que virtual, digital, onde você acessa pelo seu smartphone ou pelo seu computador.
Porém, há uma característica um pouco diferente dos shoppings, que é o checkout, o pagamento. Voltando ao exemplo do shopping, o checkout é como se você fosse num shopping pegasse as mercadorias das lojas, mas pagasse no final, na saída, para o dono do shopping. E então ele garantiria, você comprou aqui, a loja que você comprou eu garanto que o produto seja bom.
É assim que você pode fazer. Você cadastra os produtos da sua empresa, e a sua empresa nas lojas, nos shoppings, nos marketplaces de terceiros. Um dos mais famosos hoje em dia é a americanas.com
Você já deve ter visto, se você compra neste site, que em alguns produtos vendidos está escrito ali embaixo, produto comercializado e entregue por, e tem o nome da loja. Então você está comprando no ambiente da americanas.com só que aquele produto não está nos depósitos, nos estoques da americanas.com. Estão no estoque da empresa do terceiro, da pessoa que está anunciando ali, das pessoas que estão colocando os produtos ali para vender.
Então qual é a vantagem disso?
Bom, a vantagem é que você aproveita um movimento, o fluxo desse mercado, que chamamos de tráfego. A ideia é aproveitar o tráfego das pessoas que já estão naturalmente pesquisando produtos na americanas.com, uma loja já bem reconhecida e que vende muito. É uma sacada também para a loja americanas.com, que resolveu aproveitar essas pessoas que já estão em seu site, que estão passando e se movimentando por ali, para também vender produtos de terceiros.
Desvantagem dos marketplaces
Uma desvantagem que você tem nesse mercado, não sei se poderia colocar como uma desvantagem, mas é o custo. Parece-me que eles cobram 16% e aí vai variar de negociação para negociação, marketplace para marketplace. Pode ser um pouco mais, um pouco menos. Geralmente quando você entra, o valor é mais alto. Com o tempo, você adquire um bom status, um bom volume de vendas, passa a ter um gerente comercial pra cuidar melhor da sua conta. E eventualmente você pode negociar esses valores.
Mas vamos utilizar a informação que esse meu cliente me passou. Paga-se 16% de comissão para o marketplace. O meu cliente não vende só nesse. Além da americanas.com existem vários outros. Vou deixar no final deste artigo vários outros marketplace que você pode encontrar, para vender o seu produto. Sobre a comissão, verifique em cada um deles.
A comissão é relativamente alta para um vendedor, uma vez que além disso, você tem que pagar os seus impostos, o frete para entregar e tudo mais. No entanto, é uma forma para vender mais rápido porque existem muitas pessoas ali buscando o produto que você vende e você aproveita esse fluxo de pessoas que estão ali nos marketplaces loucos para comprar e começa a vender.
É claro que a venda não é tão barata, quanto se você fizer no seu próprio e-commerce, na sua própria empresa. É uma estratégia que eu julgo boa pra começar, mas você não deve ancorar toda a sua estratégia comercial nela, porque você está utilizando uma força de terceiros pra fazer a sua comercialização.
Eu recomendo você ler também um artigo que escrevi sobre vendas em mídias sociais, para ter um controle um pouco maior das vendas, vai te exigir um esforço maior, mas também vai aumentar a sua lucratividade.
Enfim…
Bom, se você não vende em marketplaces e está pensando em aumentar as suas vendas, com certeza esse é um bom canal de vendas para você estudar. Sendo viável, comece! Vejo como uma estratégia de diversificação e não uma estratégia única de venda para sua empresa. Você pode até começar com ela, mas depois pense em ter outros canais para não ficar só na mão de terceiros, em regras de terceiros. Evitando que seu negócio fique com muito risco.
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Nosso business, nosso negócio é te ajudar a importar produtos da China pra vender aqui no Brasil e quem sabe vender em marketplace. Se você precisar de apoio na sua importação do momento que você tá aí, até agora, até a chegada da sua carga compartilhada, ou do seu container completo, clique aqui e abra um atendimento com a gente.
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