Se você chegou até este artigo é porque tem o desejo de começar a importar da China. Só que não está buscando a importação convencional, de container fechado, e sim uma operação menor, para conseguir importar em pequenas quantidades, certo?
E você chegou no lugar certo. Neste artigo vamos mostrar como é possível importar da China em pequenas quantidades, com um investimento menor, para ir escalando a sua operação aos poucos.
Leia até o final e veja os dois caminhos para importar da China, de forma legal e segura, sem precisar importar grandes volumes em um container fechado ou em vários containers.
Aqui na China Gate trabalhamos com a Importação Empresarial, isto é, a operação feita por uma empresa (CNPJ) para revender os produtos importados no Brasil. Não falamos sobre a compra internacional em pessoa física (CPF), uma vez que esta é destinada somente para uso e consumo dos produtos comprados no exterior.
O que é necessário para importar da China?
Antes de mostrarmos o caminho para você importar da China em pequenas quantidades, é preciso dizer o que é necessário para importar legalmente, para que você não corra riscos e faça um ótimo investimento.
Bem, como dissemos, aqui na China Gate, nós falamos de importação empresarial, isto é, aquelas feitas por empresas nos seus CNPJs para revenda no Brasil. Toda operação e todos os pagamentos são feitos na sua empresa.
Portanto, é necessário ter uma empresa aberta e ativa para importar da China. Não importa o seu ramo e nem o tamanho da empresa, você só precisa ter uma para importar. MEI também pode.
Além disso, é preciso que esta empresa esteja habilitada para importar. Ela precisa demonstrar para a Receita Federal que tem capacidade de importar e fazer o registro de cada operação. Isso é feito pelos sistemas Radar-Siscomex e você pode entender mais a fundo, lendo este outro artigo sobre o assunto.
Também é necessário ter em mente o produto para importar e encontrar os fornecedores nos sites de compra internacional. Esse produto precisa ser validado por uma simulação de custos para você não ter surpresas na importação. É essa simulação que vai te mostrar por quanto seu produto irá chegar, após o pagamento de todos os impostos e taxas, para você ver se compensa ou não importar.
Além disso, é preciso contar com um agente de cargas e um despachante aduaneiro para resolver a parte burocrática da sua importação. Se ela for feita por avião, na modalidade simplificada, como iremos ver, você precisará contratar uma empresa de courier, como FedEx, DHL ou Correios.
Este é um resumo do que é necessário para você importar produtos da China para revender. Se você quer saber mais detalhes de tudo o que precisa para começar, toque aqui.
O valor mínimo para começar
Agora que você já sabe o que deve fazer e ter para importar da China, pode estar se perguntando qual o valor mínimo para começar.
A realidade é que não existe um valor mínimo para importar da China. Você pode realizar sua operação com qualquer valor. Porém, quanto menor o seu investimento, maior será o custo unitário do seu produto, devido as despesas fixas da importação, como frete e armazenagem.
Porém, você pode importar com o seu capital disponível, desde que seja viável. Não tem um valor inicial e isso permite que você consiga importar em pequenas quantidades.
A viabilidade de sua operação você irá descobrir na simulação de custos, que irá te dizer o quanto seu produto irá chegar ao final de todos os pagamentos.
Para saber mais sobre este tema, toque aqui e leia este outro artigo em nosso blog.
Importação Simplificada: um caminho mais curto
Uma vez que , agora sim, você já sabe que não tem valor mínimo e já viu o que é necessário para importar da China, vamos te mostrar os caminhos para isso.
E o primeiro deles se chama ‘Importação Simplificada’. Mas o que é isso?
Importação Simplificada é aquela permitida para empresas ou pessoas que desejam efetuar suas importações, por avião, com valor abaixo do equivalente a 3 mil dólares por importação. Neste valor, já devem ser considerados o valor das mercadorias, do frete e do seguro.
Como o próprio nome diz, ela é uma importação mais simples, especialmente na parte burocrática. Com a importação simplificada, sua mercadoria chega sem precisar de um despachante aduaneiro, por exemplo e nem precisar de habilitação no Radar-Siscomex.
Note que esta operação é limitada a US$ 3 mil e, portanto, ideal para pequenas quantidades.
Se por algum acaso a sua importação exceder este valor, ela não poderá ser enquadrada nesta categoria e passará para a chamada ‘Importação Formal’, feita de navio e com mais burocracia.
Outras mudanças na Importação Simplificada
Além de ser uma operação menos burocrática, não necessitando de Radar-Siscomex e despachante aduaneiro, a importação simplificada traz uma diferença na Declaração de Importação (DI). Na Simplificada, a DI recebe o nome de DSI (Declaração de Importação Simplificada) e é preenchida com bem menos informações.
Outra mudança são os impostos: enquanto na Formal, você recebe pelo menos a incidência de 5 tributos, na Simplificada, são dois: o Imposto de Importação, que é fixo em 60% do valor da importação, isto é, 60% do valor somando produtos + frete + seguro, mais o ICMS, de acordo com o Regime de Tributação Simplificada (RTS).
A Importação Simplificada é uma ótima alternativa para quem quer começar importar da China em pequenas quantidades. Com ela, você tem menos burocracia e muito mais agilidade, pois é feita de avião, recebendo a sua carga bem mais rápido. Hoje em dia, no momento da escrita deste artigo, o tempo de transporte de avião da China para o Brasil está levando cerca de 7 -12 dias para ser concluído. Porém, o valor do frete é mais caro se comparado a uma importação por navio.
Clique aqui neste link e veja tudo o que você precisa saber sobre a Importação Simplificada e veja como começar.
Os containers compartilhados
Outra alternativa para quem quer importar da China em quantidades menores são os chamados containers compartilhados, de navio.
A importação em containers compartilhados (ou LCL – Less than a Container Load) é uma operação onde o importador divide (compartilha) o espaço do container com outros importadores. Assim, dentro de uma mesma unidade, vários embarcadores trouxeram suas cargas, em menor volume.
Você não precisa importar um container fechado para realizar sua operação. Pode dividir o espaço com outros importadores, dividindo também as despesas e reduzindo os custos.
A divisão de um container compartilhado se dá por M³ importado. Um importador pode resevar 1 M³ ou mais nessa modalidade dependendo do volume de sua carga (um metro cúbico equivale a um fogão de 6 bocas, por exemplo).
O container compartilhado foi pensado justamente em quem quer importar um volume menor e não tinha capital suficiente para realizar uma importação de container fechado ou com vários containers.
Não importe sozinho
Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando: “mas como é feita a documentação e a separação das cargas dentro deste espaço compartilhado?”
Essa etapa é de responsabilidade do agente de cargas. Sem esse profissional ou empresa, você não conseguirá importar em containers compartilhados. Ele irá fazer a consolidação de sua carga e junto ao despachante aduaneiro, irá ajudar com a documentação e depois a separação de suas mercadorias.
As despesas fixas, como frete e armazenagem, são divididas, mas a documentação e a análise é feita individual. São várias importações individuais dentro de um mesmo container.
Para saber mais sobre essa operação de containers compartilhado e como você pode começar a importar em pequenas quantidades por ele, toque aqui e leia este outro nosso artigo completo sobre o tema.
Como vimos, é possível sim importar da China em pequenas quantidades, seja de avião pela Importação Simplificada ou seja de navio através de containers compartilhados. Em ambos os casos você terá uma importação menor e poderá começar com menos dinheiro investido.
Importe pelo Importação Digital
A China Gate é uma empresa que há mais de duas décadas ajuda importadores de todo o país a importarem com segurança e com o menor custo possível.
E nosso objetivo é ajudar pequenas e médias empresas a conseguirem importar da China, em pequenas quantidades e com um valor menor. Queremos ajudar você a conseguir comprar seus produtos mais barato, direto do fabricante e lucrar muito mais revendendo aqui no Brasil.
Assim, foi pensando nisso que criamos o Importação Digital, o nosso serviço de container compartilhado. O melhor serviço do mercado, com o melhor custo-benefício.
Neste serviço, você contará com toda assessoria da China Gate, desde o embarque de suas mercadorias até a entrega na porta da sua empresa. Portanto, nossa equipe irá cuidar de todo o processo burocrático para você. Desse modo, você só se preocupa em comprar barato na China e revender com lucro no Brasil.
Importando conosco, em nossos containers compartilhados, você receberá os seus produtos, inclusive, com a nota fiscal de entrada já emitida. E entregamos uma simulação de custos completa para você, antes do pagamento ao fornecedor, para você não ter surpresa nenhuma em sua importação.
Você só precisa pagar uma anuidade e por M³ importado, além dos impostos que são individuais por produto. Por um valor bem reduzido você tem acesso a nossa assessoria completa, de ponta a ponta e economiza muito importando da China.
O Importação Digital, portanto, é a melhor opção para você que quer começar a importar com baixo custo, em quantidades menores e com muita segurança!
Toque aqui e faça sua inscrição no serviço que tem ajudado milhares de importadores de todo o país a comprarem barato da China e revender com lucro no Brasil.