Revender produtos importados é um segmento que traz grandes oportunidades. Mas é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas na hora de se organizar financeiramente. Por isso, pedimos dicas à 4blue, uma empresa especializada em consultoria financeira e parceira da China Gate, 5 dicas para você importar com lucro!
Importar produtos do exterior, principalmente da China, está se tornando cada vez mais comum entre pequenos empresários e pessoas que sonham em começar o próprio negócio.
Essa tendência está ganhando força devido ao crescimento consolidado e constante do e-commerce nos últimos anos e também pela facilidade de importar, anunciar e vender pelas diversas plataformas de marketplace.
Afinal, todos esses processos já podem ser feitos de forma online, sem sair de casa e, dependendo da modalidade do negócio, o vendedor não precisa ter um estoque físico – o chamado dropshipping.
Por conta de todas essas facilidades e expansão do mercado consumidor, o setor é muito atrativo para novos empreendedores.
Mas se engana quem pensa que o trabalho de uma empresa de importação e revenda é apenas isso.
Por trás de uma loja de sucesso, além de boa divulgação e relacionamento com os clientes, também existem técnicas e estratégias de gestão financeira para garantir a estabilidade e longevidade da sua empresa.
Importância da Gestão Financeira para Ter Lucro na Importação
Você pode estar começando agora ou estar na área da importação há algum tempo, mas com certeza já deve ter percebido como a concorrência do e-commerce é grande.
Por conta disso, você precisa encontrar formas de se destacar, obviamente.
Porém, a forma mais comum que muitos encontraram é promover aquela briga sangrenta por preços cada vez mais baixos, deixando uma Margem de Lucro muito apertada.
Isso pode até fazer sentido para profissionais que já possuem uma grande demanda de vendas e conseguem fazer bons negócios com seus fornecedores.
Mas para a maioria, principalmente para quem está começando, olhar apenas para os preços da revenda pode ser comprometedor para a saúde do seu Caixa.
Assim, é necessário ter uma boa Gestão Financeira para não cair em armadilhas, por que ela garante:
- Planejamento do seu dinheiro a curto, médio e longo prazo. Desta forma, irá conseguir definir objetivos, aproveitar oportunidades e ajustar a direção do seu negócio.
- Controle do seu Fluxo de Caixa para conhecer a Margem de Contribuição, Lucro Operacional e Ponto de Equilíbrio da sua loja e conseguir realizar ajustes.
Mensuração dos resultados de forma prática, simples e instantânea. Afinal, é de extrema importância que você consiga avaliar os dados da sua empresa quando precisar e sem demandar muito tempo apenas para puxar esses indicadores.
Vender mais não significa ter mais lucro!
Essa afirmação pode parecer um pouco confusa no início, mas você vai entender como ela faz sentido. E às vezes vender muito, mas vender barato pode trazer só prejuízos.
É muito comum que novos empreendedores procurem entender e estudar o mercado em que vão atuar e, provavelmente, você também deve ter feito isso – pelo menos esperamos que sim.
E dentro de plataformas de marketplace como MercadoLivre e Magalu é possível ver as avaliações e números de vendas mensais ou trimestrais de cada vendedor.
Esses dados são relevantes porque trazem autoridade e confiança para que os clientes se sintam seguros em fechar negócio, mas podem ser perigosos para quem vende – e quer ser igual.
Assim como em todos os segmentos, existem grandes tubarões, grandes players ou grandes importadores – chame como quiser – que impressionam pelos números e acabam levando o preço lá pra baixo pelo volume que negociam.
Eles com certeza conseguem lucros dessa forma, porque já estão consolidados, compram em grandes quantidades e com preços mais baratos. Mas se você importar produtos e praticar a mesma política de preço – mesmo vendendo uma quantidade razoável – também vai conseguir lucros?
Nem sempre! E é muito perigoso competir por preços, porque pode te levar a falência muito rápido.
Talvez se você vender menos, mas com uma Margem de Contribuição melhor seja mais interessante.
Por acaso você não sabe o que é Margem de Contribuição? Veja esse post e saiba como ter o modelo ideal para seu negócio.
Mas além disso, existem outras técnicas e estratégias para que você consiga importar produtos e obter lucros na revenda.
5 dicas para importar com lucro
Para auxiliar na sua Gestão Financeira e garantir lucros na revenda de produtos importados, a 4blue, especialista em finanças para pequenas empresas, separou 5 dicas que vão impulsionar o seu negócio.
1- Capital de Giro
Preste muita atenção ao seu capital de giro, porque no ramo da importação existe um prazo razoável entre a compra – momento que você irá pagar ao fornecedor – e a venda – quando você irá receber do cliente.
Considerando que o tempo da entrega do produto é maior do que se estivesse negociando com fornecedores locais, o capital de giro vai garantir que você mantenha seu negócio financeiramente saudável durante esses prazos.
Se não tiver capital de giro, você poderá ficar sem dinheiro para pagar as contas. E aí não fica nada legal, não é?
2 – Divisão das contas
O grande lema aqui é: Dinheiro da empresa não é dinheiro do dono!
Exatamente. Uma das primeiras atitudes que você deve ter, mesmo ainda sendo o único funcionário/dono do seu negócio é não misturar as contas.
Saiba qual é o caixa da empresa e não fique usando para pagar suas contas pessoais.
É claro que você irá receber, mas defina um salário mensal e retire de uma vez, sem ficar pegando de picado para pagar as contas que aparecem ou para suprir emergências pessoais.
Não adianta nada fazer boas vendas de produtos importados, se você usa todo o lucro para pagar suas contas pessoais, para viajar ou sair para jantar.
Dividir a conta da Pessoa Física da conta da Pessoa Jurídica é um dos princípios fundamentais (aprenda a fazer a separação das finanças, passo a passo aqui) para ter longevidade na jornada empreendedora.
3 – Fluxo de Caixa
Ter um bom Fluxo de Caixa te dá a clareza exata dos números da sua empresa.
Quando falamos de planilhas, números e gráficos, a maioria das pessoas se assusta e muitas delas não fazem por achar que é algo difícil e complexo.
Mas já se foi o tempo em que você precisava perder muito tempo formatando uma planilha ou guardando quilos de papelada para entender o que está acontecendo com o seu negócio.
Hoje existem softwares avançados, de baixo custo, que vão te ajudar a lucrar muito mais.
Na 4blue, nós indicamos o yampa para nossos clientes, e você pode conhecer clicando aqui.
Com esses sistemas, é possível puxar dados históricos, ter gráficos prontos imediatamente, saber se o seu preço está correto e ter o planejamento financeiro da sua empresa sempre à sua disposição.
O Fluxo de Caixa vai se tornar o seu melhor amigo. Pode ter certeza disso!
4 – Precificação
Definir o preço de venda não é só multiplicar por dois ou copiar o preço do concorrente – aliás, se estiver fazendo isso você pode falir muito rápido, acredite!
Calcular o valor de revenda é um dos princípios que vai garantir que seu negócio cresça e se desenvolva, por isso dê atenção extra a esse ponto.
Para calcular o preço correto de cada mercadoria, é preciso incluir a proporção de todos os impostos, taxas, fretes e etc, que são seus custos variáveis.
Mas também é importante incluir seus custos fixos nessa conta, como aluguel, contas de água, luz, internet e salário.
Embora muitos que estejam começando não possuem um local exclusivo para estoque e escritório, esses custos precisam entrar na sua conta.
Veja de forma simplificada como fazer a precificação correta:
💰 Como saber se seus PREÇOS DE VENDA estão certos
5 – Assessoria Especializada
Contrate uma boa empresa para te assessorar na importação – principalmente se for iniciante no ramo.
Não existe nada melhor do que aprender e firmar parcerias com pessoas e empresas que já atuam há mais tempo no segmento. Isso vai ajudar a encurtar caminhos, evitar erros comuns e fazer com que você feche os melhores negócios para a sua empresa.
Com uma boa assessoria você vai conseguir trabalhar com os melhores fornecedores, calcular todas as taxas de forma correta e garantir que o barato não vai sair caro.
Post escrito em parceria com a 4blue
Conheça a 4blue!
Nós estamos no mercado desde 2009 ensinando sobre gestão empresarial para Pequenas e Médias Empresas, para que elas se tornem altamente lucrativas.
Na nossa jornada já ajudamos mais de 30 mil empresários e em todos os nossos canais você vai encontrar conteúdos valiosos sobre gestão financeira.
Quer conhecer um pouco mais?
Acesse www.4blue.com.br ou nos siga no Instagram @4blueoficial.
Valeu e boa gestão financeira para vocês.
Comece a importar agora mesmo!
E se você quiser começar a importar da China, com baixo custo e ir escalando seu faturamento, entre em contato com o serviço de atendimento da China Gate e encontre a melhor solução para o seu negócio!
Bora lucrar! Bora Importar!