Tipos de fornecedores na China

Tempo de leitura: 1 minuto

Para os interessados em fazer negócio com a China, basicamente podemos classificar os fornecedores em três tipos, conforme sua forma de trabalho.

1. FABRICANTES/EXPORTADORES: são empresas que possuem suas próprias fábricas e exportam seus produtos para clientes do mundo inteiro. Esse fornecedor é o melhor que se pode ter quando se pode comprar o volume mínimo exigido por eles. Apesar de não ser a regra, algumas delas possuem departamento de criação e desenvolvimento. Contudo a maioria são especialistas em copiar ou produzir aquilo que já existe no mercado.

2. TRADING/EXPORTADORAS: são empresas especialistas em comercializar os produtos dos fabricantes. Cobram uma comissão em cima do valor negociado ou simplesmente trabalham no sistema de compra e venda de produtos adicionando uma margem de lucro em cima do custos dos produtos. Quando os produtos são fabricados por grandes fabricantes, geralmente essa modalidade encarece o custo do produto e agrega pouco valor, pois o fabricante já tem experiência em exportação. Mas quando o fabricante é pequeno, não tem licença de exportador ou o cliente/importador não tem capital suficiente para comprar os volumes exigidos pela fábrica, utilizar serviços de uma trading é a melhor opção.

3. PEQUENOS FABRICANTES: são fabricas chinesas sem experiência em exportação. Existe muitas oportunidades na china quando se encontra essas fabriquetas. Produtos muito bons, com excelente qualidade mas o acesso a elas é impossível por clientes diretos. Pois a comunicação é restrita (poucos falam inglês) e não possuem autorização do governo para exportar produtos. Neste caso, como já mencionado no item anterior, é totalmente viável a utilização de uma trading company.

FOTO fazendo pedidos com fornecedor do tipo 3. A comunicação vai no inglês, mímica, escrita, calculadora, e tudo mais que tiver disponível.

Rodrigo Giraldelli Trader

FOTO DE UMA CHURRASCARIA BRASILEIRA EM GUANGZHOU. Tinha musica brasileira, picanha de primeira qualidade, bandeiras do Brasil pra todo lado. Pesquisando fiquei sabendo que o dono é brasileiro e ja tem mais 6 restaurantes como esse na região.

churrascaria chinesa