Descubra o tempo de transporte de importação entre China e Brasil

Tempo de leitura: 8 minutos

Quem está começando com importação é comum dúvidas a respeito do tempo de transporte de importação entre China e Brasil. Muitos me procuraram para saber qual é o meio mais rápido para trazer a carga. Se você também quer entender como funciona esse processo, vou te explicar nesse artigo.

Bom, provavelmente você já percebeu que a China é bem distante, não é mesmo? Então o transporte não será tão rápido assim, ainda mais se for pelo mar, no transporte marítimo.

tempo de transporte de importacao entre china e brasil

Entre o navio e o avião, o transporte aéreo é, obviamente, o meio mais rápido. Porém, esse tipo não aplicável para todos os negócios, já que o valor do frete é muito alto. E também, porque existem algumas restrições dentro do vôo.

Apesar de parecer um processo simples, os transportes internacionais envolvem muitas pessoas e agentes para que tudo ocorra perfeitamente. Ou seja, para a sua mercadoria sair de um fornecedor no interior da China e chegar aqui no Brasil, muuuuuuita gente que que fazer seu serviço certinho.

O que levar em consideração em relação ao tempo de transporte da importação entre China e Brasil?

Quando se importa você não pode levar em consideração, apenas o tempo que a sua carga leva viajando (transit time). É necessário pensar também no tempo antes e depois do embarque.

Esse período pode variar de importação para importação. Isso é determinado pelo tipo de transporte, distância dos fornecedores até os terminais de portos e aeroportos e o volume da carga. Desde quando a carga sai do fornecedor até o momento que ela chega na sua empresa, não é apenas uma viagem simples dentro de um avião ou de um navio.

Antes do embarque

O tempo antes do embarque vai desde o momento em que a mercadoria sai da fábrica, são entregues no depósito (armazém) do seu agente de cargas. Até o momento em que essa carga sai da China, em um porto ou aeroporto.

Depois do embarque

Já o período depois do embarque, vai desde quando a sua carga chega aqui no Brasil, em algum terminal, o momento de providenciar a papelada e documentação da sua carga, para poder retirá-la, até a chegada a sua empresa.

Então, basicamente, ao pensar no tempo que sua carga demora até chegar ao Brasil, você deve considerar:

  1. o tempo de transporte entre fornecedor e entrega no terminal do porto ou aeroporto;
  2. a movimentação e espera no terminal;
  3. a viagem (as pessoas pecam por só considerarem esse tempo);
  4. o tempo de descarga;
  5. a espera no terminal até a carga ser disponibilizada;
  6. o desembaraço aduaneiro, ou seja, as documentações e papeladas;
  7. e por fim, o trajeto que sua carga irá fazer do terminal, até a sua empresa.

Agora, falando em números

Como eu já disse, há dois meios de trazer a sua carga, pelo transporte marítimo e pelo aéreo. O tempo de cada tipo varia bastante. Obviamente, pelo ar, a sua carga chegará mais rápido, mas por navio ela irá viajar durante 45 dias, em média. Porém, se você optar e for a melhor opção para o seu tipo de importação, o transporte aéreo, a sua carga viajará por sete dias, mais ou menos.

Se você estiver do zero, nem conhece seu fornecedor ainda…

Falando então do tempo total que a sua carga viajará da China até o Brasil, normalmente as mercadorias demoram cerca de quatro meses, no máximo, até chegar na sua empresa. Dentro desses meses você terá que passar por algumas etapas.

A primeira etapa é encontrar os fornecedores. Entrar em contato com eles e fazer as análises de custos. Isso demora cerca de 30 dias. A próxima etapa é fazer o pedido.

Se você já tiver o registro da sua empresa no Radar/Siscomex, o próximo passo é mandar uma parte do dinheiro para os fornecedores fabricarem a sua mercadoria. E depois entregarem no porto/aeroporto. Para fazer isso tudo, você gastará mais 30 dias, em média.

Então até aqui já foram 60 dias ok? São 30 dias para encontra o fornecedor e negociar. Depois mais 30 dias para ele produzir sua mercadoria e embarcar para você.

Continuando…

Caso o melhor para sua importação seja o transporte marítimo, como já dito lá em cima, essa viagem dura em média, 45 dias. Já o transporte aéreo, a carga viaja por dois dias, porém, ela pode demorar uma semana entre uma conexão e outra.

No transporte marítimo, a carga viaja por 45 dias da China pra o Brasil, no transporte aéreo, a carga viaja por 10 dias aproximadamente.

Depois dessas etapas, há um processo de nacionalização, cerca de 10 a 15 dias para acontecer. Somando todas as etapas, dá quatro meses para que sua importação empresarial seja realizada conforme as leis. É o que sempre eu digo, para importar é preciso ter paciência.

Então agora temos uns 45 dias para transporte e mais uns 15 dias para desembaraço. Se somarmos com os 60 dias que já expliquei antes, temos algo como 120 dias no total, ou 4 meses. Isso se você não tiver fornecedor.

Se você já tiver fornecedor…

Então você pode cortar 30 dias desse total. Isso é o que vai acontecer a partir do seu segundo pedido com o mesmo fornecedor, pois aquela parte de certificação, inspeção, negociação de embalagens, logomarca, tudo isso agora é mais rápido, pois provavelmente se trata de repetição de pedido.

Para este caso considere:

  • 30 dias para produção e embarque
  • 45 dias para transporte marítimo
  • 15 dias para desembaraço aduaneiro e entrega na sua empresa.

E se for por avião?

Ah, então aqui seu tempo vai reduzir bastante, e seu custo vai aumentar.

Se o transporte for aéreo, considere isso:

  • 30 dias produção
  • 15 dias transporte
  • 10 dias desembaraço aduaneiro

Tudo então, até a chegada na sua empresa, fica algo como 55 dias.

Importação Kinder Ovo

Eu já disse em outros artigos sobre a importação Kinder Ovo e porque você deve correr dela.

Importação Kinder ovo é aquela que tem um surpresa dentro.

Tem muita gente que diz que importação pode chegar mais rápido que os prazos que você leu nesse artigo. E eu digo que SIM! Até pode ser.

tempo de transporte de importacao entre china e brasil

Eu coloquei prazos bem coerentes e conservadores aqui, pois que quero que você tenha uma experiência boa com importação. Ou seja, é disso pra melhor

Obviamente trabalhamos com nossos alunos e clientes China Gate para reduzir esses prazos. Sempre!

Muitas vezes é possível. Contudo, não quero te iludir dizendo que a importação vai chegar com um prazo mais curto e no final você ter uma “surpresa” e se decepcionar.

Uma dica importante: Ano novo chinês

Não sei em que época você está lendo esse artigo, mas preciso te dar uma dica. Tente importar antes do ano novo chinês. Isso quer dizer, faça seu pedido até, no máximo, final de novembro.

As empresas, fábricas chinesas irão demorar cerca de 30 dias para entregar os seus produtos. E depois tem o tempo entre consolidar, juntar a carga em um único contêiner, caso você esteja importando de vários fornecedores. E isso demora mais uma ou duas semanas.

Porque eu estou falando isso? Normalmente, o ano novo chinês acontece na segunda semana de fevereiro. E lá, é como se fosse aqui no nosso país, transportadoras, fábricas, órgãos públicos, algumas empresas, não trabalham por um tempo. Se você não fizer o pedido o quanto antes, provavelmente a sua carga só sairá da China duas semanas depois do ano novo chinês.

Concluindo…

A sua carga pode ser enviada por dois tipos de transportes, o marítimo e aéreo. Não dá para dizer qual é o melhor, pois isso dependerá muito do tipo de importação que você está fazendo.

O que eu posso dizer é que o frete do transporte aéreo é muito alto e na maioria dos casos, não compensa. Mas, analise seu negócio e veja qual é a melhor opção para você.

Quando a gente fala em tempo que a carga chegará ao seu destino, não podemos apenas pensar na viagem que as mercadorias farão. É preciso se atentar também ao período antes e depois do embarque.

E durante esses períodos, você terá que passar por algumas etapas e cada uma tem um tempo. Em média, sua importação empresarial será concluída de três a quatro meses. Não dá para ter pressa quando se é um importador do ramo empresarial.

Se você já sabe o que quer importar, tem o capital disponível e quer ajuda da China Gate no seu projeto de importação, clique no link abaixo e abra um atendimento aqui com a gente.

Clique aqui, preencha o formulário, que entraremos em contato com você.