Importação: Tempo de Transporte entre Brasil e China

Tempo de leitura: 10 minutos

Uma dúvida frequente quando se importa produtos é quanto tempo essa importação irá demorar. Saber o tempo de transporte entre Brasil e China é extremamente importante para que haja o correto planejamento das compras e consequentemente, aumento nas vendas.

O período dependerá totalmente do tipo de transporte que você escolher. Quando você importa da China, a sua mercadoria poderá chegar ao Brasil de duas formas: Por navio ou por avião.

Nesse texto quero te explicar:

  • a diferença de tempo entre transporte aéreo e marítimo,
  • que tempo de transporte total é diferente do tempo de trânsito;
  • que o frete aéreo pode ser 100 vezes mais caro que o marítimo e
  • o que é uma importação Kinder Ovo.

Vamos?

O tempo do transporte

O tempo de transporte do navio e do avião vai variar bastante. Isso porque Brasil e China são bem distantes. Obviamente o transporte aéreo será bem mais rápido. Mas basicamente, se você optar pelo transporte marítimo, o tempo do transporte de navio será em média, 45 dias.

Já se for melhor para a sua importação o transporte por meio de avião, a sua carga chegará entre sete dias, mais ou menos. Mas preciso ressaltar que esse período é apenas do transporte em si.

Quando você faz uma importação da China deve levar em consideração o tempo antes e depois do embarque também. Esse período também irá variar de acordo com o tipo de transporte, distância dos fornecedores até os terminais de portos ou aeroportos e também volume de cargas nesses mesmos terminais.

O tempo de movimentação das cargas antes e depois do transporte é muito importante em uma importação.

Mas o que é e como funciona o tempo antes e depois do embarque?

Ao pensar no período total do embarque da sua importação, é importante você levar em conta o tempo antes e depois do embarque da sua carga no aeroporto ou no porto. Do momento em que a carga sai do fornecedor até o momento em que ela chega até você, não é simplesmente o caminho dentro do avião ou do navio. Existem alguns passos antes e depois do embarque que faz com que o tempo da sua importação aumente.

Vou explicar um pouco mais sobre isso:

O período antes do embarque efetivo da sua carga vai desde quando as suas mercadorias saem do fornecedor, são entregues em um depósito do agente de cargas, por exemplo, até o momento em que sua carga sai da China, dentro do avião ou de um navio.

Já o tempo depois do embarque vai desde a chegada da sua carga no Brasil, no porto ou no aeroporto, providenciar a papelada e documentação para retirar a sua mercadoria até a chegada a sua empresa.

Então ao planejar seu embarque considere:

  1. Tempo de transporte entre fornecedor e entrega no terminal do porto ou aeroporto
  2. Tempo de movimentação e espera no terminal
  3. Tempo de carga (mais relevante em navios)
  4. Tempo do trânsito (a maioria das pessoas só consideram esse tempo e erram por isso) 
  5. Tempo de descarga (também relevante quando é marítimo)
  6. Tempo de espera no terminal até disponibilizar a carga
  7. Tempo de desembaraço aduaneiro (esse tempo varia de acordo com o porto e o tipo da carga)
  8. Tempo de trânsito doméstico entre o porto/aeroporto e sua empresa

tempo-de-transporte-entre-brasil-e-china-2

Bem, agora vamos falar dos tipos de transporte.

Como já disse lá em cima, existem duas formas de transporte para trazer a sua carga da China. São elas: aéreo e marítmo, ou seja, de navio ou de avião.

Cada um desses transportes tem suas vantagens e desvantagens. Cada uma tem um tempo, mas como a China é bem longe do Brasil, o transporte aéreo é bem mais rápido do que o marítimo.

Mas a escolha dependerá também do tipo de produto e do tipo de importação que você está realizando. Se você não sabe a diferença de andamento entre essas duas opções, eu vou explicar para você agora.

Transporte aéreo

Se você está pensando em realizar a importação pelo transporte aéreo, nessa forma de embarque, o tempo total varia entre 10 e 15 dias. Esses dias são divididos da seguinte forma:

  • Três dias são para realizar os trâmites antes do embarque, que eu já expliquei para você
  • Sete dias para chegar ao Brasil e
  • mais ou menos quatro dias depois até que você consiga retirar a carga no aeroporto.

Digo mais ou menos pois nunca dá pra ter absoluta certeza de como será a fiscalização aduaneira.

Não existem vôos diretos entre Brasil e China.

Apesar de ser o meio de transporte mais rápido, você pode se perguntar: “Rodrigo, a minha carga vai ficar voando durante sete dias mesmo?”, não, a sua carga não vai ficar voando todo esse tempo. O que acontece é que normalmente a carga não vem diretamente para o Brasil, ela fica parada em algum aeroporto no caminho, durante alguns dias. Mas isso também vai depender da companhia aérea que você contratar.

O custo de transporte aéreo da Ásia para o Brasil gira em torno do 10 dólares o quilo. Não estou falando de importação door-to-door, feita por empresas de entrega expressa como DHL, Fedex ou Correios, mas sim de transporte em aviões cargueiros.

Baixe aqui o ebook sobre Importação Simplificada para saber como importar até 3 mil dólares sem ter Radar Siscomex.

É bem mais caro que um container. Para se ter um exemplo, um container pequeno, de 20 pés, pode levar até 15 toneladas de carga e tem o custo aproximado na publicação desse artigo de 1500 dólares. Se compararmos o frete aéreo o e o marítimo, 1500 dólares dá pra trazer um container da China com até 15 toneladas ou 150 quilos por avião.

A diferença de de 100 vezes. Podendo variar para cima ou para baixo dependendo da época do ano.

como crescer na crise 1

Transporte marítimo

Se você escolher o transporte marítimo para sua importação, nesse tipo de embarque o período será bem mais longo que o aéreo. Bem mais longo.

Navegando da China até o Brasil, sua carga levará em torno de 45 dias, como já disse lá em cima. O tempo antes do embarque também será um pouco maior do que o transporte aéreo.

Esse período antes deverá ser no mínimo uma semana, já que os portos da China são muito grandes e leva um tempo para organizar tudo. Se estiver tudo certo com a sua documentação e com sua mercadoria, o seu contêiner embarcará no tempo certo, cerca de sete dias.

Assim como o transporte aéreo, o transporte marítimo também terá um tempo a ser considerado em sua importação após o embarque. O período depois do embarque marítimo será de 15 dias, mais ou menos. Um tempo maior que o transporte aéreo. Isso porque o volume de cargas em portos é bem maior que em aeroportos. Você irá precisar organizar a papelada, a documentação da importação e da nacionalização. Então a média de importação pelo o mar varia entre 60 a 70 dias, no total.

Ou seja, para seu embarque marítimo, considere:

  • 2 dias para a carga sair da fábrica e ser entregue no porto
  • 7 para esperar no porto e carregar no navio (isso com tudo programado antes)
  • 45 dias para trânsito até o Brasil
  • 2 dias para descarregar os containers
  • 10 dias para liberar sua carga na alfândega
  • 3 dias para entregar a carga na sua empresa

tempo-de-tranpsorte-entre-brasil-e-china-3

Naturalmente os tempos não são exatos, mas estimados, e cada embarque varia um pouco, para mais ou para menos em relação aos prazos que anotei nesse artigo.

Importação Kinder Ovo

Você sabe o que é uma importação Kinder Ovo?

Não? Pois vou te explicar.

Eu sempre que vou falar de prazos, gosto de ser conservador, prefiro errar para melhor que para pior.

Não há como prever tudo que vai acontecer em cada importação. A gente sabe bem, por tanta experiência que temos, o que pode ou não acontecer. Mas não sabemos se vai ou não acontecer.

Ninguém sabe se quando o navio chegar o Brasil, vai ter espaço para atracar rapidamente em um dia ou se vai demorar 10 dias. As vezes esse tempo pode passar muito mais de 10 dias.

Ninguém sabe quando vai ter greve dos fiscais da Receita Federal que ocasionarão atraso na liberação das cargas.

tempo-de-transporte-entre-brasil-e-china-4

Importação Kinder Ovo é aquela que tem uma surpresa dentro.

Eu poderia vir aqui te dizer que esses prazos de transportes são menores, pois já ví um navio chegar no Brasil com 32 dias. Ou que já vi a primeira importação de um cliente meu cair no canal verde direto e tirar do porto com 4 dias. Mas não vou dizer isso como regra, pois não dá pra saber ao certo. Tem um grau de incerteza aí.

Se você for conversar com alguns agentes de cargas mais ousados na parte comercial ou até mesmo despachantes aduaneiros irresponsáveis, vão tentar te convencer que tudo é fácil que tudo é lindo que tudo é rápido. E aí quando você faz sua importação, tem uma ou várias surpresas mas, diferente do Kinder Ovo, a surpresa na maioria das vezes não é agradável.

Defendo que importação é uma forma interessante de aumentar os resultados de sua empresa, mas tem que ser feito com responsabilidade e planejamento.

Resumindo tudo isso…

Quando você realiza uma importação empresarial deve sempre levar em conta o tempo que a sua carga sai do fornecedor até o embarque e também o período que irá chegar a sua empresa. O tempo da sua importação da China irá depender muito do tipo de transporte que você escolher.

No caso de transporte marítimo, considere entre 60 e 70 dias. Para transporte aéreo, considere 15 dias.

Mas não se esqueça de levar em consideração também, o tempo antes e depois do embarque, o período em que o fornecedor entrega os produtos e também o tempo que você precisará para ajeitar a papelada da documentação. Lembrando que tudo isso que eu falei nesse artigo é apenas uma média, com base em minhas experiências com importação, não uma regra absoluta para todas as importações empresariais. O tempo da sua importação dependerá de vários outros fatores também.

Agora você pode me perguntar: “Qual a melhor forma de transporte, Rodrigo?”, Bom não dá para dizer qual dessas formar é a melhor ou a mais barata. Você precisa analisar e verificar qual a mais adequada para a sua importação, com os produtos que você deseja importar, a quantidade, o tamanho, etc.

Se você leu até aqui e se interessa sobre o assunto, inscreva-se no nosso canal no YouTube. Lá sempre tem vídeo novo com dicas sobre o mundo da importação empresarial.

  • Renan Nogueira

    Muito bom!