Seguro na importação: entenda como funciona

Tempo de leitura: 6 minutos

Contratar ou não contratar seguro na importação? Eis a questão! Se você não quer perder a sua carga ou não quer encontrar surpresas, como produtos quebrados ou até mesmo a falta deles, é preciso fazer o seguro de carga na sua importação empresarial.

O Seguro na Importação

Você já deve saber que a sua carga percorrerá um caminho até chegar à sua empresa. E é durante esse caminho que o seguro te protege para que você não tenha prejuízos ou surpresas nada agradáveis.

seguro na importacao

Vamos conhecer primeiro esse caminho: nada mais é que o trajeto, a viagem da sua mercadoria até a sua empresa. E nesse caminho, há no mínimo três situações ou etapas de transporte da sua mercadoria que o seguro contratado precisa cobrir.

  • Dá Fábrica até o Porto no exterior
  • Do Porto no exterior até o Porto brasileiro
  • Do Porto Brasileiro até a empresa importadora

O primeiro trajeto é da fábrica até o porto ou aeroporto na China ou o país de origem. O segundo é a viagem da carga até o porto ou aeroporto aqui no Brasil. E por último, do porto ou aeroporto até a sua empresa.

No mínimo, a sua carga fará esse trajeto, com esses três locais, três situações. Em alguns casos, haverá mais pontos, depende do tipo de importação que você está fazendo ou o que foi combinado.

Pelo mar é o caminho mais comum nas importações empresariais da China. Se você for importar por meio marítimo, por exemplo, a sua mercadoria passará pelas seguintes etapas: sua carga vai sair da fábrica da China por um transporte rodoviário, depois será armazenada em um porto na China. Então ela vai navegar em um navio até o Brasil, e assim que chegar ao porto, ficará armazenada lá por um tempo. Após um período, será transportada até a sua empresa.

Sua carga pode sofrer avarias durante qualquer movimentação, tanto no transporte quanto no acondicionamento para armazenagem, carga e descarga.

Durante esse caminho, seja por meio marítimo ou transporte aéreo, do fornecedor da China até a sua empresa, pode surgir imprevistos. A sua mercadoria pode ser extraviada, perdida, roubada, avariada ou até mesmo, desviada. E esses imprevistos ou surpresas são nada agradáveis e gera prejuízos para você e para a sua empresa.

seguro-na-importacao-3

Valores

Por conta dos riscos, o seguro de carga é praticamente obrigatório, se você quer que tudo corra bem na sua importação. Mas talvez você pense, “deve ser caro, será que compensa?” Bom, eu acredito que compensa muito e eu vou explicar o porquê.

A sua importação é um investimento alto e como tal, para você não ter grandes prejuízos, o seguro é algo indispensável. Mas, calma! Eu tenho uma boa noticia: o seguro possui um valor muito baixo, comparado ao valor da carga. Geralmente ele custa menos que 1% do valor da carga. Por isso, vale a pena contratar o seguro em todas as situações de importações empresariais.

Contratando o seguro

Agora que você já sabe a importância do seguro de carga para o trajeto da sua importação e que ele tem um valor consideravelmente baixo, provavelmente quer saber qual seguro contratar e como contratar.

Primeiramente, existem duas maneiras de contratar o seguro de carga. Por meio do seu agente de carga ou então diretamente por uma empresa especializada em seguro de cargas internacional.

E em relação aos tipos de seguro, você pode contratar o seguro de importação por importação, ou seja, por cada embarque que você fizer. Ou então, você pode contratar como apólice aberta, ou seja, por um período maior.

Para esse tipo de seguro, você terá que informar os NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) que pretende importar e também uma média de valor de carga, tanto a mínima quanto a máxima.

Apólice aberta é um tipo de contrato de seguro que não precisa ser contratado a cada embarque. Ele vale por um período específico, para todos os embarques em uma única apólice.

Se você precisa de consultoria com a sua importação empresarial, a China Gate pode te ajudar. Mande um e-mail para: atendimento@chinagate.com.br ou faça um diagnostico gratuito clicando aqui. 

O melhor seguro para você contratar depende de você, do que você achar que é melhor para sua importação empresarial. Você deve avaliar o tipo e valor da sua importação.

Mas, normalmente, os agentes de carga sugerem que você escolha a opção importação por importação, só para o embarque. Isso não é problema, esse tipo de seguro funciona muito bem também.

seguro-na-importacao-2

Porém, você deve estar atento ao que o seguro cobre e o que foi contratado. É importante que você saiba até qual valor e em até que fase a sua carga está assegurada. Alguns seguros não cobrem todo o processo de transporte e nesse caso é necessário contratar outro seguro que cubra essa etapa.

Mesmo que os seguros não cobra todo o caminho da sua carga, só uma parte do trajeto inteiro, é muito importante que os seus produtos tenham proteção em todas as etapas desse trajeto.

Eu recomendo que você faça seguro da sua carga em todas as fases, vale muito a pena.  Observe qual é a etapa que o seguro cobre e contrate seguro para a parte restante. Você pode contratar mais de um seguro, mas apenas um seguro para cada parte do caminho que a sua carga irá viajar até a sua empresa.

Em resumo

A sua carga faz um longo trajeto da China, ou de qualquer outro país, até chegar à sua empresa. E é nesse caminho que pode surgir alguns imprevistos que pode acabar com excelência da sua importação.

Fazer um seguro de carga para a sua importação é extremamente importante para você não ter prejuízos. O valor do seguro normalmente é baixo, considerando o valor da sua carga, então compensa muito investir em um seguro.

Você pode contratar um seguro por meio do seu agente de cargas ou então empresa especializada em seguro de cargas internacional. Existem vários tipos de seguros, fique sempre atento ao que o seguro contratado irá cobrir.

seguro-na-importacao-4

O importante é contratar seguro para todo o trajeto da sua importação. Desde o fornecedor até a chegada a sua empresa.  A sua importação é um investimento e como tal, você deve contratar seguro para que tudo ocorra da maneira desejada e que você não tenha prejuízos futuramente. Não só na importação, mas tudo que você investe e acha muito importante deve ser segurado.

Se você chegou até aqui e quer saber mais sobre importação empresarial? Clique aqui e se inscreva no nosso novo curso gratuito de quatro aulas.