Saiba como não perder dinheiro na importação

Tempo de leitura: 5 minutos

Todos os investimentos que fazemos, devemos analisar os pontos positivos e negativos, aqui nesse post quero te dizer como não perder dinheiro na importação.

Eu sempre digo que a crise não é uma fogueira que queima o dinheiro das pessoas. Não sei onde eu ouvi essa frase mas concordo 100%. Apesar disso, é preciso estar atento com o fato de, na crise, o caminho do dinheiro muda, ele segue outros rumos.

Pra não perder dinheiro na importação é preciso seguir o método.

Em Janeiro de 2016 eu fiz uma pesquisa com minha lista de contatos, que tinha na época mais de 35 mil contatos (hoje tem 43 mil), e de acordo com as pessoas que responderam a pesquisa, os primeiros medos que vem na cabeça daqueles que querem começar a importar são: “E se eu perder dinheiro? E se os produtos não vierem? E se eu tiver que pagar multa? A Receita Federal quer prender e leiloar minha carga?”.

Também pudera, já que no projeto de importação, tem um valor considerável de dinheiro que é investido. Considerando isso, é importante você saber e entender os riscos que esse tipo de operação envolve.

Se você está com esses medos, acalma-se. Eu trago boas notícias para você!

Bom, primeiramente, quando se fala em riscos de importação, existem muitos mitos falsos por aí. É preciso tomar cuidado. Porém, existem os riscos reais. Por exemplo, se você não calcular o valor total da importação, com os impostos também, poderá ter prejuízos. Ou não verificar a documentação necessária. Ou, até mesmo, não levar a sério o ramo de importação empresarial.

Muitas pessoas que já estão no ramo da importação há algum tempo, ou muitas vezes, já estão bem sucedidas em suas empresas, tendem a passar informações exageradas a cerca desse assunto para os iniciantes e isso faz com que os que estão começando, se sintam desencorajados a entrar ou investir nesse mercado.

Quem já importa com sucesso, geralmente não vai te ajudar, pois tem medo de você ser um concorrente.

Se você é um desses, está desencorajado, ou está com receio de investir em importação empresarial por medo de perder todo o seu dinheiro, eu tenho um segredo importante para contar para você: Quem faz a importação da forma correta não perde dinheiro! É, isso mesmo!

Tá, daí você me pergunta: e como é essa forma correta de fazer importação?

A base para não perder dinheiro em sua importação é contratar inspeções para analisar se o seu fornecedor existe, se é seguro, se ele tem capacidade produtiva para te atender, etc.

Pra não perder dinheiro na importação é preciso seguir o método.

Porque, com a internet, é fácil encontrar vários fornecedores ao alcance das mãos. O difícil mesmo é encontrar um, dentre inúmeras opções, que seja de total confiança, que não vai “passar a perna” em você.

É importante também, sempre verificar a qualidade dos produtos ofertados por esse fornecedor, a estabilidade financeira dele, seja você um importador que esteja iniciando ou um empresário antigo no ramo. Selecionar um novo fornecedor não é tão simples assim. Mas você não precisa importar apenas de um fornecedor. Há como realizar o processo com diversos fornecedores.

Clique aqui para ver um artigo sobre como importar de diversos fornecedores.

Além disso, é necessário verificar toda a documentação e analisar se há a necessidade de uma Licença de Importação (LI) especifica em algum órgão aduaneiro como, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), etc.

A LI é um documento que contém as informações a respeito da mercadoria e da importação. Ela é registrada, quando há necessidade, no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Também é necessário que tenha o Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar) para utilizar o Siscomex.

E a Receita Federal? Ela vai me fazer perder dinheiro na importação?

Outro medo presente entre os empresários iniciantes no mercado da importação é a Receita Federal. Sim, muitas pessoas acreditam que ela seja o monstro da história. Se estiver tudo certo com a documentação e com a sua mercadoria, ela não será barrada pela receita.

Um dos mitos falsos é que a Receita Federal faz isso de propósito apenas para leiloar os produtos. O que não é verdade. Ela serve para fazer com que todo o processo de importação ocorra dentro da lei. Burocrático ou não, se estiver tudo dentro da lei, você não terá problemas.

Resumindo:

Apesar do alto investimento no projeto de importação empresarial, você não precisa ficar com medo, pois só perderá dinheiro se não planejar e não executar da forma correta a sua importação empresarial.

Pra não perder dinheiro na importação é preciso seguir o método.

É necessário você estar sempre atento às documentações, a LI, aos fornecedores, impostos, valores e sempre contar com a ajuda de um profissional.

Enfim, se toda a documentação estiver correta, não há motivos para você se preocupar, você não irá perder a mercadoria e consequentemente não perderá o seu dinheiro.

A Receita Federal não é vilã dessa história, como muitos dizem por aí. Ela é correta e eficiente, não quer tomar e nem leiloar a sua carga. Apenas fiscaliza para que tudo ocorra dentro da lei. Mas se houver irregularidades, você pode ser multado ou perder a sua carga.

Quer saber mais sobre o assunto? Sabe que eu gravo vários vídeos sobre importação não é? Então veja esse aqui abaixo que gravei pra ti:

 

Nós da China Gate nunca perdemos uma carga. E estamos aqui para lhe ajudar nesse processo. Quer saber como?

Peça um atendimento de consultoria clicando aqui.