Entenda como funciona os preços no Alibaba de uma vez por todas

Tempo de leitura: 6 minutos

O Alibaba é um super site de compras online voltado para pessoa jurídica, apesar de não ser possível empresas brasileiras “fecharem” o negócio pelo site, ele é uma excelente fonte de pesquisa de fornecedores. Nesse artigo quero te contar alguns pontos importantes que percebi sobre os preços no Alibaba.

Se você deseja encontra um fornecedor na China, disparado eu recomendo começar pelo Alibaba. Tem muita coisa lá.

Se você já usou o site na busca dos fornecedores, deve ter se perguntado porque os preços variam tanto.

É comum um produto igual se encontrado em dois fornecedores com uma diferença de preço de mais de 500%.

Como é possível?

Em um fornecedor o produto custar 3 dólares e no outro 15 dólares?

Ou então, a nova moda dos fornecedores é colocar uma variação de preço do tipo De 1 a 9 dólares. Ou de 3 a 6 dólares.

Mas pra que?

A resposta é: pescaria de contatos.

O que o chinês quer é que você entre em contato para negociar direto com ele.

Preços no Alibaba

As vezes o produto tem tanta variável, que o preço muda muito de fato.

Aqui vão alguns exemplos que podem fazer o preço do produto variar tanto no Alibaba.

  • Tipo de embalagem
  • Tipo de logomarca no produto
  • Quantidade de compra (essa é uma das que mais impactam)
  • Qualidade do produto (Ex. Couro legítimo e couro sintético)

Isso acontece porque não existem apenas um padrão de preço dentro do site, ou seja, cada fornecedor cadastra de formas diferentes. E com o tempo, os fornecedores e as fábricas entenderam que não é obrigatório colocar um preço fiel.  Existem três tipos de cadastro de preços que são mais comuns e podem atrapalhar a sua pesquisa.

Então para não cadastrar todos os tipos de produtos que aquela fábrica tem para te vender, eles cadastram um produto básico e pedem pra você entrar em contato para fazer uma cotação personalizada.

Confusão

O jeito que eles mostram os preços dentro do site que pode prejudicar as suas pesquisa

Tem fornecedores que, muitas vezes por preguiça mesmo, cadastram inúmeros tipos de produtos em um único cadastro. E apenas colocam a média de um valor, por exemplo, de 1 a 9 dólares.

Tem aqueles espertinhos que cadastram um valor muito baixo para chamar a atenção. Quando os importadores entram em contato, interessado no produto, o fornecedor diz que não é aquele preço e que só foi uma estratégia para conversar com os clientes e entrar em um acordo em relação ao preço.

E tem alguns que até cadastram um preço muito alto, o que também acaba chamando a atenção. Muitas vezes você pode gostar muito do produto. Uma forma de fazer com que o preço caia é comprando bem mais do que a quantidade mínima. E muitos fornecedores são flexíveis e aceitam negociar.

Falando no assunto, existe a quantidade mínima, ou pedido mínimo também nas plataformas online e no Alibaba isso também acaba acontecendo. Mas, vou explicar como isso funciona no site.

Quantidade mínima

Talvez você esteja se perguntando como funciona essa quantidade mínima. Bem, não existem um padrão. Por ser uma plataforma online, com milhões de cadastros, o Alibaba tem inúmeros tipos de fornecedores.

O que muita gente não sabe é que não há nenhum tipo de pedido mínimo formal, ou dentro da lei para qualquer tipo de importação. Se você desejar, pode importar apenas um item. Mas o que acontece é que importar pouco, muitas vezes, não compensa.

No Brasil, quando se importa, existem várias taxas e impostos a serem pagos. Você deve levar isso em consideração, sempre. No site, existem fornecedores que irão pedir sim um número mínimo de pedidos, mas é baixo, 5, 10 itens de cada tipo de produto.

Porém, se você estiver negociando diretamente com fábricas, é um pouco diferente. Também pedem um pedido mínimo, só que maior, cerca de 100, 200, 500 itens de cada produto. Isso porque, para eles, não compensa produzir menos do que isso de cada produto para revender.

E como já dito, para você também não será compensatório importar pouco. Na maioria das vezes, quanto menor a quantidade, maior será o preço unitário dos produtos. E você não quer pagar mais, né? Por isso, é sempre melhor comprar em grandes quantidades, assim você paga menos e a sua margem de lucro aumenta.

Se você é novo no ramo, ainda pode ter dúvidas em relação a notas fiscais emitidas em qualquer tipo de importação. E o Alibaba segue a mesma regra de qualquer importação.

Nota fiscal

Outra dúvida que surge bastante quando se compra no Alibaba, é em relação as notas fiscais. O que precisa ficar claro é que a nota fiscal é emitida pela sua empresa e não pelo fornecedor fora do Brasil, assim como em qualquer outro tipo de importação empresarial.

Ou seja, a nota fiscal é feita apenas quando o produto entra no Brasil, no seu sistema de faturamento. O que o fornecedor emite é a Comercial Invoice, ou seja, uma fatura comercial, que funciona como base para a nota fiscal também. Nela contem todas as informações da importação e os dados do fornecedor e os seus.

Em alguns casos, a nota fiscal é feita com base na declaração de importação ou simplificada, ou seja, em importações com menos de 3 mil dólares e sem Radar/Siscomex.

Confiar ou não?

Sim, é totalmente seguro comprar no Alibaba, mas por ser online e com milhões de fornecedores, é “terra de ninguém”, então pesquise bastante e converse sempre com os fornecedores. E só compre quando tiver certeza da confiabilidade.

Alibaba é terra de ninguém.

A dica é utilizar o Alibaba apenas como vitrine, sem se preocupar muito com os preços, apenas para escolher quais tipos e modelos de produtos são mais interessantes para o seu projeto de importação.

Outra dica é fazer um e-mail exclusivo para essa pesquisa no Alibaba. Já que quando você se cadastra no site, recebe uma infinidade de e-mails diariamente.

Ou seja…

Alibaba é um site voltado para compras em atacado. E os preços cadastrados no site podem não tão confiáveis assim. Isso porque cada fornecedor registra o preço de forma diferente no site, muitas vezes por preguiça, outras por estratégia para chamar atenção de possíveis clientes.

A plataforma, ou o Alibaba é um ótimo site para se fazer importação, mas você deve sempre certificar se o fornecedor ou a fábrica são confiáveis e certificar do preço combinando entre você e o vendedor.

Por isso, depois de pesquisas, uma boa e longa conversa com seu fornecedor é de extrema importância. E pode começar pelo chat oferecido pelo próprio site.

E se você precisar de ajuda para encontrar fornecedores na China e fazer os custos da sua importação, abra um atendimento aqui com a gente clicando aqui.