Quanto precisa para começar a importar?

Tempo de leitura: 8 minutos

A segunda pergunta que o China Gate mais recebe nas redes sociais é: “quanto precisa para começar a importar?” Se você também tem essa dúvida, esse artigo foi escrito para você. Nele  vou te explicar um pouco mais sobre esse assunto e responder essa pergunta.

Caso tenha ficado curioso qual é a primeira pergunta que mais me fazem nas redes sociais veja esse vídeo: Qual é o melhor produto para importar da China.

Bom, mas vamos ao assunto que nos interessa hoje.

Quanto precisa para começar a importar

Quanto preciso para começar a importar?

Primeiramente, eu preciso te dizer algo que muita gente pode não ficar contente. Importação empresarial não é um ramo para quem tem pouco investimento. Infelizmente, peixe pequeno não pode entrar nesse mar porque pode se afogar.

Isso acontece porque para fazer uma importação formal, haverá várias despesas e também é um processo bem burocrático no nosso país. Não sou pessimista, mas tenho que ser sincero, se você não tem um bom capital, talvez esse não seja um bom negócio no momento.

Entenda: não estou querendo te desanimar!

Apenas estou te alertando, como um amigo, afinal, precisa saber se compensa ou não importar, se é o momento, se terá lucros, ou se vale a pena para você.

O capital disponível determina o momento.

Falo isso, pois tenho conhecimento no assunto, estou há mais de dez anos nesse ramo e já vi muitos empreendedores perderem dinheiro por querer importar sem ter o investimento suficiente.

Estamos falando de ganhar dinheiro certo?

Se você não tem grana o suficiente, não faça a importação empresarial, ela exige um custo alto de investimento. E se você não tiver, pode ter mais prejuízos do que lucro.

Deixe-me acalentar seu coração antes de você ficar com raiva de mim.

Você está nisso para ganhar dinheiro certo? Quer te liberdade financeira, lucrar, conquistar seus sonhos, ou pelo menos aqueles sonhos que o dinheiro pode comprar.

Então importação é um caminho mas… talvez não seja o primeiro caminho se você não tem gana. Existem formas de começar um comércio comprando e vendendo produtos importados no mercado doméstico. Ou seja, comprando no Brasil mesmo. Para quem tem pouco capital inicial, esse é o caminho…

Mas… continuando:

Valor ideal para começar a importar

Agora você pode estar se perguntando “Rodrigo, você falou em investimento alto, mas qual é esse alto valor?” Bom, não existe um valor ideal para começar. Isso mesmo, não existe um valor fixo. O valor Depende muito do produto, do mercado, dos impostos. Ou seja, é um valor relativo.

Não existe um valor exato para começar, isso depende do ramo de negócio.

Provavelmente você consegue verificar qual o valor mínimo para o seu tipo de importação e quanto terá que investir para começar o seu projeto de importação. Porém, o mínimo que sempre indico é entre 10 a 20 mil dólares.

Menos que isso pode não valer a pena, não gerar lucros. Mas, como eu já comentei, precisa avaliar a sua importação para descobrir quanto investir e se será viável ou não.

Uma saída lucrativa

Calma, se você não tem o capital, mas tem um projeto de importação bacana e uma vontade grande de importar, eu tenho uma dica que pode te ajudar: encontre algum parceiro que tenha esse capital para investir no seu projeto.

Sociedade é igual casamento, mas sem aquela parte legal.

Mas vá além, não busque apenas alguém com dinheiro, mas uma pessoa que acrescente, agregue conhecimento ao seu negócio. E principalmente, não seja imaturo, você terá que dividir a empresa e os lucros. Mas pense, é melhor metade de algo, do que inteiro de nada.

quanto preciso para começar a importar?

Agora tenha cautela ao buscar um futuro sócio. Ninguém vai se juntar a você para te ajudar, e você não está pedindo ajuda. Você está OFERECENDO uma oportunidade. Isso muda tudo.

Agora o que você tem que pensar é: Você tem mesmo uma oportunidade em mãos? Ou é só uma ideia?

Uma ideia sozinha não é nada.

Para saber se sua ideia é uma oportunidade, ou seja, se ela vai dar lucro, vai dar dinheiro, é preciso fazer um plano de negócios.

Aqui eu tenho um vídeo para você saber mais sobre como começar uma importação sem dinheiro. Clique para ver o vídeo no youtube.

Você pode buscar mais informações no Sebrae sobre plano de negócios. Veja esse link e dê a partida no seu projeto hoje mesmo.

Clique aqui para ver o artigo sobre Plano de negócios.

Quantidade de produtos

E depois do valor, uma dúvida que aparece sempre é “quantos produtos importar?”. Isso depende do seu projeto. Vale lembrar que você não precisa importar um contêiner inteiro, pode importar metade, 1/3 do contêiner. Entretanto, você precisa levar em conta que quanto mais produtos comprar, menor fica o preço unitário. E isso pode diminuir os gastos da importação.

A quantidade de compra na China é o fator mais importante para definir o custo do seu produto.

Você também não precisa importar todos os produtos de um mesmo fornecedor. É possível consolidar a sua carga. E há duas formas de fazer isso.

Quer saber quais são as duas formas de consolidar (juntar) cargas de vários fornecedores na China? Continue lendo…

Consolidando cargas

A primeira maneira para consolidar a sua carga lá na China é mandando os seus produtos dos fornecedores para o seu agente de cargas lá na origem (na China no Caso). Ele irá guardar a sua carga em algum depósito, juntar todas as mercadorias e embarca-las no navio.

Porém, dessa forma pode não ser viável, já que você resolve o problema de juntar as cargas e consegue com isso reduzir o frete. Mas assim não consegue reduzir as despesas de importação.

Vou explicar:

A cada fornecedor que você comprar, será considerado uma importação separada quando chegar no Brasil, mesmo sendo transportadas juntas. E quando chegar aqui no Brasil, para cada “compra” será feito um processo e documentação de importação diferente. Ou seja, terá mais burocracia e com isso mais custos.

A segunda maneira é consolidar a carga via uma trading chinesa.

Trading Chinesa? E isso existe? Sim….

Bem, neste caso você compra as mercadorias e os fornecedores entregam tudo para essa trading. Ela vai juntar os produtos, conferir a carga, pagar os fornecedores e fazer um único documento de importação (é aqui que mora o segredo), pois isso pode reduzir consideravelmente os custos.

Digo pode reduzir pois a trading vai te cobrar para fazer esse serviço, agora a sacada é que o que ela vai cobrar, na maioria das vezes e encontrando os fornecedores certos, vai ser menor que o aumento de custo de trazer tudo separado.

Confuso isso? Nesse vídeo explico melhor: clique aqui para ver no youtube sobre cargas consolidadas na China.

O lado positivo de contratar uma trading é que ela faz todo o serviço para você também, se quiser. Você envia o dinheiro, ela recebe, confere a carga e depois paga os fornecedores. E depois faz aquele processo citado ali em cima, até a sua carga chegar ao Brasil. Mas antes de escolher, analise a sua importação e veja o que vale mais a pena.

quanto precisa para comecar a importar

A China Gate tem uma trading confiável parceira lá na China. Se você precisa de ajuda, entre em contato com a gente.

Resumindo

Ponto número 1:

Não existe um valor fixo para começar a importar. Isso dependerá muito do tipo de importação, produtos, quantidade que você irá importar. Mas vale lembrar que é um investimento alto. Se você não tiver grana, é melhor não entrar nesse ramo por enquanto. Porém, se você não a grana, mas tem um projeto muito bacana, a saída é encontrar um parceiro, sócio, que tenha o dinheiro para investir no seu projeto.

Ponto número 2:

Mas, atenção, não procure apenas alguém com dinheiro, mas um verdadeiro parceiro de ideia, que irá acrescentar no seu projeto. E você também precisa ter consciência de que ele será seu parceiro, então a empresa e os lucros terão que ser divididos. Mas pense pelo lado bom, você terá metade de algo. E isso é bem melhor que inteiro de nada, não é mesmo?

Ponto número 3:

Também não existe uma quantidade mínima para importar. E você não precisa importar um contêiner inteiro. E nem produtos de um fornecedor só.  Existem duas maneiras de consolidar a sua carga, por meio de um agente de cargas ou por uma trading. E a China Gate tem uma lá na China e pode ajudar você. Entre em contato com a gente: http://bit.ly/diagnostico-gratis

Se você leu até o final provavelmente se interessa por importação empresarial, aproveite e se inscreva no nosso canal no Youtube, posto vídeo quase todos os dias sobre o ramo da importação empresarial.

E lembre-se: Para quem não desiste, o sucesso é inevitável.