Será que há um pedido mínimo na importação do Alibaba?

Tempo de leitura: 6 minutos

A maioria dos fornecedores e fábricas exigem uma quantidade, um valor de pedido mínimo na importação, para fabricar os produtos que você deseja. Mas será que no Alibaba isso também acontece?

O Alibaba é um site voltado mais para pessoa jurídica. O site é uma plataforma na internet, com fornecedores de todos os tipos. Por isso, muitos importadores têm dúvidas a respeito do pedido mínimo.

Pedido mínimo

Bom, vamos ao que interessa. Para qualquer importação, não há um valor formal de pedido mínimo, que seja exigido por lei. Ou seja, se você quiser importar apenas um item, pode fazer isso.

O que é preciso pensar, é se importar pouca quantidade vale a pena. No Brasil, há inúmeras taxas e impostos que devem ser pagos quando a importação é realizada.

Como já dito, não existe um valor de pedido mínimo na lei, o que acontece é que cada fornecedor acaba exigindo um valor de pedido mínimo para poder fabricar os produtos. Eles fazem isso por questões de lucro também. Produzir pouco pode não ser compensatório para eles.

Ou seja, você não conseguirá importar daquele fornecedor ou daquela fábrica se o seu pedido for menor do que eles exigem. No Alibaba, cada fornecedor fará um pedido mínimo para importar, pode ser um, dez, cem itens de determinado produto. Porém, se você negociar diretamente com as fábricas, o pedido mínimo exigido pode ser maior, como 200, 500 unidades de cada ítem, no mínimo.

MOQ: Minimum Order Quantity significa: Quantidade Mínima para Pedido

O pedido mínimo exigido pelos fornecedores irá depender também do tipo de produto que você esteja importando. Porém, quanto menor a quantidade de produtos, maior será o preço unitário. Por isso, na maioria das vezes, compensa comprar em grandes quantidades. Assim o seu lucro aumenta.

São confiáveis?

É muito comum utilizar as plataformas de internet para fazer negócios nas empresas hoje. E na importação empresarial, isso não é diferente. Com o advento da internet, fazer negócios é totalmente diferente de antes.

E como muitos dizem, a internet é “terra de ninguém” e é totalmente possível encontrar pessoas com má índole, querendo trapacear. Mas também é totalmente possível encontrar fornecedores totalmente confiáveis.

Na verdade, no mundo dos negócios, a maioria quer ganhar dinheiro honesto, mas temos que tomar cuidado com a minoria trapaceira

Por isso, muitos importadores vêm efetividade em comprar em site como o Alibaba. É uma maneira mais rápida, barata e acessível para encontrar o seu fornecedor. Mas é necessário saber quais são confiáveis ou não.

Mas há algumas técnicas que podem te ajudar a descobrir a confiabilidade de um fornecedor. Uma maneira é a inspeção, contratando um inspetor antes de fechar o negócio, para analisar a sua mercadoria. Outra maneira é contratando uma trading da China, que cuidará não só da inspeção, mas de todo o seu processo de importação.

Ou até mesmo, as vezes, só na conversa com o fornecedor você consegue descobrir se é confiável. Por exemplo, fazendo perguntas técnicas e especificas daquele produto. Ou então, pesquisando e procurando por imagens da loja ou fábrica física em sites de buscas.

Preços variáveis

Os preços que estão no site podem não ser confiáveis. Antes, os valores eram bem parecidos ou iguais, hoje já não é mais. Dentro do site existem três formas mais comuns de apresentação de preço.

Click Bate é a má prática de anunciar preços mais baixos que os reais para atrair mais clientes.

Na primeira forma, os fornecedores cadastram vários tipos de produto em um único cadastro e acabam colocando a média de valor, por exemplo de 1 a 9 dólares.

Outros colocam um valor bem menor que a média do mercado. Fazem isso como estratégia para conversar com os clientes e entrarem em um acordo em relação ao preço, essa prática é chamada click bate.

E por fim, colocam um preço muito maior que o de mercado e um produto muito bom. Assim, você acaba tendo interesse e entra em contato com o fornecedor e diminuir o valor. Fornecedores diminuem bastante o valor também, quando você compra bem mais que a quantidade mínima.

Amostras

Antes mesmo de fazer o pedido, é recomendável pedir as amostras, para verificar a qualidade da mercadoria. Alguns mandam as amostras para você e não cobram a mais por isso.

Entretanto, as amostras nunca serão totalmente gratuitas, já que terá que pagar os impostos de importação, normalmente, para a receita. Por exemplo, se o produto for acima de 50 dólares, você pagará 60% de impostos, em cima do valor do produto mais o frete.

Mas não desanime de importar as amostras por conta disso. É a partir delas que você poderá analisar a qualidade dos produtos. Claro, nem todos os casos poderão importar amostras. E a saída é, nesse caso, é viajar para a China para fazer a inspeção, ou então, contratar um profissional para realizar esse processo para você.

Nota fiscal

Outra dúvida que muitos empresários têm é em relação as notas fiscais do Alibaba. O que precisa ficar claro é que a nota fiscal é emitida pela sua própria empresa e não pelo seu fornecedor. Ou seja, a nota fiscal é feita na entrada da carga no país, no seu sistema de faturamento.

A nota fiscal só é emitida após a declaração de importação ou a declaração simplificada de importação. Nesse documento consta todas as informações a respeito da sua importação. Essa declaração é feita pelo despachante aduaneiro.

Simplificando…

Comprar em plataformas na internet é algo bem comum, inclusive no ramo de importação empresarial. Apesar do risco, existem inúmeros fornecedores confiáveis. Basta pesquisar, há inúmeras formas de descobrir se o fornecedor ou a fábrica são confiáveis.

E não existe um valor de pedido mínimo, de acordo com a lei. Mas a maioria dos fornecedores e fábricas exigem um pedido mínimo para fabricar os produtos.

Esse valor pode variar de acordo com o tipo de produto. Mas lembre-se que quanto maior a quantidade, menor será o preço. Importar em pouca quantidade, na maioria das vezes, não compensa.

Quer ajuda da China Gate no seu projeto de importação? Preencha este formulário que entraremos em contato com você.