Passo 9: Embarque da importação da China para o Brasil

Tempo de leitura: 3 minutos

Depois que a sua mercadoria estiver pronta, o próximo passo será o embarque da sua importação. Esse processo engloba desde a saída da carga na fábrica, até o momento do embarque no porto ou no aeroporto brasileiro.

Aqui entra em ação o agente de cargas. Que é uma empresa que vai cuidar de embarcar seus produtos na China e entregar em um porto ou aeroporto Brasileiro.

É por meio do agente de cargas que você contrata o frete. Existem duas formas para que a sua carga seja entregue ao agente.

embarque dos seus produtos

Formas de Entrega

Na primeira, o fornecedor entrega no depósito do agente. Já na outra o agente busca na fábrica, no fornecedor. Isso já é decidido no momento do pedido. O agente então, retira a carga ou recebe os produtos do fornecedor e embarca para você.

Existem três formas de mandar essa carga, caso seja o transporte marítimo, para o porto. Na primeira, caso você tenha comprado um contêiner inteiro, o agente envia um contêiner vazio para a fábrica e lá eles estufam, colocam os produtos, fecham e lacram.

Estufagem do container é o procedimento de carregamento dos produtos dentro do container.

Na segunda, caso tenha comprado de vários fornecedores, o agente de cargas consolida tudo em um único contêiner para você. Ou seja, fazer a consolidação de cargas, de forma direta, com agente de cargas.  Conforme você for comprando, o seu agente vai guardando os produtos em algum lugar apropriado. Depois ele embarca a carga uma única vez.

Será que compensa?

Mas, isso pode não ser vantajoso. De acordo com a lei brasileira, você terá que pagar cada fornecedor individualmente. E quando essa carga chegar aos portos brasileiros, você terá que fazer o despacho aduaneiro individualmente também. Ou seja, um documento de nacionalização para cada fornecedor, você terá que pagar os impostos individualmente também.

Na terceira, caso tenha contratado uma trading chinesa, os fornecedores enviam os produtos para a trading, ela estufa, fecha, lacra e embarca o contêiner no porto. Dessa forma, você também pode consolidar cargas em um único contêiner.

Função da Trading Chinesa

A trading recebe o dinheiro que você enviar, inspeciona a carga, paga os fornecedores conforme as leis da China, consolida a carga, faz um documento só para o embarque e envia a sua mercadoria. Além disso, ela faz toda parte burocrática para você.

Nessas duas últimas opções, você pode importar uma quantidade menor, mas com uma variedade maior, pode consolidar a sua carga, com produtos de vários fornecedores em um mesmo embarque, em um mesmo contêiner.

embarque dos seus produtos 2

Quando a mercadoria chega ao porto ou aeroporto, acontece o desembaraço. Mas isso o despachante aduaneiro que realiza, para cuidar que tudo seja feito corretamente e dentro das leis. Depois disso a carga é enviada para o Brasil.

Documentação

Existe um documento que formaliza o embarque da importação, e esse documento é emitido pelo seu agente de cargas. No caso do transporte marítimo ele se chama Bill of Lading (BL) e no caso de transporte aéreo, se chama Air Waybill (AWB).

Nele consta todas as informações daquele embarque, como peso bruto, peso líquido, número de caixas, as Nomenclaturas Comum do Mercosul (NCM), entre outros. É um documento obrigatório, sem ele a importação não existe.

Isso é o que normalmente ocorre no processo de uma importação empresarial.  Porém, para evitar problemas e prejuízos para a sua empresa, antes de realizar o embarque, é necessário inspecionar a sua carga, como já foi dito em itens anteriores. Assim você garante que o produto esteja com a qualidade desejada.

Veja o vídeo que gravei sobre esse assunto! Caso prefira ver direto no youtube, clique aqui!

Após o embarque o próximo passo é entender como faz o desembaraço aduaneiro. Clique aqui e veja como funciona essa processo de desembaraço!

Para baixar o ebook “Guia Definitivo de Importação Empresarial da China”, clique aqui!