Passo 8: Pagamento da Importação

Tempo de leitura: 3 minutos

O próximo passo do seu projeto de importação é o pagamento. A parte que causa muitas dúvidas e medos entre os empresários. A maioria dos fornecedores da China irão pedir 30% do valor total no momento do pedido. E o restante, 70%, no momento da entrega dos produtos, assim que forem produzidos. Ou seja, a importação empresarial é totalmente paga antecipadamente.

Mas o grande erro de muitos empresários importadores é fechar o negócio online com os fornecedores. E acabam também fazendo o pagamento total da mercadoria para os chineses. Muitas vezes sem inspecionar a carga ou então sem conhecer ou confiar muito nos fornecedores.

Existem alguns casos em que os chineses dão crédito para você, vendendo a prazo. Mas isso acontece só depois de um tempo de fidelidade, não espere isso no início. 

Do mesmo jeito que você não confia no chinês para entregar sua mercadoria, ele não confia em você para fazer o pagamento a prazo.

Depois que tiver prestígio com os fornecedores eles poderão te oferecer uma redução na entrada, por exemplo, para 10, 20 % ou deixarão o restante do pagamento para quando a carga chegar aqui no Brasil, entre outros.

pagamento da importacao

Tudo isso depende do seu histórico de compra. Primeiro coloque dinheiro na mesa, comece a negociar, comprar, depois será o momento de falar de prazo de pagamento.

Formas de Pagamento da Importação

Esse pagamento pode ser feito por meio de conta bancária da sua empresa, do CNPJ. E isso será feito por uma transferência, mais especificamente por Transfer Telegraphic, mais conhecido como TT. Para realizar o pagamento, você precisa estar com a Proforma Invoice (que foi explicada no item anterior) nas mãos, onde contém a conta bancária descrita.

Observe sempre se a conta bancária descrita na invoice está no mesmo nome da empresa que emitiu a proforma.

Transfer Telegraphic

O TT é como uma transferência bancária, é uma ordem de pagamento, como se fosse um TED ou um DOC. Só é um pouco mais elaborado. É debitado o valor em reais na sua conta e o banco envia, em até 48h, o valor na moeda negociada para o banco do fornecedor.

Em alguns bancos essa transferência pode ser feita online, já em outros, você precisará ligar para a mesa de câmbio, para o seu gerente. A taxa de câmbio que você irá pagar terá base no câmbio oficial do dia, já que esse câmbio só vale para contratos.

E depois disso, será gerado o contrato de câmbio e o Swift de pagamento, ou seja, o comprovante. Isso significa que o dinheiro já caiu na conta do fornecedor.

Swift de pagamento é o comprovante que o dinheiro chegou no banco na China.

Outra opção de pagamento é por meio de corretoras de câmbio. Procure por alguma corretora oficial, cadastrada no Banco Central. Geralmente elas são mais rápidas, mas você terá que negociar a taxa, algumas conseguem um valor para as taxas, melhores do que o do banco.

Assim que você fizer o pagamento, a sua mercadoria então irá começar a ser produzida nas fábricas. Essa produção e entrega da sua mercadoria dura em média 20 a 30 dias. Existem algumas fábricas que pedem mais tempo, cerca de até 60 dias. Mas isso depende do produto e do que foi combinado com o fornecedor.

Para os chineses não importa muito qual será o meio de pagamento, seja por transferência bancária ou por corretoras de câmbio. Isso é algo que interfere aqui no nacional, na sua empresa.

Veja o vídeo que gravei sobre esse assunto! Caso prefira ver direto no youtube, clique aqui!

Finalizado suas dúvidas quanto ao pagamento, agora você precisa entender como funciona o embarque, clique aqui para ver como acontece o próximo passo da sua importação!

Para baixar o ebook “Guia Definitivo de Importação Empresarial da China”, clique aqui!