Passo 12: Recebimento da carga importada

Tempo de leitura: 3 minutos

E chegamos à última etapa da sua importação empresarial. E o último item, mas não menos importante, é o recebimento da carga. A etapa tão esperada durante toda a importação, para muitos empresários. O processo de importação empresarial vai além de quando a carga chega ao Brasil.

Recebimento da Carga: 3 dicas

Vou apresentar a você três dicas importantes para o momento em que recebe a mercadoria na empresa e podem te ajudar. As três dicas são para três setores importantes dentro da sua empresa, o estoque, a contabilidade e o comercial.

recebimento da carga importada

Estoque

A sua carga chegou, você precisa preparar um local adequado para estocar a sua carga. E também organizar como será a distribuição dessa carga no galpão, detalhar o que tem em cada caixa, tirar das caixas, colocar em paletes, enfim organizar a sua carga no estoque.

Se você for fazer alterações na embalagem, agora é o momento de organizar como isso será feito, quando será feito, etc. Cadastrar os novos produtos no sistema, caso você já tenha uma empresa que venda outros produtos.

Contabilidade

Agora você tem a nota fiscal dos produtos e todos os documentos da sua importação. Quando a carga chega, não esqueça de juntar todos esses documentos e enviar para o seu contador. Faça uma cópia e envie para o seu financeiro, caso tenha esse setor. Eles irão analisar se ficou algo para pagar daquela importação.

As partes principais da sua importação já está paga, mas pode ser que algumas taxas tenham ficado para trás. Por isso, após o recebimento da carga é bom analisar, para que você não fique devendo nada e também consiga realizar a próxima importação sem problemas.  

Comercial

Esse é um dos pontos principais para o sucesso da sua importação. Agora é o momento para vender os produtos. Fazer o marketing, a divulgação para vender os produtos e gerar lucros. Invista nesse setor. Se você tem uma equipe de vendedores invista nela. Apresente seus produtos. Caso tenha amostras, já separa e entrega como agrado para os seus clientes.

Caso tenha importado produtos novos, faça reuniões para apresentar esses produtos para os clientes. Poste nas redes socais, no site, etc. Tem um ditado que diz que quem não é visto não é lembrado, faça com que a sua marca e seus produtos sejam lembrados.

E assim esse ciclo continua, e você continua importando e gerando lucro. Leve a importação empresarial como um negócio sério, algo que você deseja viver e trabalhar durante muitos anos.

Busque sempre criar um negócio escalável, que irá ficar para as suas próximas gerações. Se você seguir esses 12 passos e agir conforme as leis, a sua importação tem tudo para dar certo e ser um sucesso. Espero que esse ebook tenha lhe ajudado!

Veja o vídeo que gravei sobre esse assunto! Caso prefira ver direto no youtube, clique aqui!

Caso você tenha chegado a este artigo sem ver todas as etapas anteriores, clique aqui e veja a primeira fase da sua importação!

Para baixar o ebook “Guia Definitivo de Importação Empresarial da China”, clique aqui!