O que é Radar Siscomex? Entenda como funciona esse sistema

Tempo de leitura: 5 minutos

Você quer começar a importar da China, já definiu o ramo de atuação, quanto vai investir, quase tudo pronto pra começar. Porém, fazendo aquele checklist descobriu que precisa também habilitar sua empresa no Radar Siscomex… então bateu então aquela dúvida: o que é Radar Siscomex?

Antes de tudo, que a importação empresarial no Brasil é burocrática você já sabe, mas não é por isso que ela precisa se tornar um bicho de sete cabeças. Garanto que se você souber o caminho a seguir, ela vai parecer mais fácil. Se você quer saber este caminho, nós temos aqui no blog o Comece por aqui, uma junção de artigos sobre os 12 passos para aqueles que estão começando. No Youtube você também encontra essa playlist para saber como começar a importar. Clicando aqui você assiste o primeiro vídeo desta lista.

Afinal, o que é Radar Siscomex?

Muitos pensam que Radar Siscomex é uma coisa só, mas não, são dois sistemas que se interligam. A partir do momento que você está apto pra importar pelo Radar, você passa a ter acesso ao sistema Siscomex. A Receita Federal avalia se você possui estrutura e condição financeira para importar por meio do Radar, e registra suas importações no Siscomex.

Agora que você já sabe o que significa Radar Siscomex e como funciona, saiba o que você precisa para habilitar ele para sua empresa.

Três requisitos para habilitar o Radar Siscomex:

  •  A primeira condição para você habilitar o Radar Siscomex é ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Ou seja, ser uma empresa. Até é possível importar pelo CPF, pra uso e consumo, mas não é sobre o que trabalhamos aqui no China Gate. Então consideraremos somente importação a partir de CNPJ.
  • Outra condição é estar em dia com o seu cadastro, alvará de funcionamento, exigência dos bombeiros, e todas as demais especificações necessárias para sua empresa atuar legalmente. Além de estar com os impostos devidamente pagos ou sendo pagos de forma parcelada. Você não precisa ter quitado seus impostos, pode estar pagando as parcelas de um refis, por exemplo, só não pode estar como devedor junto à Receita Federal.
  • E por último ter o certificado digital pra inserir as informações no sistema da Receita. Algo que provavelmente sua empresa já tem.

boa not-icia. radar siscomex

Uma boa notícia…

A boa notícia que eu tenho pra te dar é que pra você habilitar o Radar a Receita Federal não cobra nada para emitir. Você só paga a partir do momento que começar a utilizar. E uma taxa a cada importação. O valor aumenta à medida que você tiver mais itens na sua importação. Só fique atento a uma condição da Receita sobre o tempo sem utilizar o radar. Se não usar em um ano e meio, ele expira, e você precisa emitir novamente.

Há três tipos de radar, são eles:

  1. Expressa: Essa primeira categoria é para importadores que desejam importar até 50 mil dólares a cada 6 meses. Ideal para quem está começando, ou quem tem menos capital pra investir. É também mais fácil de emitir porque tem menos exigências.
  2. Limitada: Esse tipo de radar é para importação até 150 mil dólares a cada 6 meses. Aumenta a capacidade de compra do importador.
  3. Ilimitada: Para os importadores que querem importar mais de 150 mil dólares a cada 6 meses. Esta é a categoria que dá a maior margem de compra para o importador.

Para emitir o radar, você não precisa começar da categoria mais baixa. Você pode começar direto na categoria que condiz com a sua importação. Começar direto na categoria limitada por exemplo, a sua empresa só precisa ter capacidade financeira para isso.

importação-empresarial

Retomando

Para fazer uma importação empresarial dentro da lei, com tudo certo, você precisa ter o Radar Siscomex. E pra isso você precisa ter CNPJ, ou seja, ser uma empresa. Estar com tudo em dia, suas contas junto à Receita Federal. E todos os requisitos necessários para o funcionamento da sua empresa. E por fim ter o certificado digital. Tendo todos estes itens, é só habilitar seu Radar Siscomex.

radar-siscomex-ok

O próximo passo é definir qual tipo de radar condiz com a quantidade que você quer importar. São três tipos de habilitação, a expressa, a limitada, e a ilimitada. A primeira permite que você importe até 50 mil dólares. A segunda até 150 mil dólares e a terceira é para importações de mais de 150 mil dólares.

No site da Receita Federal você encontra um Manual de Habilitação no Siscomex onde é possível tirar dúvidas sobre este sistema.

No canal do China Gate você pode ver uma playlist voltada para Radar Siscomex, além de outros vídeos que estão disponíveis lá. E saiba mais sobre estes sistemas da Receita Federal.

Nós do China Gate podemos te ajudar de várias formas a habilitar o seu Radar Siscomex. Seja com os materiais gratuitos, como os vídeos que você pode assistir a qualquer momento, seja com a consultoria, ou com o curso online sobre Radar Siscomex.

Portanto, não perca tempo saiba mais sobre esse sistema essencial para sua importação. Tire suas dúvidas, e conte com o China Gate no que precisar.