Mitos e Verdades sobre Sucesso e Fracasso das Empresas Brasileiras

Tempo de leitura: 3 minutos

Empreender no Brasil é uma aventura e tanto. Somos um país jovem que ainda não oferece as melhores condições para montar e desenvolver um novo negócio. No entanto, muitos MITOS fazem parte da mentalidade do empreendedor, que de fato bloqueiam a realização de seus sonhos empresariais e por consequência, a transformação de milhares de vidas. Por isso desenvolvi um simples infográfico sobre um pouco desses mitos e também das verdades sobre o sucesso e fracasso das empresas brasileiras.

Os dados apresentados foram coletados em uma pesquisa do Sebrae de São Paulo, apresentado em um relatório chamado Causas Mortis. O relatório pode ser acessado clicando aqui.


 

Sucesso e fracasso das empresas brasileiras


Sucesso e fracasso das empresas brasileiras

Muitos empresários fracassados culpam a situação ao seu redor como causa dos seus problemas, quando na verdade não é. É responsabilidade do empresário ter a visão ao redor de sua empresa, se preparar para o futuro, identificar as causas e se antecipar aos problemas.

Não estou dizendo que isso é fácil, mas a média do empresariado é muito baixa, muitos jogam com a sorte e se queixam quando as coisas dão errado. Eu não sei porque nos ensinaram, ou porque pensamos que o normal é dar certo. Que se não fizermos nada, a coisa vai dar certo. Isso é sorte, mas não dá pra contar com ela sempre. Esse negócio de sorte dá outro post, já que acredito que sorte é igual preparo + oportunidade.

Veja um vídeo de 17 minutos que gravei com esses insights e que na verdade até me inspiraram a fazer o infográfico ali de cima.

Porque as empresas brasileiras quebram..
Clique para assistir no Youtube

 

No video falo sobre os motivos que levam as empresas a fecharem as portas e alguns fatores críticos de sucesso conforme o já citado relatório do Sebrae e também ideias do grande consultor Jim Collins, relatados em seu livro “How the Mighty Fall”, não disponível em português, mas em tradução livre seria algo assim: “Como os poderosos caem.”

Collins surpreendentemente e minha opinião cita até a arrogância como uma das principais causas para a queda das empresas. Aqui não estou falando sobre empresas brasileiras, mas sim de centenas de empresas globais (talvez milhares), que o consultor e sua equipe pesquisaram.

jim colins porque as empresas quebram.
Clique para ver o livro na Amazon

 

Aqui tem um poderoso artigo do JIm Collins que já dá um resumo do livro, o texto está em inglês mas o Google Translator serve para nos ajudar nestas horas não é mesmo?

Veja o artigo de Jim Collins clicando aqui, onde ele explica de acordo com suas pesquisas, os motivos de sucesso e fracasso das empresas, não só as brasileiras, mas aquelas que ele pesquisou.  

No vídeo eu falei de crise de uma forma, talvez, que não agrade a todos, nem é esse o objetivo. Meu objetivo é provocar um pensamento positivo frente a crise. Mais que isso, um ação positiva, algo REAL que você pode fazer, ainda hoje, ainda esta semana, neste mês, que vai te levar de encontro com suas metas e objetivos, que vai de transformar de agente passivo, de platéia, para uma agente ativo, para um jogador dentro do campo, que não reclama da crise mas que atropela a crise, que empreende, que transforma a vida das pessoas ao seu redor.

É possível.