Saiba como escolher os melhores produtos para importar da China

Tempo de leitura: 6 minutos

Fiz uma pesquisa há um tempo, com minha lista de contatos e o assunto mais comentado foi sobre quais são os produtos mais lucrativos para importar.

Se você já tem um comércio, vou apresentar duas dicas importantes para você alavancar o seu negócio e decidir qual o melhor produto para importar.

Receita do Bolo

  • Faça um relatório de giro de vendas, dos últimos seis meses. Coloque em ordem decrescente, com os tipos de produtos você mais vende em quantidade. Grife os dez primeiros produtos da lista, que são fabricados na China.
  • Novamente, faça um relatório de giro de vendas, dos últimos seis meses. Mas agora, você irá elencar os produtos que tem a maior margem de lucro, tanto em dinheiro, como em percentual. Grife os dez primeiros que são fabricados na China.

Agora, você terá uma lista com 20 produtos que são fabricados na China, que têm potencial para você começar a importar diretamente e pagar mais barato. Observe as duas listas e verifique se há algum produto que se repete. Caso isso ocorra, esse é produto mais lucrativo para você importar, invista nele.

Caso você não tenha capital para importar os 20 tipos de produtos, pode começar com os primeiros da lista. Importar produtos com mais giro e com maior margem de lucro, reduz o risco de problemas na comercialização desses produtos. Fazer isso, aumenta o seu resultado e consequentemente, o seu lucro.

Os produtos da primeira lista, mais vendidos, lhe trarão retorno rápido. Já os produtos da segunda lista, maior lucro, mas em médio a longo prazo.

produtos-campeoes

Tempo de importação

Muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito do tempo em que a carga irá demorar para chegar até a empresa e por isso decidem não importar diretamente. Você precisa saber que a sua carga pode ser enviada por dois tipos de transportes, o marítimo e aéreo. Não dá para dizer qual é o melhor, pois isso dependerá muito do tipo de importação que você está fazendo.

Quando a gente fala em tempo que a carga chegará ao seu destino, não podemos apenas pensar na viagem que as mercadorias farão. É preciso se atentar também ao período antes e depois do embarque.

O tempo médio de uma importação é de 90 dias.

E durante esses períodos, você terá que passar por algumas etapas e cada uma tem um tempo. Em média, sua importação empresarial será concluída em quatro meses se você não tem fornecedor definido. Se já tem fornecedor definido, esse tempo é de 3 meses. Não dá para ter pressa quando se é um importador do ramo empresarial.

Marca

Importar produtos de marca da China ou fabricado naquele país não é tão barato, os valorem em relação ao Brasil, não tem muita diferença. E algumas circunstâncias podem ser até mais caros por diversos fatores, entre eles os impostos.

Porém, dá para importar esse tipo de produto, mas é necessária a permissão da marca oficial para revender, se não, você terá problemas com a importação, correndo o risco de até mesmo perder toda a sua mercadoria.

Eu acredito que a melhor opção é, ao invés de investir em produtos de marca famosa, invistir na sua própria marca. Procure criar uma boa imagem para a sua empresa, um negócio escalável.

Vender produto de marca famosa é igual a construir casa em terreno alugado.

É possível importar da China com a sua própria marca. E isso pode ser feito de duas formas. A primeira é apenas alterando a logomarca deles pela a sua, que pode haver ou não alterações no valor do produto. E a outra forma é alterando além da logo, a embalagem e o design do produto.

Porém, para implementar sua marca no equipamento ou produto já exige um custo maior para produção de embalagem, por isso custará um pouco mais no valor final da sua compra. E assim, você receberá seu produto já com sua marca no equipamento ou produto, simples assim.

Custa mais caro colocar a marca?

Apesar de o custo ser um pouco mais para importar produtos da forma que você deseja, eu acredito que compensa. Invista em sua marca, você terá retorno futuramente. Se você já tem uma marca um pouco consolidada, mas pretende continuar crescendo no mercado nacional, esse tipo de importação pode ser a melhor escolha, em minha opinião.

Mas nunca se esqueça de que qualidade conta muito. Tome cuidado com os fornecedores e produtos escolhidos para representar a sua marca, a sua imagem, a identidade da empresa.

Licença dos produtos

É de suma importância verificar se o seu produto necessita de aprovação, anuência de algum órgão, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Porém existem produtos que necessitam de anuência de outros órgãos, por isso é bom verificar antes.

Quando for necessária a aprovação de outros órgãos para que o seu produto possa ser importado, fique atento e procure realizar toda a documentação necessária. Assim, você não terá problemas com a Receita Federal e seu produto chegará até você.

Evite prejuízos, haja conforme a lei. Muitos empresários importadores têm medo de perder a sua carga, se você também tem esse medo, não se preocupe, porque se você seguir todos os passos corretamente, não correrá risco de perder a sua carga.

Inspeção dos produtos

inspecao-produtos

Quando você decidir de quais fornecedores chineses você irá comprar, lembre-se também que inspecionar a carga é algo extremamente importante. Principalmente, quando se está importando, assim você evita prejuízos para o seu negócio. Essa inspeção pode ser realizada por você, por um inspetor ou por uma trading.

A trading além de inspecionar, pode te ajudar e realizar outras etapas do processo de importação. Como o contato com os fornecedores, receber os produtos e realizar os trâmites e pagamentos.

A escolha do que é melhor para a sua empresa depende também do tipo e o valor de investimento na importação. O importante é analisar e planejar, sempre. Assim, seu negócio será sempre escalável e você irá lucrar.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse e quer importar para sua empresa e ganhar uma boa grana com isso, certo?

Temos duas formas de te ajudar agora.

Se quer que a gente faça sua importação controlando tudo para você. Abra um atendimento de consultoria conosco clicando aqui.

Se quer que a gente te ensine tudo que sabemos, se inscreva no Curso Importação Passo a Passo clicando aqui.

Boas importações.