Melhor produto para importar da China: 3 dicas que vão mudar seu negócio em definitivo!

Tempo de leitura: 7 minutos

Essa é a pergunta que vale um milhão de dólares. Aliás, a resposta para esta pergunta vale um milhão de dólares. Qual é o melhor produto para importar da China? Isso é o que todos querem saber. Mas antes de responder (e talvez você fique surpreso com a resposta), vamos alinhar que estou falando aqui de importação empresarial ok? Nada de importação pessoa física ou para uso e consumo. Aqui no China Gate a gente trabalha somente com importação pessoa jurídica.

Vamos lá?

A escolha do produto é crítica, pois em uma importadora, estamos falando de compra e venda, logo se errarmos aqui, comprando um produto que não temos acesso ao mercado para VENDÊ-LO, é tiro no pé na certa. Então analise bem cada ponto que vamos falar aqui nesse artigo.

Afinidade com o produto

What? Tenho que ter afinidade com o produto? Isso é relevante? Porque? O que que isso tem a ver?

melhor produto para importar da china

Vejamos:

Vendedores profissionais vendem qualquer coisa, são pessoas que tem habilidade de entender os benefícios do produto e demonstrar esses benefícios com muita clareza para alguém interessado. Bingo! Uma pessoa interessada + um produto que tem os benefícios esperados = venda certa.

Agora… você é um bom vendedor? Você vende qualquer coisa?

Se sim, escolher produtos para você vender, ou estruturar uma equipe, um sistema de vendas vai ser muito mais fácil.

Ah Rodrigo! Mas eu não sou um excelente vendedor? Posso importar da China e vender com Lucro?

A resposta é um grande SIM.

Confesso que eu também não me julgo um bom vendedor, nem sei como mede um bom vendedor ou não, mas eu compenso muito de minhas falhas com técnica, com esforço.

É aqui que entra a afinidade.

É mais fácil vender um produto quando você gosta dele, quando você tem afinidade com ele, quando você acredita nele.

Digo isso porque em importação, assim como em qualquer outro negócio, gostar do que se faz, é uma das bases para o sucesso, claro alinhada aos demais esforços necessários para alcançá-lo.

Conhecer bem o mercado de atuação é importante também. Tanto quanto, ou mais, que afinidade. Pois se não sabe para quem vender, se não entende a mecânica do negócio, dos concorrentes, tchau tchau faturamento nas alturas e pode esquecer aquelas merecidas férias em Punta Cana.

Ah, quando falei sobre a viabilidade da importação, em um outro texto aqui do blog, comentei sobre esta decisão, sobre escolher o produto para importar, confere lá:

Vamos em frente, começando pelo que não é bom importar.

Isso eu NÃO recomendo importar

Dizem que se você não sabe o que é certo fazer, mas sabe o que é errado, já é um começo. Então não comece com produtos de marcas famosas.

Produtos de marca famosas, como Apple, Samsung, Sony, HP, Cannon, entre outras. O problema em importar estas marcas famosas é que elas costumam ser caras e por isso possuem baixa margem de lucro, mesmo que a venda seja boa. São marcas bem posicionadas no mercado, mas não é interessante trabalhar com estes produtos.

melhor produto para importar da china 2

Por não ser muito rentável, para lucrar com este tipo de produto, é preciso importar um grande volume, por isso não recomendo. Outro fato é que a maior parte destas marcas famosas possuem seus próprios escritores no país ou representantes “oficiais”. O que torna difícil a concorrência com esta estrutura de logística das próprias marcas.

Agora deixa eu te falar os produtos que recomendo, quando o assunto é importação…

Melhor produto para importar

Antes de apresentar os três produtos que recomendo, indico a você que avalie se o produto possui diferenciação e posicionamento único. Guarde essa palavra, isso é importante na sua vida, no seu negócio. Se ele tiver estas características, provavelmente você poderá ter uma margem de lucro alta, vantagem que está entre os itens que vou citar a seguir. Veja também a sua afinidade com o produto, é importante que você goste do negócio.

Três produtos que recomendo:

  • Produtos com ALTA margem de lucro (ah vá!)
  • Produtos da sua própria marca
  • Produtos de marca POUCO conhecida
  1. Produtos com ALTA margem de lucro

Para importar, recomendo que escolha um produto que possui uma alta margem de lucro, dessa forma você terá tranquilamente um bom valor de venda. Produtos que você consegue vender com mais de 100% de lucro, são uma boa escolha. Não é difícil encontrar. Sem contar que há produtos assim em diversos ramos, então veja aquele que você tem mais afinidade e conhecimento.

Criei uma playlist no Youtube apresentando onze ramos que considero ótimas oportunidades de negócio para a importação.

Se você está em busca de descobrir os melhores produtos para importar, CLIQUE AQUI PARA VER NO YOUTUBE.

  1. Produtos da sua própria marca

Outro produto interessante para importar, é aquele que você coloca sua própria marca. Isso é comum lá na China, muitas empresas produzem e personalizam o produto com a marca da empresa importadora. Dessa forma o produto que você trará e comercializará aqui, terá sua marca. O que permite que você faça um trabalho de marca e a torne conhecida no mercado brasileiro, uma vez que você não corre o risco de perder a marca, como pode acontecer com os produtos que são vendidos com a marca da China.

Explico mais detalhadamente sobre como importar produtos com a sua marca, em um outro artigo aqui do blog, leia:

QUERO IMPORTAR COM MINHA MARCA, COMO FAÇO?

melhor produto para importar da china 3

Vamos ao terceiro tipo de produto que recomendo…

  1. Produtos de marca POUCO conhecida

Recomendo também, que você importe produtos com marca desconhecida, ou pouco conhecida. O que acontece é o oposto das marcas famosas. Estas marcas pouco conhecidas têm preços mais acessíveis, e por isso a margem de lucro poderá ser maior, esta é uma das vantagens.

Além disso como a marca ainda é pouco conhecida, você poderá construir a imagem da marca e crescer no mercado com este produto. Este trabalho de marca, pode ser perdido, caso aconteça algo com a marca, é um risco que se corre. Por isso o mais interessante é que você coloque a sua marca no produto, como recomendei no segundo ponto.

Resumindo…

O que te apresentei neste artigo, foi algumas dicas para escolher um bom produto para importar. Algo importante a ser avaliado é se o produto possui DIFERENCIAÇÃO E POSICIONAMENTO único. Ter estas características significam que possivelmente a margem de lucro do produto é alta. Dos produtos que recomendo, as características que citei, podem ser resumidas em três pontos.

Um bom produto para importar é aquele que:

  • Possui alta margem de lucro
  • Você pode colocar sua marca
  • Permite uma construção de marca e consolidação no mercado

Considerando estes itens, você fará uma boa escolha e se quiser dicas mais específicas para o seu negócio, entre em contato, o China Gate pode te ajudar!

Portanto

Faça bem a sua escolha, quando for importar. Pesquise, conheça o mercado, tire todas as suas dúvidas, veja os produtos que você tem afinidade e os que são rentáveis e então defina o que vai importar. Analise sempre a margem de lucro e se a marca é conhecida. E sempre que possível importe produtos com a sua marca. Dessa forma a sua importação terá os requisitos básicos para crescer e se consolidar.

Não se esqueça, quanto mais você conseguir consolidar sua marca aqui no país, melhor para seu negócio, mais confiança você conquistará entre seus consumidores. Por isso, vale a pena importar produtos com a sua marca e construir a imagem dela no mercado.

Curtiu este artigo? Então assista ao vídeo que fiz sobre este assunto!

Se ainda não está inscrito no nosso canal, aproveite e se inscreva! Você receberá vídeos sobre importação, como este, em primeira mão.

Quer a ajuda do China Gate no seu projeto de importação? Clique aqui e preencha este formulário, que entraremos em contato com você!