Lista de fornecedores confiáveis na China

Tempo de leitura: 8 minutos

Se você clicou nesse texto, é porque provavelmente está procurando uma lista de fornecedores confiáveis na China, prontinha para você entrar em contato, não é mesmo? Porém, talvez o que eu tenha para lhe dizer não seja tão legal para você. Continue lendo e vou te explicar o real motivo que listas prontas de fornecedores simplesmente não funcionam para você.

Muita gente me procura para pedir alguma lista de fornecedores confiáveis da China, ou até mesmo de outros países. E é normal isso acontecer. A gente sempre busca caminhos rápidos para ganhar tempo, então eu entendo seu lado de buscar essas “listas”, contudo, precisamos esclarecer essa questão.

Não há uma lista padrão.

lista de fornecedores confiáveis na china

Sim, isso mesmo que você leu. Eu não tenho uma lista padrão com todos os fornecedores confiáveis. E porque não tenho essa lista? Confesso que já tive, antigamente. Mas hoje em dia, não é necessário, por causa da internet. E também porque cada tipo de importação é diferente. E o que pode funcionar para um importador, dificilmente vai funcionar para outro.

Existem produtos de diferentes qualidades. Isso quer dizer que você precisa encontrar um fornecedor que vai produzir a sua mercadoria do jeito que você quiser e precisa, com a qualidade que você deseja e com um custo viável para a sua importação.

Listas de fornecedores confiáveis na China não funcionam

Eu imagino que você quer importar produtos para ganhar dinheiro certo? Ou seja, você quer compra por um valor para vender por um outro valor mais alto. A diferença disso se chama margem de lucro e é com essa margem que o importador (e qualquer comerciante) vive.

Pois, bem. Como importador, você quer que essa margem de lucro seja grande correto?

Imaginei que diria sim.

Agora… será que tem jeito de vender com uma grande margem de lucro produtos que todas as pessoas vendem?

Não… não tem!

A margem de lucro está justamente em vender produtos diferentes. Pode ser um pouco diferente apenas. Algo como embalagem diferente, marca, cor…

Então qual é a lógica de querer encontrar listas de fornecedores que vendem para todo mundo o mesmo produto? Onde você vai colocar o seu dinheiro e vai brigar com se concorrente por preço, onde o seu cliente não vai estar nem aí para comprar de você ou de outro, já que o produto é o mesmo.

Centavos vão fazer o cliente comprar em outro lugar.

É isso que você quer?

Imaginei que diria não. E você está certo em não querer.

Como encontrar o fornecedor ideal?

A busca de fornecedores depende muito do capital que você quer investir e do tipo de produto que quer importar.

Você pode encontrar bons fornecedores indo para a China, ou para o país que deseja importar, indo em feiras de negócios, principalmente com foco em importação e também na internet. A melhor opção é realmente indo visitar seu fornecedor no país de origem, assim você não corre riscos e pode ver de perto como são os produtos fabricados por ele.

Viajando para a China

Se você decidiu que irá viajar até a China para encontrar os seus fornecedores, considere que terá algumas vantagens e desvantagens. Vou apresentar três de cada para você.

Entre as vantagens está o olho no olho. É muito importante conversar com o fornecedor pessoalmente. Além de ganhar uma reputação com o fabricante, a tendência é a negociação seja bem melhor. Você vai poder ver de perto o produto que quer importar, vai poder tocar, testar, ver de perto como funciona.

Nada substitui o olho no olho com o fornecedor para dar segurança na compra.

E por último, a rapidez. Quando você faz esse contato com fornecedores de perto, o processo fica mais rápido, já que você consegue escolher produtos e fornecedores com mais rapidez. Uma semana na China, por exemplo, você consegue fazer tudo.

Já entre as desvantagens, está o alto investimento. Cerca de 3 a 4 mil dólares para ficar uma semana na China. Outra desvantagem é a sua disposição. Você precisa ter energia suficiente para viajar durante muitas horas e resolver tudo em uma semana.

lista de fornecedores confiáveis na china

E a última desvantagem é a pressão que isso gera. Se você nunca foi para o país, seu nível de estresse vai subir, normalmente. Você terá que gerar resultados, isso também afeta a sua ansiedade, ainda mais se não tiver muito dinheiro.

Vantagens de ir para a China

  • Olho no olho
  • Mais confiança
  • Ver o produto
  • Rapidez no pedido

Desvantagens em ir pra China

  • Investimento financeiro de 4 mil dólares (só é desvantagem para projetos pequenos)
  • Energia em viagem de negócios longa e distante
  • Eventual ansiedade para quem não gosta de viajar.

Se você não quer viajar, o caminho é: internet

Sim, a minha dica para você encontrar fornecedores, se você não pode viajar até lá, é na internet. Você vai encontrar milhares fornecedores para o produto que você deseja importar, de qualquer lugar do mundo.

Sua lista de fornecedores é o Alibaba.com

Buscar fornecedores é algo que requer tempo. Isso porque, você já sabe, na internet existem fornecedores confiáveis, mas também existem muitos desonestos.

Existem alguns sites que são mais confiáveis, como o Alibaba. Porém, lá também existem fornecedores de vários tipos e grau de confiabilidade. Dê uma boa olhada no cadastro desse vendedor, veja se ele está bem ranqueado, com quantidades de vendas consideravelmente boas.

Alguns sites tem a plataforma de chat, para você trocar mensagens diretamente com o fornecedor. Analise também a forma com que ele conversa, se está ansioso só para receber o pagamento. Aproveite para conversar sobre entrega, tempo, e etc.

Para garantir a confiança no fornecedor, você deve contratar uma inspeção.

Se você entende bem do produto que deseja importar, converse sobre assuntos técnicos e características específicas do seu tipo de produto. Se ele for realmente o fabricante, vai saber conversar com você sobre o assunto. Ter esse contato com o fornecedor antes de efetuar o pedido, é muito importante.

Preços Alibaba

Muita gente tem comentado comigo que os preços do Alibaba não são muito confiáveis. Antes, os valores eram parecidos ou iguais, para um determinado produto, hoje já não é mais assim. Isso acontece porque existem três formas de demonstração de preço no site.

Vou explica-las para você: A primeira é, muitos fornecedores cadastram vários tipos de produto em um único cadastro. E colocam uma média de valor, por exemplo, de 10 a 20 dólares.

A segunda forma é colocando um preço abaixo da média. E quando a pessoa que deseja comprar entra em contato, eles avisam que o preço não é aquele e que foi uma maneira para poder conversar com o cliente e entrar em um acordo em relação ao preço do produto.

A última forma é colocando o preço muito alto. Mas o produto é muito atraente. Quando o cliente entra em contato com o fornecedor, consegue até fazer com que o valor diminua. Uma forma de diminuir o valor é comprando mais que a quantidade mínima.

Procure buscar no site, fornecedores que combine com o seu negócio e que sejam confiáveis, o valor você negocia depois com eles.

Já escolhi meus fornecedores confiáveis, e agora?

Agora, se você já escolheu o seu fornecedor ou fornecedores, tenho três dicas importantes para você não levar um calote das fábricas japonesas. A primeira, tente não mandar dinheiro sem ter visitado o fornecedor. Se você não tiver condições de ir para lá, contrate um inspetor.

A segunda, não deixe de inspecionar os seus produtos. Assim, você garante a qualidade e as características da mercadoria. E por último, se você puder, contrate uma trading. Ela supre as dicas acima e gerencia tudo para você. A trading recebe o dinheiro, inspeciona a carga, paga os fornecedores e embarca a sua carga.

Concluindo…

Não existem uma lista padrão com todos os fornecedores confiáveis. E querer ter uma não é uma boa estratégia. Mas você tem algumas opções para encontra-los. Participando de feiras de negócios, voltadas para importação, viajando para o país (mas você precisará investir uma grana) ou procurando na internet. Escolha a maneira que mais se adapta ao seu tipo de importação. Porém, nunca se esqueça, que encontrar fornecedores cofiáveis requer um tempo, em qualquer tipo de situação.

Quer a ajuda do China Gate no seu projeto de importação? Clique aqui e preencha este formulário, que entraremos em contato com você.