Quer saber como funciona a inspeção dos produtos na China?

Tempo de leitura: 6 minutos

A melhor forma de evitar dor de cabeça em sua importação e garantir o recebimento dos produtos que comprou, exatamente como os comprou, é fazer inspeção dos produtos na China. Antes de embarcar e se possível, antes mesmo de pagar pelo produto.

Seja você iniciante na jornada de importação empresarial ou já um importador ou importadora, esse artigo vai te ajudar a avançar um pouco mais nessa jornada e adicionar segurança nas suas operações.

Inspeção dos produtos na China

Se você ainda não está presente para esse assunto, eu vou te explicar: a inspeção dos produtos importados da China é tão somente o que o nome diz, ou seja, ir até as fábricas e verificar a qualidade da produção da sua mercadoria e também a qualidade dos produtos que você deseja importar.

seta foco importacao

Ela pode ser realizada por você mesmo ou por alguém da sua empresa, que você confia. Mas se isso não é possível para você, eu tenho uma noticia muito boa: se você e ninguém da sua empresa não puderem ir até as fabricas chinesas, a inspeção pode ser feita também por uma, digamos, terceirização da sua presença naquele país. Rodrigo, como eu faço isso? Contratando outra pessoa especializada para realizar o serviço. Mas para frente eu explico como você pode fazer isso.

Mas se você é daqueles que gosta de ver tudo pessoalmente e deseja ir inspecionar seus produtos lá na China, isso é possível.

Quem pode fazer?

A inspeção pode ser feita por você ou por alguém da sua empresa mesmo, ou por uma empresa ou pessoa terceirizada. Tudo vai depender do tipo de produto que você deseja importar da China e do aspecto que deverá ser inspecionado. Se esses aspectos forem técnicos, ou seja, que pode ser mensurado, esse serviço pode ser terceirizado. Porém se não for, será necessário que alguém da sua empresa que conheça e entenda bem sobre os produtos comercializados na sua empresa, ou até mesmo você realize a verificação.

A sua ida à China depende do tamanho e do valor da sua importação. Se você estiver investindo, por exemplo, 200 mil dólares, investir um pouco de dinheiro para viajar até lá eu acredito que seja a melhor opção.  Se você não pode ir, pode enviar alguém da sua empresa, de confiança, para realizar a verificação.  Mas se realmente o seu projeto for um pouco menor e mais fácil inspeção, compensa você pagar um profissional.

Muitas pessoas ainda têm duvidas sobre qual é a melhor opção, ir até lá na China ou pagar um profissional. Bom, eu tenho certeza que se você pudesse ir ver a produção ou a qualidade das suas mercadorias pessoalmente, você iria. Mas como a China é longe do Brasil, o investimento da viajem pode ser, muitas vezes, difícil para a sua empresa. Dependendo do tipo de importação que você está realizando, compensa mais encontrar outra pessoa especializada para fazer isto.

Você pode estar se perguntando: “como eu faço para terceirizar a inspeção dos meus produtos na China, então?” Como eu disse anteriormente, vou explicar isso agora para você.

É confiável?

Sim, como eu já disse, é possível contratar alguém para realizar esse serviço de inspeção para você. Se você deseja contratar um profissional especializado na área, primeiramente você precisa ter muito cuidado com quem você contrata. Existem muitas pessoas que oferecem esse tipo de serviço na China, esteja atento, é preciso saber se essa pessoa é realmente um profissional da área. Depois de confirmar a veracidade da empresa ou da pessoa contratada, é só entrar em contato e solicitar os serviços. Além do serviço de inspeção, muitas das pessoas e empresas especializadas oferecem outros tipos de serviços também. Dentre os serviços oferecidos tem a tradução e acompanhamento em viagens, por exemplo.

Existem inúmeras empresas especializadas em inspeção na China. A China Gate tem um parceiro que faz esse tipo de serviço. Ele tem mais de 100 funcionários, dentre eles, cerca de 20 falam português e estão aptos a te atender por lá e realizar qualquer tipo de serviço. Entre em contato conosco e aproveite para fazer um diagnostico gratuito, clique aqui.

Atenção! É preciso ter cuidado: Ajuda é diferente de trabalho profissional

Por que eu estou falando isso?

inespecao dos produtos na china 1

Eu acredito que a inspeção dos produtos chineses importados é algo que deve ser levado muito a sério, quando realizada. Quando isso não ocorre, pode influenciar diretamente na qualidade dos seus produtos. Não é porque você conhece alguém que mora na china, seja ele um chinês ou algum estrangeiro, ou até mesmo algum conhecido que esteja viajando ou passando por lá, que ele poder te ajudar e realizar o serviço de inspeção.

Você precisa saber que disponibilidade não é competência.

Quando se contrata um inspetor, normalmente ele fará um bom serviço, pois é um profissional da área. Por mais que você confie nesse tal amigo, é melhor não arriscar a sua importação.

Não contrate “um conhecido”

Outra coisa que você precisa levar em conta quando decidir contratar um profissional é qual o tipo de produto que você precisa inspecionar. Se a inspeção que você precisa pode ser terceirizada, como conferência de produtos mediante a uma especificação técnica, o serviço será bem realizado. Eu acredito que quanto mais técnica a inspeção, melhor para você e para o inspetor também.

garantia dos produtos chineses 1

Produtos de moda (como óculos, roupa, etc.), por exemplo, são mais difíceis de ser inspecionado por pessoas que não sejam da sua empresa, o inspetor não tem como dizer se aquele produto é ou não bonito para ser importado, da China, por você.

Enfim…

A inspeção dos seus produtos da China é algo que deve ser levado a sério e ser realizada, se possível. Você pode contratar alguém para fazer o serviço ou ir pessoalmente até lá para fazer as verificações. Você também pode enviar alguém funcionário de confiança, que entenda bem sobre os seus produtos, para realizar a mesma. Mas não deixe essa tarefa para algum conhecido ou amigo, por mais que estejam tentando te ajudar, isso poderá causar prejuízos, já que não são profissionais da área ou não sabem muita coisa sobre os produtos que a sua empresa comercializa ou pretende comercializar. Tenha bom senso, assim sua importação empresarial ocorrerá da melhor forma possível.

Se você leu até aqui e se interessa pelo assunto, que tal fazer um curso online totalmente gratuito comigo? Clique aqui e se inscreva.