Importar produtos com a sua marca própria, é possível?

Tempo de leitura: 6 minutos

Acredito que se você abriu o link para ler esse artigo, provavelmente deve estar se perguntando: “será que consigo importar da China com a minha marca? Será que os chineses fazem produtos com a minha logomarca? Será que eles cobram a mais por isso?”. Vou te responder essas perguntas e já adianto quem é uma excelente estratégia importar produtos com sua marca própria e também vou explicar como esse processo funciona. Vamos lá?

importar produtos com marca propria 1

Essas dúvidas surgem normalmente quando os empresários iniciam os negócios com a China ou até mesmo aqueles que já atuam no setor de importação. Muitos tentam por meio da sua própria logo consolidar sua marca no Mercado Nacional.

Importando produtos com sua marca própria

Bom, primeiramente, preciso lhe dizer que importar produtos com a sua marca e o seu estilo, da China, é totalmente possível. E por mais que isso possa parecer complicado, não se preocupe, não é algo tão difícil assim.

Vamos entender, então, como esse processo funciona:

A maioria das fábricas chinesas está acostumada e familiarizada a produzir mercadorias com a marca especifica do cliente. Se o seu desejo ou projeto for simples, se não houver alterações no produto, apenas na logomarca, os chineses apenas colocam a sua logo no lugar da deles, numa boa.

Algumas fábricas poderão cobrar um pouco mais por isso, mas existem outras que não alteram o valor do produto, com a logo deles ou com a sua, o valor continua o mesmo. Alguns fornecedores da China que não cobram a mais para alterar a logo deles pela sua, mas exigem uma fidelidade por conta dos clientes.

Entretanto, tenho que informar que mesmo alterando a logo, a embalagem do produto não será exclusiva, apenas a sua marca.

Muitos empresários de alguns ramos da importação fazem esse tipo de compra, apenas alterando a logo, para fazer testes de produtos. É uma tática boa se você estiver começando no ramo daquele determinado produto, por exemplo.

A importância da embalagem

Mas se você quer importar da China, mas não quer apenas trocar a logo deles pela a sua e deseja alterar também a embalagem e o design do produto, fique tranquilo, isso também é possível.

importar produtso com marca propria 2

Se for isso que você esteja pensando fazer, devo lhe dizer que os preços dos produtos poderão variar. Quando além de alterar a logo, o produto precisa ser personalizado, na embalagem ou no design, há uma adição no valor final, mas nada muito exagerado, tudo depende do seu projeto para o produto.

Caso você queira que sua marca cresça uma dica que sempre dou é: invista em sua marca. Vale a pena investir na sua empresa. Importe um produto com a sua cara. Assim, será até mais fácil a associação, pelo cliente, do produto com a sua marca. O que não acontece quando apenas se altera a logo.

Em minha opinião, essa é a melhor forma de importar, sabe por quê? Pela exclusividade, assim seu produtos não serão comum, ou “mais um” no meio dos outros. A única diferença entre os produtos que só alteram a logomarca é a própria logomarca, numa parte, às vezes pequena, da embalagem. Por isso, crie a identidade e imagem da sua empresa por meio das características próprias do seu produto também.

Daí você me pergunta: Rodrigo, eu quero esse tipo de importação, como posso fazer alteração no design do produto, então?

Se alteração que você deseja for um design específico, você deve mandar o projeto com os desenhos para a fábrica, assim eles produzem de acordo com a embalagem e o produto que você deseja.

Quanto custa personalizar?

Mas será que vou pagar muito mais por essas alterações?

Olha, essas alterações que você pode solicitar terão custos adicionais no valor final de suas mercadorias. Porém, o valor dessas alterações dependerá muito do tipo e sofisticação do seu projeto. Quanto mais cheio de detalhes ou mais difícil, mais caro saíra o seu produto. Todavia, como já disse anteriormente, pense sempre em investir na sua marca. Claro, não ultrapassando os limites do que a sua empresa pode gastar.

importar produtos com marca propria 3

Mas é preciso ter cuidado se você não deseja importar com a sua logo

Ultimamente tenho visto várias fábricas chinesas oferecendo descontos para os importadores comprarem produtos com a marca deles, sem alterar a logo ou o design dos produtos. Tenho visto que isso acontece muito com mercadorias de material escolar, por exemplo.

Uma dica: não faça isso, se você puder. Dê preferência para a sua marca, não importe produtos de marcas chinesas. Eles sabem que o Brasil é bem grande e o verdadeiro intuito deles é no futuro tentar dominar o mercado, de material escolar, por exemplo, por aqui. Invista no seu nome, na sua empresa, enfim, na sua marca.

Concluindo…

É possível importar da China com a sua própria marca. E isso pode ser feito de duas formas. A primeira é apenas alterando a logomarca deles pela a sua, que pode haver ou não alterações no valor do produto. E a outra forma é alterando além da logo, a embalagem e o design do produto. Porém, para colocar sua marca no equipamento ou produto, exige um custo um pouco maior na produção da embalagem, por isso custará um pouco mais no valor final da sua compra. E assim, você receberá seu produto já com sua marca no equipamento ou produto, simples assim.

Apesar de o custo ser um pouco mais para importar produtos da forma que você deseja, eu acredito que compensa. Invista em sua marca, você terá retorno futuramente. Se você já tem uma marca um pouco consolidada, mas pretende continuar crescendo no mercado nacional, esse tipo de importação pode ser a melhor escolha, em minha opinião.

Mas nunca se esqueça de que qualidade conta muito. Tome cuidado com os fornecedores e produtos escolhidos para representar a sua marca, a sua imagem, a identidade da empresa.

Se você tem interesse em se aprofundar mais no campo da importação empresarial, conheça e se inscreva no nosso novo curso de quatro aulas que a China Gate oferece para você em: http://bit.ly/curso-cic

Aproveite e se inscreva também no nosso canal no YouTube, lá eu sempre posto vídeos com dicas importantes a respeito de importação empresarial.