Importar da China de vários fornecedores: mito ou verdade?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando se fala em importar da China de vários fornecedores, em uma mesma importação, muitas pessoas acreditam ser um mito. Muitas empresas pequenas de importação sonham em comprar produtos de vários fornecedores da China em uma mesma importação, em um mesmo embarque e em um mesmo contêiner. E talvez esse seja um dos seus sonhos também. Mas será que esse sonho é possível? Isso eu vou revelar e explicar nesse artigo.

importar-da-china-de-varios-fornecedores-1

Primeiramente preciso esclarecer que quando digo empresas pequenas, estou me referindo a empresas que fazem importação acima de 10 mil, 15 mil, 20 mil dólares, tudo bem? Dai você pode pensar: “Rodrigo, isso não é pouco!”.

Mas devo dizer que sim, esse é o mínimo para empresas de pequeno porte. Isso porque, existe tantos custos fixos em uma importação empresarial que menos que esses valores pode não compensar, não valer a pena.

Bom, voltando ao assunto que nos interessa. Primeiro, devo explicar uma dúvida que sempre surge:

Sempre que desejo importar de um fornecedor preciso importar o contêiner inteiro? Não, você não precisa importar um contêiner inteiro, fechado, de um fornecedor apenas. Você pode usar só a metade, ou então 1/3. Porém quanto menos você importar, quanto menos espaço do contêiner você utilizar, o custo unitário do seus produtos irá subir mais.

Mas sobre a dúvida que não quer calar:

É possível importar de vários fornecedores da China em um mesmo embarque?

Sim! Você pode misturar vários produtos de fornecedores diferentes em um mesmo contêiner. Porém, esse tipo de importação tem uma complexidade um pouco maior, já que você terá que gerenciar a compra com todos os fornecedores ao mesmo tempo.

E também terá que gerenciar a data de entrega dos produtos, ver um local ou um galpão para ir colocando as mercadorias assim que as fábricas terminem de produzir ou até o momento em que todos os fornecedores entreguem os produtos e você possa fazer o embarque.

Quando você importa de várias fabricas ou vários fornecedores chineses, determinados produtos serão produzidos. Isso faz com que cada fornecedor entregue os produtos em uma determinada data, muitas vezes diferente.

Clique aqui para solicitar um atendimento de consultoria China Gate para te ajudarmos a comprar de vários fornecedores na China. 

As indústrias chinesas assim que produzem ou recebem o dinheiro gostam de entregar as mercadorias. Elas normalmente não gostam ou não têm como guardar o seu produto para entregar depois, ou no momento que você escolher.

Sim, como eu já disse, é possível importar de vários fornecedores da China. E eu acredito que esse tipo de projeto possa ser uma realidade próxima para muitos importadores e às vezes mais viável, inclusive.

Agora que você já sabe que não é um mito e sim uma verdade, vou te mostrar algumas maneiras de fazer esse tipo de importação.

importar-da-china-de-varios-fornecedores-3

Se você está pensando: “Como eu vou dar conta de juntar vários fornecedores em único contêiner?”, não precisa se preocupar, existem duas formas para você juntar as cargas em um mesmo contêiner de forma correta, segura e sem muita complexidade. Para realizar esse projeto, você pode utilizar uma trading ou mesmo o seu agente de cargas pode ajudá-lo nesse momento.

Eu vou explicar essas duas formas para você:

Consolidação em uma trading Chinesa

A primeira é utilizando uma trading. Elas podem realizar todo o processo que envolve a sua importação, como o despacho, o transporte, logística, ou seja, a parte burocrática da importação. Inclusive a organização para que suas mercadorias de vários fornecedores cheguem ao Brasil no mesmo contêiner, da forma mais correta e barata possível.

Uma dica importante para você: É possível pagar a compra diretamente para os fornecedores chineses e daqui do Brasil mesmo, porém isso poderá custar mais. Cada fornecedor vai entregar o documento da importação e você terá que pagar cada um dos fornecedores separadamente.

Vou explicar o porquê é melhor utilizar a trading para esse serviço: No Brasil, você pode juntar a carga em um contêiner para economizar no frete, mas quando as mercadorias chegarem, você terá que fazer, para cada fornecedor, um documento de importação, de nacionalização e também terá que pagar toda essa papelada. Isso faz com que o valor da sua importação aumente.

Se tiver três ou mais fornecedores em sua compra, compensa ter uma trading chinesa no processo.

Mas é possível juntar tudo em um documento só. E você pode fazer isso por meio da trading. Você paga para a trading chinesa o valor das mercadorias que você deseja importar e ela entra em contato e paga para os fornecedores lá na China mesmo, com a moeda local. E isso faz com que você faça apenas um processo de nacionalização. Porque para a lei você estará importando de uma empresa, no caso, de uma trading.

Acredito que essa seja a forma mais barata e mais recomendável para a importação desse tipo.  A China Gate pode fazer isso para você, nós temos uma trading chinesa e podemos te ajudar nesse processo. Entre em contato com a gente e faça um diagnostico gratuito (clique aqui).

Consolidação no Agente de Cargas

A segunda forma é utilizando o seu agente de cargas mesmo. O agente também cuida de toda a parte documental física e também do embarque da sua mercadoria. Porém, muitas vezes o agente não tem um local para guardar as mercadorias até momento de embarcar todas juntas em um mesmo contêiner. Em algumas situações, juntar as cargas diretamente com o seu agente de cargas, pode ser uma forma barata também. Tudo depende do que você deseja.

importar-da-china-de-varios-fornecedores-4

Em suma…

É possível importar de vários fornecedores chineses em uma mesma importação. E você pode ainda embarcar essas mercadorias em um mesmo contêiner e economizar no frete.

Essa importação pode ser feita de duas maneiras. Uma delas é por uma trading, ou seja, por uma empresa que irá te auxiliar e até mesmo fazer com que você faça apenas uma documentação de nacionalização e importação. A outra maneira é pelo o seu agente de cargas mesmo, essa pessoa te auxiliará também nas questões burocráticas.

Em minha opinião, a primeira forma é a melhor, porque você poderá pagar tudo de uma vez e fazer apenas uma documentação. Porém, eu acredito que para se tomar a decisão de qual forma é melhor para a sua importação, faça uma simulação. Não tome decisões precipitadas, se planejar certo, sua importação será um sucesso.

Se você tem uma ou várias lojas de presentes, utilidades domésticas ou decorações e quer importar diretamente da China, veja esses vídeos que gravei diretamente da China para você e saiba mais como importar de vários fornecedores.

Clique aqui para ver os vídeos. 

Abraço e até a próxima.