Importação pelo AliExpress, funciona?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você é do ramo de importação e segue o China Gate, já leu sobre o site Aliababa. Mas será que é possível fazer uma importação empresarial também pelo AliExpress, para revender? Se você também tem essa dúvida, te convido a continuar comigo neste artigo.

O site AliExpress se tornou o queridinho de muitos brasileiros nos últimos anos.  O site é voltado mais para o público do varejo, compras pessoais, em nome de pessoa física.

Comprar produtos para uso em sites chineses, como o Ali Express, tem se tornado cada vez mais comum para os brasileiros, os preços são bem baratinhos, mas demora muito pra chegar, passando de 45 dias. Ainda assim, cada vez mais gente está comprando nesses sites.

Mas o que vem ocorrendo é que muitos têm visto com outros olhos o site, vislumbrando no AliExpress a oportunidade de importação empresarial.

E pode importar direto do AliExpress para sua empresa?

Sim, pode.

Importar com Dólar Alto

Se você importar para revenda, com o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), isso já está claro que é totalmente legal. Ou seja, não há impedimento legal para que isso aconteça.

Mas o que tem que ser analisado nesse momento é se valerá a pena ou não.

Mas… Vale à pena?

Eu sempre digo que para qualquer projeto de negócio dar certo, é necessário que o lucro seja algo a se levar muito em consideração. Você deve ter em mente que comprar no AliExpress, é o mesmo que comprar em sites de e-comerce qualquer, no Mercado Livre, por exemplo. Ou seja, irá comprar onde seu cliente tem acesso e muitas vezes, pelo mesmo valor que ele.

Isso não é viável para o seu projeto. A única vantagem é que você terá o produto em mãos e pode oferecer par ao cliente na pronta entrega, e ele não vai ter que esperar os 45 (as vezes até 60) dias para receber o produto. Então até que é uma vantagem, mas não penso que seja uma grande vantagem.

Normalmente quando o cliente toca o produto e já obtém ele em mãos, imediatamente após a compra, a tendência de comprar determinado produto, aumenta. Mas, apenas isso.

E enquanto isso, se concorrente, com um pouco mais de capital ou disposição, comprarão o mesmo produto no atacado. Assim eles pagarão mais barato e com isso revender por um preço menor que o seu e conquistar o coração e o bolso dos clientes.

Comprar pelo AliExpress se torna mais caro do que comprar por atacado. Isso acontece porque você acaba comprando em pequenas quantidades. Caso você compre mais, poderá conseguir um desconto bacana, o que pode também ser uma vantagem. Entretanto, se for para comprar em grandes quantidades, melhor comprar direto no Alibaba.

Veja aqui um artigo de como encontrar fornecedores atacadistas na China.

Importação Legal

Antes de tudo, se você busca construir um negócio sério, de verdade, para deixar para as próximas gerações, o mínimo a se fazer é agir dentro das leis. Importar pelo AliExpress é possível sim, mas você deve se atentar a algumas orientações.

Mesmo sedo um site de varejo, para fazer uma importação legal para revender, você precisa ter um CNPJ ou no mínimo, um cadastro no MEI (Microempreendedor Individual). Se você estiver realizando a compra com o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) para revender, está fazendo algo totalmente ilegal.

Normalmente, caso você importe pelo AliExpress, comprará de fornecedores diferentes. Ou seja, terá pacotes separados para chegar até o Brasil. Quando chega aqui no Brasil, vai para o centro de triagem em Curitiba e você não terá muita noção em quanto tempo a sua compra será liberada.

A melhor opção é consolidar tudo em uma carga só e você pode fazer isso. Você precisará contratar uma trading chinesa. Assim, você compra pelo AliExpress, envia para essa trading, que consolida as mercadorias em uma única carga e envia para você aqui no Brasil.

Um conselho de amigo: nunca pense começar ilegalmente um negócio. Tenha em mente que o seu projeto, seu empreendimento tem que ser escalável e para as futuras gerações. Pense sempre no futuro e resultados em longo prazo. Fazendo legalmente, você poderá emitir as notas fiscais e dar garantia dos produtos.

Curiosidade sobre AliExpress

Um site muito utilizado por importadores empresariais é o Alibaba.com, mas o que nem todos sabem é que o AliExpress faz parte do mesmo grupo. Esse grupo também engloba o Alipay dentre outras empresas. O nome do grupo é Alibaba e é comandado por Jack Ma, uma das pessoas mais ricas da China.

Conheça o Alibaba.

Jack Ma tem uma história de empreendedorismo muito bacana, ele era um tradutor e atendia turistas em Hangzhou. O grupo teve início em 1999, com o objetivo de e-comerce. Com o mesmo objetivo de antes, o grupo segue crescendo e já estreou na bolsa de valores de Nova Iorque, em 2014.

Finalizando

Resumindo isso tudo, importação empresarial pelo AliExpress é totalmente possível e legal. Porém, você precisa ter um CNPJ ou um cadastro como MEI.

O que ocorre é que muitas vezes importar por esse site pode não ser muito viável para a sua empresa. Já que você irá comprar onde os seus clientes podem comprar também, inclusive, pelo mesmo preço.

Uma alternativa, é comprar pelo Alibaba, um site de importação voltado para o atacado. Lá você consegue comprar quantidade maiores por preços menores. Mas se a opção for comprar pelo AliExpress, comprando um número grande de produtos, conseguirá um desconto.

Provavelmente você irá comprar de vários fornecedores, ou seja, vários pacotes diferentes. E para ajudar na sua importação, contrate uma trading chinesa para consolidar tudo isso em apenas uma única carga.

Mas em todo caso, realize uma importação legal, dentro das leis. Imagino que o seu desejo é ter uma empresa reconhecida e global, no futuro. E para que isso aconteça é necessário começar corretamente, seguindo as leis.

E mesmo que você só deseja um retorno rápido, um dinheiro rápido e decida realizar a importação ilegalmente, cuidado, você poderá entrar em uma roubada. Não faça isso.

Se você tem um projeto de importação em mente, mas precisa de ajuda, entre em contato com a gente! Preencha esse formulário que entraremos em contato com você.

Se você chegou até aqui, aproveite para ver nosso canal no YouTube, lá tem mais de 500 vídeos a respeito de importação empresarial.