Importação: Como começar no meio da tempestade

Tempo de leitura: 6 minutos

Como o melhor momento para você criar um negócio de importação pode ser justamente os tempos de crise ou dólar alto?

Parece um pouco contra intuitivo mas é totalmente lógico o que falo neste artigo. Será que existem mesmo Vantagens em montar um negócio em tempos de crise?

A Gestação da Empresa

Um negócio de importação, como um negócio qualquer, não é criado do dia pra noite. Existem estudos, planos, concretização de ideias até tudo sair de fato da sua cabeça e existir fisicamente (empresas, mesas, cadeiras, pessoas contratadas, estoque para vender).

É como um casal que resolve ter filhos (que não seja uma gravidez acidental), geralmente acontecem várias conversas sobre ter ou não um filho (planejamento), troca de ideias com outros casais amigos (pesquisa) e vem a decisão do casal de ter um bebê. Mas o bebê não existe ainda.

Então o casal (ou empreendedores) começam a executar as “tarefas” necessárias para conceber o bebê (sabemos do que estou falando né?), e meses depois a criança nasce.

Eu devia ter feito isso!

Aqui já terminou o trabalho? É claro que não, só começou, a empresa está inaugurada, agora tem que trabalhar muito, todos os dias para nutrir aquele bebê, cuidar dele para que ele cresça forte e saudável.

Bem, fazendo a comparação com uma empresa é a mesma coisa, não dá pra ter uma empresa no momento que você quer ter. A melhor hora para começar seu negócio geralmente é 1 ano atrás, ou 2 anos atrás…

Profissional e Amador

É como quando você ouve uma notícia de que o dólar subiu e pensa… devia ter comprado lá atrás… Ou quando um amigo conta que vendeu um lote de terra por 5 vezes mais que comprou 5 anos atras, onde o bairro que agora está estruturado, cinco anos antes era somente mato e terra.

Digo isso pois existe uma intervalo muito grande entre “quero ter minha empresa pois o mercado está favorável” e essa empresa existir de fato.

Então vamos ao tema principal. Hoje se você analisar os números, os indicadores econômicos, a taxa do dólar, é claro que você não vai querer montar uma empresa.

Mas será que a economia vai ficar assim o resto da vida? Se você acha que sim, pode parar de ler agora e fechar a janela, pois não vai concordar com nada do que vou falar aqui (e em praticamente todos os meus vídeos).

As ondas do mar e o melhor momento para entrar na água (ou na importação).

Considerando que a economia é cíclica, ela vai melhorar mais cedo ou mais tarde. Algumas pessoas dizem que será em 2017 outros em 2018. Mas é fato que vai melhorar. É como observar o mar… vem uma onda alta, faz barulho na arrebentação e logo passa e só fica aquela espuminha.

Então o que aconteceria com sua empresa, se você concebesse ela agora, em 2016 e começasse a trabalhar forte, ganhando dinheiro em tempos de crise, mesmo sabendo que não seria tanto quanto gostaria ou poderia de ganhar, quando chegar 2018 o tempo de vacas gordas?

Vou te explicar.

Quando chegar 2018 vamos ter 2 tipos de pessoas do ponto de vista empreendedor.

  1. Pessoas que já tem suas empresas estruturadas e estarão com musculatura e robustez suficiente em suas empresas para crescer muito rápido e aproveitar as oportunidades.
  2. Pessoas que vão se sentir confortáveis com o momento econômico e vão montar seus negócios em 2018 mas, tal qual o casal que decidiu ter o filho, não vai ganhar dinheiro mesmo com a economia favorável, pois leva-se o tempo de gestação para a empresa acontecer, nascer e lucrar.

Negócio de Importação e os Ciclos

Agora vamos falar sobre RISCO.

Risco é uma condição incerta (tem a ver com probabilidade) que pode afetar seu negócio (isso tem a ver com impacto). Existem situações de risco mais alto e mais baixo.

É claro que montar um negócio em tempos de crise é mais arriscado que em tempos de vacas gordas.

Não estou querendo ser hipócrita aqui, mas… o risco existe em todos os momentos.

Pergunta como eu sei!

Ele pode ser maior ou menor, mas ao administrar um negócio existem tantas variáveis incontroláveis que a força do administrador é avaliada muito mais pelo percentual de adaptação e mudança que ele tem que pelos certificados na parede.

Não existe estabilidade.

Agora vem a coisa boa, que pode ser ainda mais controverso.

Saia do efeito manada!

Em tempos de crise tem muita gente falando de abrir empresas? Não! 

Então esse é um excelente indicador de exterminador de concorrência.

Tem que ter coragem, visão e competência (Flávio Augusto). Não estou dizendo que é fácil. Por Deus… não é fácil. Mas é totalmente possível. Isso é.

Veja depois um vídeo onde falo sobre Visão, Coragem e Competência nos negócios de Importação

Então fuja do óbvio e seja mais inteligente que a maioria, analisando mais que simplesmente o que você lê nos portais de notícias ou no noticiário da TV que isso derruba qualquer um.

Flavio Augusto Visao Coragem e Competencia

Enquanto todos estão dizendo que ter filho é uma loucura nos tempos de hoje (estou falando muito de bebês hoje :/  ), ou no caso, montar uma empresa nessa época é uma loucura, as mesmas pessoas vão dizer que você teve sorte daqui dois anos quando estiver saindo de férias para algum lugar maravilhoso que você sonha em conhecer ou trocando seu carro por um carrão bem legal.

Não adianta ter ideias. Ideias não são nada sem execução.

Tenha sorte!

Sorte pra mim é determinada pela seguinte expressão:

Sorte  = Preparo + Oportunidade

Quanto mais treino, mais sorte eu tenho. Quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho. Eu passei a ter muita sorte quando comecei a trabalhar duro todos os dias no meu negócio.

É nisso que acredito.

Intenção sem ação é ilusão, ouse fazer e o poder lhe será dado!

Se gostou dessas maluquices que escrevi. Se leu até aqui desculpe dizer, você é meio maluco também.

Te convido para um curso sobre importação empresarial que rodo de tempos em tempos, clique no link abaixo para ver se tem vaga e participe!

Basta deixar seu melhor email.

Curso de Importação Relâmpago

Saiba como Montar uma Importadora, Encontrar Fornecedores Confiáveis e Fazer os Custos de Suas Importações agora mesmo.

Ah, gravei um vídeo que falo disso, veja!

Clique aqui se preferir ver o vídeo no Youtube.