Como garantir o embarque na importação da China

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando se fala em importação empresarial, um dos medos que logo aparece é se a carga irá realmente chegar e se virá do jeito que você encomendou com os fornecedores. Garantir o embarque na importação dos seus produtos é algo simples de fazer, mas muitos importadores simplesmente ignoram esses passos.

Conhecer a credibilidade do fornecedor escolhido é um passo extremamente importante.

Estou considerando que você já decidiu o que importar e já entrou em contato com fornecedores da China, mas agora está com medo de sua carga não vir, ou não chegar com a qualidade desejada.

Nesse artigo eu vou te explicar como fazer para garantir que seus produtos embarquem e tenha a qualidade que você comprou.

Garantir o Embarque na Importação

Bom, a primeira etapa para realizar a importação empresarial é pesquisar, escolher e entrar com contato com os fornecedores chineses. Antes de realmente fechar o negócio, você precisa encontrar o fornecedor de acordo com as suas necessidades.

Muitos empresários fazem a pesquisa de fornecedores na internet. Essa pesquisa de fornecedores pode ser feita online mesmo, sem problemas. Veja aqui o artigo que falo de pesquisa de fornecedores usando internet.

Mas o grande erro de muito empresários importadores é fechar o negócio online com os fornecedores chineses. E acabam também fazendo o pagamento total da mercadoria para os chineses, sem ao menos inspecionar a carga ou então não conhecer e nem confiar muito nos fornecedores.

Pesquisar na internet: OK. Mandar dinheiro sem saber quem é o fornecedor: Não

E aí é que está o grande problema, é nesse momento que eles acabam entrando em uma grande “roubada”. Para começar, vamos relembrar ou entender o caminho base da importação empresarial.

A importação       

Para se realizar a importação empresarial existe um passo a passo que é comum em quase todos os tipos de compra. O caminho básico da importação começa com a pesquisa, contato com o fornecedor e fechamento do negócio. No momento em que você fecha negócio com os chineses, eles irão pedir 30% do valor do produto final para começar a produzir os seus produtos, normalmente.

Assim que você fizer o pagamento, a sua mercadoria então irá começar a ser produzida nas fábricas. Essa produção e entrega da sua mercadoria dura em média 20 a 30 dias. Existem algumas fábricas que pedem mais tempo, cerca de até 60 dias. Mas isso depende do produto e do que foi combinado com o fornecedor.

Enquanto isso, com a ajuda do seu agente de cargas, você vai atrás das documentações necessárias, das características da embalagem, prazo de entrega, etc., ou seja, acompanhando todo o processo, para que no instante em que o produto ficar pronto, você possa pagar o restante do valor, no caso, os 70% e fazer o embarque da sua mercadoria tranquilamente.

Vou resumir aqui pra você relembrar esse passo a passo que descrevi:

  • Pesquisa e contato com o fornecedor
  • Negociação e fechamento do pedido
  • Pagamento do pedido (30%)
  • Agendamento do embarque
  • Ajustes finais do pedido
  • Pagamento do restante do pedido (70%)
  • Embarque e transporte da carga
  • Desembaraço aduaneiro.

Isso é o que normalmente ocorre no processo de uma importação empresarial.  Porém, para evitar problemas e prejuízos para a sua empresa, antes de realizar o pagamento e o embarque, é necessário inspecionar a sua carga. Assim você garante que o produto esteja com a qualidade desejada. Se você não sabe como realizar a inspeção para garantir o embarque de sua mercadoria, eu vou explicar isso agora.

garantir-o-embarque-na-importacao-2

A garantia do embarque dos produtos

Para garantir o embarque dos seus produtos da forma como você deseja e como foi contratada, as palavras chaves são “inspeção da sua carga”. Como já disse anteriormente, pesquisar fornecedores na internet não tem problema. Mas a verificação de carga tem que ser off-line.

É necessário que alguém vá inspecionar de perto. Assim você evita riscos e não tem prejuízos futuramente. Pois, se você não conhece ou não confia no fornecedor, é melhor não fechar negócio à distância, sem ninguém para supervisionar e inspecionar as mercadorias.

Essa inspeção pode ser realizada por você. Isso mesmo, você pode ir pessoalmente à China para inspecionar de perto os seus produtos. Mas se não puder, você pode enviar algum funcionário, sócio de sua confiança que entenda o seu produto.

Isso faz todo sentido quando o valor da carga justifique uma viagem para a China.

Uma viagem de 1 semana na China vai te custar algo com 3 mil dólares.

Porém se vocês não podem ir pessoalmente, ou o seu projeto de importação não justifica (ainda) uma viagem para a China, a opção é contratar uma trading ou um inspetor para realizar o serviço para você.

Se você contratar um inspetor, ele irá analisar a sua carga da maneira que você pedir e com todas as especificações que você desejar. Normalmente, se você desejar, eles testam alguns produtos também. Muitos podem até filmar essa inspeção, para que você veja como estão os seus produtos.

Um inspetor contratado será seus olhos na fábrica do seu fornecedor. Ele fará o que você faria se estivesse visitando.

Já trading além de inspecionar a sua carga com um inspetor, elas podem realizar mais processos na sua importação. Elas fazem o contato com os fornecedores, recebem o produto quando estiver pronto, fazem a inspeção da sua mercadoria de acordo com o que você especifica e deseja, realizam o pagamento e por fim, embarcam a sua carga. Isso facilita muito a sua importação.

Nesse momento sempre surge uma dúvida. “Ir pessoalmente inspecionar ou contratar uma trading ou um inspetor?”

Como disse, se o investimento na importação for alto e se você tiver disponibilidade e condições financeiras, é melhor você ir pessoalmente. Mas, caso contrário, é melhor contar com a ajuda de inspetor, ou melhor, de uma trading chinesa.  O importante mesmo é fazer a inspeção correta, assim você garante o embarque e a qualidade dos seus produtos.

Garantir o embarque na importação 3

Mas eu tenho uma boa notícia para você: A China Gate pode te ajudar nesse processo, tanto inspecionando o seu produto quanto com uma trading na China. Entre em contato com a gente, faça um diagnóstico gratuito clicando aqui: http://www.chinagate.com.br/atendimento

Resumindo…

Quando você decidir de quais fornecedores chineses você irá comprar, lembre-se sempre que inspecionar a carga é algo extremamente importante quando se está importando, assim você evita prejuízos para o seu negócio. Essa inspeção pode ser realizada por você, por um inspetor ou por uma trading.

A trading além de inspecionar, a trading pode te ajudar e realizar outras etapas do processo de importação, como o contato com os fornecedores, receber os produtos e realizar os trâmites e pagamentos.

A escolha do que é melhor para a sua empresa depende também do tipo e o valor de investimento na importação. O importante é analisar e planejar, sempre. Assim, seu negócio será sempre escalável e você irá lucrar.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse universo da importação empresarial, inscreva-se no nosso canal no YouTube clicando aqui. Lá sempre tem vídeo novo com dicas e informações sobre importação empresarial.