Empresas que mandam bem, mesmo com dólar alto

Tempo de leitura: 4 minutos

A vida do importador já é cheia de desafios no dia a dia, agora nada deixa o coração mais acelerado que a taxa do dólar. Quando abaixa é uma felicidade pois vai sobrar uma grana a mais no caixa. Quando sobe é testa franzida e olho arregalado pra ver como vai resolver a situação.
No entanto se você pensa que essa alta do dólar vai inviabilizar as importações, permita-me colocar um outro ponto de vista. Vou citar aqui algumas empresas com mais de 15 anos de mercado que sempre trabalharam com importação e vão muito bem obrigado.

Empresas que estão indo bem

vencer

  • Chillie Beans que atua no ramo de óculos, tem mais de 700 lojas e já passou por altos e baixos do dólar e continua firme.
  • Morana no ramo de bijuterias, tem mais de 200 lojas e é um modelo a ser seguido…
  • A Imaginarium tem aquelas lojas lindas com presentes criativos, são mais de 200 lojas e mais de 650 pontos de vendas multimarcas no Brasil todo. Pergunta de onde vem os produtos dele? Uma dica, começa com “Chi”, termina com “na”…
  • Tem a gigante Vonder que é uma potência no ramo de ferramentas e só em Curitiba tem um centro de distribuição de 25 mil metros. Certeza que você já viu algum produto deles em uma loja de material de construção.
E tem muitos outros exemplos. O que quero te dizer é:
Esse dólar enche o saco do importador? Sim!
Isso é motivo de desespero? Não!
Então fazer o quê?

Refazer as contas e ver quanto vai lucrar com esse novo patamar do dólar.

Convivendo com o dólar alto

Considerando que esta situação vai acontecer, pois faz parte da importação, te convido a pensar em duas coisas.

Primeiro…

primeira é se seu cliente pagaria mais pelo seu produto.
Então temos que pensar em marketing, em embalagem, em atendimento. Em fazer algo diferente para manter o produto desejado e o cliente continuar comprando.
Outro pensamento é que talvez seu cliente mude. Isso mesmo. As vezes o seu cliente atual pode mudar para outros produtos substitutos se você mudar o preço e não convencer ele a ficar. Contudo, tem outros clientes que virão até você.
Entendeu? O seu produto pode ser o produto substituto de outro.
Exemplo:
Você vende bicicleta importada num preço de 1500 reais. E com esse dólar a bicicleta sobre de preço e vai para 1650 reais. Pode acontecer de algum cliente parar de comprar de sua empresa pois quer uma bicicleta mais barata. Só que tem cliente que iria comprar uma bike de outra empresa, de 2 mil reais (por exemplo), que agora vai comprar de você, pois a bike que ele iria comprar já passou de 2200. 
Então o dólar sobe para todo mundo, é uma questão de entender e adaptar. Não é uma questão de mudar de ramo.

Segunda coisa…

segunda coisa que quero falar com você, é para trabalhar com produtos que tenha uma boa margem de lucro. Pois assim você não se desespera.
Se o dólar subir, ou variar, você tem que ter margem para absorver isso.
Não é difícil conseguir produtos com boas margens na China e, se não conseguir, tem que encontrar outro produto.
sucesso das empresas que citei acima é que eles vende produtos em escala com uma boa margem de lucro. É isso que você precisa fazer para não ficar tenso e preocupado toda vez que olha a taxa de cambio.
Agora você quer saber na real um outro segredo dessas empresas milionárias e super bem sucedidas? Consistência. É fazer dar certo até dar certo. Dizem que um fracassado é simplesmente aquele que desistiu antes.
Já pensou se o Caito Maia tivesse desistido quando o dólar subia? Não haveria Chillie Beans e um monte de gente não teriam aqueles óculos legais que eles vendem.

assustadoResumindo

Então para resumir tudo que disse aqui em alguns pontos, te digo:
  • Trabalhe com produtos que tenham uma boa margem de lucro
  • Fique atento ao seu cliente para ver se ele está disposto a pagar mais pelo seu produto
  • Cuide do seu atendimento, marketing e embalagem para seu cliente não fugir
  • Observe os clientes que estão vindo de outros lugares pois os produtos que eles estavam acostumados a comprar estão mais caros e agora o seu é o produto mais atraente
  • Faça isso com consistência e será um sucesso.
E nesse mesma batida, ao importar da China você terá muitas dúvidas técnicas, do dia a dia, e também dúvidas de negócios. E eu posso responder essas dúvidas e te ensinar tudo que eu sei.
A maneira mais fácil de fazermos isso juntos é a sua participação no meu programa avançado Importação Passo a Passo. Lá você pode tirar suas dúvidas se isso é ou não é um negócio para você. E se quiser ler mais artigos sobre o dólar você encontra aqui no nosso blog