Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Search
Close this search box.

Afinal! Compensa importar com dólar alto?

O dólar está alto, e agora?

Como lidar com essa realidade se meu negócio é de importação?

Ou será que o negócio de importação que estava pensando vai dar dinheiro como o esperado?

É natural que uma mudança como está, traga à tona muitas questões, afinal a importação é afetada diretamente pela taxa de cambio.

Se está você está com estas dúvidas, tenho uma notícia boa e uma ruim. A boa é que você não é o único, a ruim é que nesse tempo tem que prestar muita atenção nos negócios para continuar ganhando dinheiro.  Bem, vamos em frente para entender como é possível driblar a alta do dólar, analisando alguns produtos.

Importar com Dólar Alto

Primeira questão…

Compensa importar com dólar alto?

A minha resposta é, depende do produto que deseja importar. Digo isso porque, o dólar alto exige que você analise bem o seu produto, para então decidir, se deve continuar ou não a importar. Observar o momento e como isso afetará seu produto, é fundamental para tomar a decisão certa.

Vou te apresentar três tipos de produtos e como o dólar em alta afeta esses negócios, quando se fala em importação.

Como o dólar alto impacta nos diferentes tipos de produtos!

Veja o impacto que cada um desses tipos de produto sofre com a alta do dólar. Vou apresentar de forma geral, mas há sempre suas exceções, então analise as particularidades do seu negócio e conte com China Gate para te ajudar neste processo.

  • Produtos de margem baixa mas com bom substituto nacional
  • Produto de margem baixa mas sem substituto nacional
  • Produtos de margem alta
  1. Produtos de margem BAIXA mas COM bom substituto nacional

O primeiro grupo de produtos que quero comentar com você, são aqueles produtos que possuem baixa margem de lucro e uma produção nacional. É quando o produto importado, possui um semelhante no mercado, que é produzido no Brasil. Neste caso, importar com o dólar alto, não compensa, porque o seu produto ficará mais caro, se você repassar este aumento, mas se o produto concorrente for de qualidade e manter o preço, seu consumidor possivelmente optará por ele. Isso reduzirá a venda do seu produto e consequentemente o seu lucro.

Margem de lucro é igual o preço de venda menos o custo do produto

Se o seu produto se encaixa neste grupo, vale a pena repensar a importação neste momento. E parar de importar enquanto o dólar estiver em alta. Como por exemplo, no ramo de confecção, há bons produtos nacionais e com preço competitivo. Então, assim que você repassar o aumento para o consumidor, ele vai buscar este produto nacional e deixar de consumir o seu produto importado, diminuindo assim sua venda e consequentemente o seu lucro. O que não é interessante para você.

2. Produtos de BAIXA margem mas SEM substituto nacional

O segundo tipo de produto, é aquele que não tem concorrência de produtos nacionais, ou porque não há produção suficiente para cobrir a demanda, ou não existe produção, ou devido a qualidade ser inferior se comparado ao importado.

Isto significa que se ninguém importar, este produto fará falta no mercado. Portanto a importação deste produto pode continuar normalmente. É um dos produtos que ainda que o dólar esteja alto, compensa importar, mesmo que o volume caia um pouco e o preço suba. O toner de impressora, por exemplo, é um produto que não possui produção nacional, então é interessante manter a importação.

3. Produtos com ALTA margem de lucro

Este último grupo, são aqueles produtos altamente lucrativos, os que menos sofrem com a alta do dólar, pois sua margem de lucro consegue suprir o aumento. Geralmente são produtos difíceis de serem comparados como papel de parede, vasos, bijuterias. Então mesmo com o dólar alto, estes produtos são importados. Talvez haverá uma redução deste lucro, mais ainda sim, é um produto possível e interessante de importar neste momento.

Dica de ouro para você que quer montar uma importadora

Uma dica que te dou neste período de crise e dólar alto é evitar ouvir ou ler muitas notícias que reforcem que não estamos em um período favorável. A questão não é, ficar fora da realidade ou desinformado, e sim não ouvir somente isso, porque você começa a se desmotivar e ter medo de importar ou de investir no seu negócio.

Como disse fique atento, analise bem a realidade do seu produto. O momento exige esta reflexão sim, assim como em um período de crise, mas não mergulhe demais no pessimismo das notícias. Afinal, mesmo em meio à crise, há muitas empresas que continuam tendo sucesso e crescendo, portanto, não desanime.

importação com dolar alto 2

Outra dica é, cerque-se de casos de sucesso, procure ler ou saber como empresas passaram por períodos como este, de crise, dólar alto. Assim você descobre maneiras de como reagir ao momento e se alimenta com uma energia que te impulsionará a seguir em frente.

Bem, em resumo….

Resumindo o que te apresentei neste artigo…

Num período em o dólar está supervalorizado a importação sofrerá interferências, mas que vão variar de acordo com a realidade de cada produto.

Diante dessa variação te mostrei três grupos de produtos, são eles:

  • Produto de margem baixa que possui substituto nacional
  • produtos de margem baixa sem produção nacional ou qualidade equivalente
  • Produto com alta margem de lucro (best choice)

A partir de cada um destes contextos a sua reação será diferente, uma vez que o impacto muda. Por exemplo, se o seu produto possui um similar nacional e o seu consumidor é capaz de buscar este produto concorrente, é interessante rever a importação, e parar se for o caso.

Agora se não existe um produto como o seu produzido no Brasil, siga em frente com a importação. Pois o seu produto fará falta ao consumidor se interromper a importação.

E por fim, se o seu produto possui alta margem de lucro, você pode continuar a importar, pode ser que o lucro se reduza um pouco, mas ainda é uma importação interessante de se manter.

Se precisar de ajuda com sua importação, abra um atendimento conosco clicando no botão que está bem no topo desta página (faixa vermelha no cabeçalho do site).

É isso…

O mais importante é entender que o dólar afeta sim uma importação, mas o grau deste impacto é variável, dependendo assim do produto do seu negócio.

Então esteja atento ao mercado e a realidade do seu produto, para que encontre o melhor caminho para superar esta fase de supervalorização do dólar.

Gostou deste artigo? E quer saber mais sobre a influência do dólar na sua importação? Acesse este outro artigo em que falei sobre as OPORTUNIDADES EM IMPORTAÇÃO COM O DÓLAR EM ALTA.

E para você que chegou até aqui, confira o vídeo que gravei sobre o impacto do DÓLAR ALTO NA IMPORTAÇÃO.

Ah, aproveite e se inscreva no nosso canal no youtube e veja antes de todo mundo quando eu publicar vídeos como este.

Quer a ajuda do China Gate no seu projeto de importação? Clique aqui e preencha este formulário, que entraremos em contato com você!

Um forte abraço e boas importações para nós todos.

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.
Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes