Como encontrar fornecedores sem gastar nada! GARANTIDO

Tempo de leitura: 3 minutos

Todos os importadores já tiveram essa dúvida: como encontrar os fornecedores? Além dessa dúvida, muitas ouras relacionadas aos fornecedores também são muito comuns para quem já importa e principalmente para quem quer importar. Trabalhando desde 2003 buscando fornecedores na China, escrevi aqui as minhas considerações para que você não perca tempo.

A internet mudou o mundo

É inegável o poder da internet sobre os negócios nos dias de hoje. Em minha opinião ainda não sabemos o alcance das mudanças que a rede vai produzir nos nossos negócios. No mundo das importações não é diferença. A internet mudou e facilitou a vida de quem quer importar para sempre.

Em 2003 eu buscava fornecedores usando basicamente o Google, mas buscava diretamente nos sites das fábricas, que pensando em fornecedores Chineses, não eram muitos com site em Inglês. Mas já naquela época havia alguns indícios daquilo que hoje é uma revolução sem precedentes: os marketplaces.

Marketplaces são portais da internet que tem o objetivo de juntar várias empresas para oferecerem seus produtos e serviços. Um exemplo muito claro disso é o eBay ou Mercado Livre. Em 2003 eu tinha a disposição o MadeInChina.com e o GlobalSources.com. Hoje a vida está mais fácil, temos o Alibaba.com

Definitivamente o Alibaba mudou a forma de fazer negócios com os Chineses, incrível como houve a adesão massiva de produtores chineses nessa ferramenta. As outras que eu citei ainda estão disponíveis, até utilizamos elas também, mas o Alibaba superou todas. Tanto é que o seu dono, Mr Jack Ma, é hoje o homem mais rico da China.

Sede Alibaba

Através o Alibaba qualquer pessoa com acesso a internet tem acesso aos milhares de fornecedores chineses que anunciam nessa ferramenta. Eu não posso afirmar se os critérios de avaliação do Alibaba em relação aos seus fornecedores são bons, ou seja, no Alibaba tem de tudo, desde fornecedores bons até fornecedores ruins. Filtrar esses fornecedores pode não ser uma tarefa fácil.

Apesar de fácil e praticamente sem custo, a pesquisa de fornecedores por internet tem seus desafios.

Como já falei, um deles é saber se o fornecedor é confiável. Outro é se o fornecedor tem experiência em enviar produtos para o Brasil, que é um país bem burocrático para importar (106o. mais burocrático), então a documentação tem que que estar 100% correta. Veja que 99% não serve, vai ter multa, eu disse 100% correta para que não haja problemas com a importação.

Um outro detalhe que não é tão fácil de se fazer é filtro. Tem muitas pessoas que anunciam no Alibaba. Como saber qual é fabricante ou qual é revendedor (trade)? Digo que somente é possível saber disso mediante ao relacionamento, ou seja, tem que conversar com o fornecedor e fazer várias pesquisas para saber quem tem o melhor preço e quem é fabricante ou não. Não é raro nós pesquisarmos 20 fornecedores e receber cotações idênticas de vários deles, ou seja, somente uma fábrica está anunciando e vários outros revendedores também estão anunciando. É um exercício de paciência.

Recentemente o Alibaba lançou uma ferramenta muito interessante, o Ali Source Pro, ou seja, o próprio site faz o trabalho para você. Basta informar o que você está buscando que as cotações começam a aparecer no seu email.

ali source pro

Isso é simplesmente fantástico. Apesar desse ser um serviço que fazemos aqui no escritório, agora está muito mais fácil, o próprio cliente (você) acha o fornecedor e temos condição de avançar ainda mais rápido rumo à primeira importação.

Bem, é assim que começa, com pesquisas por internet. Mas não é assim que termina. Temos outras formas de pesquisar fornecedores, ou melhorar o relacionamento com eles, tais como viagens para ferias na China e viagens para Centros atacadistas.

Veja o vídeo abaixo onde falo um pouco mais sobre pesquisa de produtos por internet.