Como encontrar fornecedores sem gastar nada! GARANTIDO

Tempo de leitura: 3 minutos

Todos os importadores já tiveram essa dúvida: como encontrar os fornecedores? Além dessa dúvida, muitas ouras relacionadas aos fornecedores também são muito comuns para quem já importa e principalmente para quem quer importar. Trabalhando desde 2003 buscando fornecedores na China, escrevi aqui as minhas considerações para que você não perca tempo.

A internet mudou o mundo

É inegável o poder da internet sobre os negócios nos dias de hoje. Em minha opinião ainda não sabemos o alcance das mudanças que a rede vai produzir nos nossos negócios. No mundo das importações não é diferença. A internet mudou e facilitou a vida de quem quer importar para sempre.

Em 2003 eu buscava fornecedores usando basicamente o Google, mas buscava diretamente nos sites das fábricas, que pensando em fornecedores Chineses, não eram muitos com site em Inglês. Mas já naquela época havia alguns indícios daquilo que hoje é uma revolução sem precedentes: os marketplaces.

Marketplaces são portais da internet que tem o objetivo de juntar várias empresas para oferecerem seus produtos e serviços. Um exemplo muito claro disso é o eBay ou Mercado Livre. Em 2003 eu tinha a disposição o MadeInChina.com e o GlobalSources.com. Hoje a vida está mais fácil, temos o Alibaba.com

Definitivamente o Alibaba mudou a forma de fazer negócios com os Chineses, incrível como houve a adesão massiva de produtores chineses nessa ferramenta. As outras que eu citei ainda estão disponíveis, até utilizamos elas também, mas o Alibaba superou todas. Tanto é que o seu dono, Mr Jack Ma, é hoje o homem mais rico da China.

Sede Alibaba

Através o Alibaba qualquer pessoa com acesso a internet tem acesso aos milhares de fornecedores chineses que anunciam nessa ferramenta. Eu não posso afirmar se os critérios de avaliação do Alibaba em relação aos seus fornecedores são bons, ou seja, no Alibaba tem de tudo, desde fornecedores bons até fornecedores ruins. Filtrar esses fornecedores pode não ser uma tarefa fácil.

Apesar de fácil e praticamente sem custo, a pesquisa de fornecedores por internet tem seus desafios.

Como já falei, um deles é saber se o fornecedor é confiável. Outro é se o fornecedor tem experiência em enviar produtos para o Brasil, que é um país bem burocrático para importar (106o. mais burocrático), então a documentação tem que que estar 100% correta. Veja que 99% não serve, vai ter multa, eu disse 100% correta para que não haja problemas com a importação.

Um outro detalhe que não é tão fácil de se fazer é filtro. Tem muitas pessoas que anunciam no Alibaba. Como saber qual é fabricante ou qual é revendedor (trade)? Digo que somente é possível saber disso mediante ao relacionamento, ou seja, tem que conversar com o fornecedor e fazer várias pesquisas para saber quem tem o melhor preço e quem é fabricante ou não. Não é raro nós pesquisarmos 20 fornecedores e receber cotações idênticas de vários deles, ou seja, somente uma fábrica está anunciando e vários outros revendedores também estão anunciando. É um exercício de paciência.

Recentemente o Alibaba lançou uma ferramenta muito interessante, o Ali Source Pro, ou seja, o próprio site faz o trabalho para você. Basta informar o que você está buscando que as cotações começam a aparecer no seu email.

ali source pro

Isso é simplesmente fantástico. Apesar desse ser um serviço que fazemos aqui no escritório, agora está muito mais fácil, o próprio cliente (você) acha o fornecedor e temos condição de avançar ainda mais rápido rumo à primeira importação.

Bem, é assim que começa, com pesquisas por internet. Mas não é assim que termina. Temos outras formas de pesquisar fornecedores, ou melhorar o relacionamento com eles, tais como viagens para ferias na China e viagens para Centros atacadistas.

Veja o vídeo abaixo onde falo um pouco mais sobre pesquisa de produtos por internet.

 

 

  • olá trabalho com cartucho e toners a 12 anos e gostaria de saber como comprar mercadoria que vem direto da china e seus valores trabalhamos com originais e recarregados usamos muito o toner 85a…2612a….101sansung…505 compativel..voce pode me passar os valores ja com os tributos..ipi..tudo incluso para minha cidade o cep é 89560-000 como funciona??

  • Boa noite, somos varejistas de brinquedos e temos interesse de começar a importar, como posso saber onde encontrar os fornecedores 7, que sao homologados inmetro?
    grato

  • Rodrigo Giraldelli

    OI Aurelio, tudo bem? No caso a dica é perguntar se o fornecedor já fornece para alguma empresa no Brasil, se sim, ele já vai saber sobre os procedimentos. Contudo você terá que homologar os produtos para sua empresa, mesmo que ele já forneça para o Brasil. Pois na legislação Brasileira, ainda tem que ter uma aprovação para cada importador.

  • Rodrigo Giraldelli

    Clique aqui e peça um diagnóstico gratuito para eu lhe passar mais informações.
    http://chinagate.com.br/diagnostico-2/

  • Andreia

    Ola! Trabalho com canecas de sublimação, gostaria de saber como faço para descobrir um fornecedor da China, que vende para o Brasil?

  • Rodrigo Giraldelli

    Olá, tudo bem? Conhece o Alibaba? Lá vc pode encontrar muitos fornecedores, inclusive os que vende para o Brasil .

    Veja um vídeo aqui que falo sobre o assunto.

    http://chinagate.com.br/como-encontrar-fornecedores-sem-gastar-nada-garantido/

    Sucesso.

  • josenilton

    cara vc é o cara descupe pelo vocabulario,mas vc é mil. rodrigo tem uma pequena empresar pelo sebrae. de montagens de moveis, apergunta é posso usar o esse cnpj pra importar e revender, sendo que comprarei no limite de 3 mil dolares

  • Rodrigo Giraldelli

    OI Josenilton, obrigado pelo elogio.

    Sim, é possível importar pela sua empresa de montagem de móveis. Até 3 mil dólares não precisa ter inscrição no Radar/Siscomex. Acima disso precisa.

    No caso, se for tirar o Radar, sugiro falar com o seu contador para fazer uma alteração no Contrato Social da empresa e para adicionar essa nova atividade no CNPJ da empresa.

  • Forlan

    boa tarde meu amigo ,,,quero lhe desejar um feliz ano novo cheio de benção , fé e muito sucesso,,,,mas para encerrar o ano gostaria que vc me tirasse uma duvida,,,,,,acabei percebendo que o grande problema da importação nao esta diretamente ligado aos fornecedores fora do brasil ,,,,,vi que o problema esta justamente aqui no brasil,,,na alfândega ,quando nossos produtos chegam la existem uma grande dor de cabeça ou seja um grande quebra cabeça,,para que seja entregue até nosso endereço de estado,fiz uma compra de um produto pelo codigo de rastreio ja chegou na unidade de tratamento internacional de curitiba, ja foi recebido e conferido ,mas ainda nao foi enviado para meu endereço ,ja estou ficando preocupado pois foi minha primeira compra fora do brasil,nesse caso como devo proceder???,,porque isso acontece ?? tem como resolver esse impasse ???tem um outro meio para esta fazendo com que nossos pedidos cheguem mais rapido ,,,,,vi muitas reclamações sobre mercadorias presas na alfândega basileira,,,,,,,,

  • Rodrigo Giraldelli

    OI Forlan, tudo bem? Concordo contigo. No caso, importação pessoa física não é nossa especialidade.

    O que sei é que demora mais libera. Ou seja, dentre algumas semanas, ou meses, vc vai receber o produto em sua casa.

    Isso ocorre pq tem um volume brutal de mercadorias chegando de fora do país e não temos estrutura para fiscalizar tudo. Acontece de produtos ficarem parados meses, até 6 meses e serem liberados. n

    Não há o que fazer nestes casos.

    Quanto à importação formal, aquela feita com liberação por despachante aduaneiro, em portos e aeroportos, não causa todo esse atraso. Geralmente entre 1 e 3 semanas libera qualquer volume.

  • Ola Rodrigo,

    Sempre assisto seus videos, estou abrindo uma empresa de presentes criativos, mas não consigo fornecedores, os pedidos de fabricantes da China são de no minimo 1000 peças, estou tentando encontrar uma importadora no Brasil que trabalhe com esse tipo de produto, mas também estou com dificuldades para encontrar, o dinheiro que tenho para começar não da para importar em grande quantidade, por favor me ajude, já estou quase desistindo.

  • Rodrigo Giraldelli

    Como posso te ajudar?

  • Atylla Sousa

    Rodrigo, boa tarde!
    Estou gostando muito do seu site, parabéns!
    Se eu quiser importar, seu escritório faz o trabalho de despachante aduaneiro? e o despachante aduaneiro só pode importar para pessoa jurídica ou pode importar para pessoa física também?
    E pela sua experiência e observação aos seus clientes bem sucedidos você pode indicar um produto ou segmento que está em alta no Brasil, que esta tendo margem de lucro, sendo pessoa jurídica ou para quem esta começando pessoa física?
    Um abraço.

  • Rodrigo Giraldelli

    O Atylla, tudo bem? Sim, fazemos o trabalho de despachante aduaneiro em todos os portos do Brasil, mas não é funcionário da China Gate que está em todos os portos, isso seria inviável para nós, temos dois parceiros com 100% de cobertura nos portos e aeroportos do Brasil, então fechando com a gente, você tem serviço de alta qualidade em todos os portos, dede Rio Grande até Manaus.

    Sim, pode ser feito importação pessoa física, mas somente, para uso e consumo, não pode ser feito importação para pessoa física com o objetivo de comércio.

    Recomendo vc montrar uma loja de presentes e bijouterias, é um ramo que está indo muito bem. Sempre pessoa jurídica.

  • Jose willians de oliveira

    Rodrigo,boa noite,
    Gostaria de saber se tem possibilidade de importar vidros temperados para box de banheiro, portas e janelas e se seria viável, e com quanto eu poderia começar? pois disponho de uma quantia de cinquenta mil. Se possível deixe um fone para contato. Obrigado

  • Rodrigo Giraldelli

    Penso que seja possível importar, mas vai precisar de mais de 50.

    Nosso fone é 44 3026 4180 e pra eu analisar seu caso, favor preencher o formulário de atendimento abaixo.

    http://www.chinagate.com.br/diagnostico-gratis

  • bom dia

    Tenho um negocio no ramo de estamparía e preciso fazer importação de canecas sublimaticas, quero saber como faço? compensa? tem grupo de pessoas interessadas em comprar juntos?

  • Rodrigo Giraldelli

    Oi Messias, tudo bem? No momento não está compensando importar canecas de porcelana por conta de um antidumping temporário que as empresas brasileiras conseguiram… Tentei juntar um grupo de pessoas interessadas, mas não deu certo também. Desculpe, mas não posso te ajudar neste problema.

    Sucesso.

  • solicito melhores informacoes passo a passo para importar atraves da consultoria da sua empresa
    33 3521 7234 33 3521 7234

  • Rodrigo Giraldelli

    OI Kassio, peço a gentileza de preencher esse formulário de atendimento.

    http://www.chinagate.com.br/diagnostico-gratis

    Te espero.

  • cleveson

    olá Senho aqui [ cleverson, estou procurando um fornecedor do confiavel , comesei meu negocio agora e está dificil ,as pessoas que sabem desses fornecedores não falam,se poder me indicar algum ,obg