Cálculo dos Custos de Importação

Tempo de leitura: 2 minutos

Para muitas pessoas falar de custos de importação é um verdadeiro problema. Seja porque não gosta muito da matemática, seja porque não tem muita noção de todos os custos envolvidos em um processo de importação.

A primeira parte é simples de resolver, com as planilhas de cálculo e com sistema de informática, processar a informação é algo muito rápido. O problema é mesmo saber quais os custos, todos os custos, envolvidos em um processo de importação.

Vou dar dois exemplos que talvez não seja óbvio para você, se não for da área de comércio exterior.

Sabia que o importador tem que pagar uma taxa que chama AFRMM? Essa sigla significa Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante. Isso mesmo! Paga-se 25% do valor do frete para esta taxa. Tem uma também que é o SDA – Sindicato dos despachantes aduaneiros. O importador, em alguns portos, tem que pagar essa taxa.

custo de importacao porto santos

São somente duas, no meio de umas 30 que temos que pagar para fazer uma importação.

Você como importador ou futuro importador sabe todas elas? E os cálculos dos impostos? Que na maioria das vezes é a parte mais cara de uma importação. Bem, não é tudo na sua empresa que você pode encontrar parceiros para fazer. Digo… tem atividades que não dá pra terceirizar, como a parte estratégica e comercial (marketing e vendas), agora na parte técnica, é bem possível terceirizar com segurança. Como a contabilidade da sua empresa ou os estudos de viabilidade de importação.

Sabemos que muitos produtos fora do Brasil tem preço muito baixo. Por diversos motivos tem preços muito baixos. Mas quanto isso custaria para chegar até a porta de sua empresa? Difícil de saber. Somente com uma análise criteriosa, classificação fiscal dos produtos e elaboração de simulações de custo é que podemos ter certeza desses valores. O mais importante é que com base nessa informação é que muitos empreendedores como você vão tomar as decisões de importar ou não importar um determinado tipo de produto. Ou seja, vão definir se colocam ou não dinheiro no negócio. É coisa séria mesmo.

investimento custo de importacao

Se você tem um projeto de importação e deseja que alguém faça os cálculos para saber exatamente quanto isso vai custar chegando no Brasil, nós podemos te ajudar.

Clique aqui para contratar nosso serviço de Cálculo de Custos de Importação.

 

  • Douglas Eduardo de Britto

    Amigo autor deste Blog,
    Uma duvida que muito grande quero começar a importar pelo correios ou seja até 30 kilos $ 3.000,00 para cada operação mas quanto pagaria por este frete pelo sistema EMS vindo da china uma vez que os correios do Brasil somente aceita por esta modalidade….. assim vou verificar se vale a pena fazer esta operação se for boa, quero contratar seus serviços

  • Rodrigo Giraldelli

    OI Douglas, tudo bem?

    O frete deve ser verificado com o fornecedor, ele pode ver isso junto a EMS, não tem um valor único, pois depende também do volume.

    Exemplo: 30 quilos de gesso tem um volume diferente de 30 quilos de papel sulfite que tem volume diferente de 30 quilos de caminha para cachorro (que é basicamente espuma).

    Portanto não se te responder essa pergunta.

    Reitero que nossos serviços são voltados para importação formal, aquela que é mais de 3 mil dólares e feitas por portos e aeroportos, e não por serviços porta-a-porta, como Correios, DHL, Fedex, TNT entra outras.

    Tenho aqui no blog um ebook grátis sobre importação simplificada. Clique aqui para baixar.

  • Gostei muito do seu post. Parabéns

  • Rodrigo Giraldelli

    Obrigado!

  • Rodrigo Giraldelli

    🙂 Valeu.

  • Cesar Silva

    Ola rodrigo tenho prpjeto de importar pneus da china n abri empresa ainda, antes queria ter uma base de quais impostos que incidem pra este produto e saber se é viável ou nao.se puder me ajudar já agradeço.
    Email: cfs6511@hotmail.com

  • Edoardo

    Olá Rodrigo
    Gostei muito da vídeo 3. Estou seguindo todas as aulas de vc. Muitos interessantes.
    Eu gostaria de uma indicação sobre um despachante aduaneiro em Joinville SC. Pode me ajudar?
    Onde acho a planilha de custos?

  • Rodrigo Giraldelli

    Olá, tudo bem?

    A planilha de custos aparece na página do curso, com 15 minutos logada nela. Para indicação de despachantes aduaneiros, entre em contato com atendimento@chinagate.com.br e informe seu volume de importação previsto e o tipo de produto que deseja importar.

    Abraço.