Custos de Importação

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma das coisas mais importantes quando estamos falando de importação é o cálculo dos custos. Não gosto de categorizar dizendo o que é e o que não é mais ou menos importante, mas a decisão de importar ou não passa por essa análise de custos.

É muito fácil encontrar fornecedores de qualquer produto na internet. O problema é saber quais são confiáveis. Isso eu falo em alguns vídeos e outros textos também. Agora muita gente se surpreende com os preços baixíssimos que alguns produtos tem lá fora, especialmente na China.

Agora tenho uma notícia boa e uma notícia ruim sobre esse tema. Vamos lá:

A Notícia Boa é que os preços são realmente muito baixos, por conta de estrutura tributária e de baixos encargos sociais que países como a China oferecem.

A Notícia Ruim é que é barato lá na China mas… e aqui? Quanto custaria, ou custará esse produto no final, posto no depósito de sua empresa, com todos os impostos e taxas pagos e tudo feito certinho, dentro da legalidade?

Essa é a pergunta que é muito importante ser respondida e digo mais, respondida com certeza.

É importante você considerar que o cálculo do custo de um produto importado não é padrão, pois cada tipo de produto pode ter exigências singulares. É mais fácil importar potes de sorvetes de plástico que potes de massinha para modelar para crianças. Por mais que seja o mesmo produto, se um for destinado para crianças, existem taxas, impostos e demais obrigações diferentes que para um pote de sorvete. Veja alguns fatores que influenciam no custo do produto importado, mas não são só esses:

  • peso do produto
  • dimensões do produto
  • preço do produto
  • porto de origem
  • porto de destino
  • local da fábrica na origem
  • local de entrega no destino
  • impostos no destino
  • tipo de produto
  • material constitutivo do produto
  • regime tributário da empresa importadora
  • estado de destino do produto importado
  • entre vários outros…

Existem algumas formas de você analisar o custo de um produto, quanto mais energia você coloca na atividade, mais preciso será o resultado.

1. Estimativa de custos por similaridade ou analogia:

Você pode estimar o custo com base em outros produtos similares ao seu que estão sendo importados por você ou por outras pessoas. O duro é encontrar alguém disposto a falar e compartilhar essa informação. Quanto mais rara é a informação, mas ela vale. E as vezes a pessoa que você está perguntando pode pensar que você será um concorrente, ou qualquer coisas do tipo.

custo por similaridade em importacao

Eu quando tenho uma boa noção, até ajudo alguns clientes e interessados. Vou dar um exemplo. Para importar toners de impressora, você vai pagar algo como 45% a mais do valor que está na China, considerando frete marítimo. Esse 45% não são somente impostos, é o conjunto de tudo que você pagará. Agora não venha reclamar se sua importação der um pouco a mais que isso, pois estou estimando com base em outros projetos que não é o seu. Um outro exemplo: acessórios para celular. Nesse caso você vai pagar em torno de 65 a 70% a mais que o custo na China. Pergunta como eu sei? Eu sei pois já fizemos vários desses processos. Agora se me perguntar sobre ferradura de cavalo, não tenho nem ideia, neste caso preciso pesquisar. As estimativas servem para dar um balizador, mas não serve para você colocar dinheiro na frente. Ou seja, permite você continuar na conversa mas não pague o produto ainda, é preciso mergulhar mais fundo.

2. Planilhas Gratuitas

Hoje na internet você pode encontrar diversas planilhas gratuitas para calcular os custos dos produtos importados. Algumas são boas outras nem tanto. A questão aqui é que alimentar a planilha é muito fácil, o problema é saber de onde vem os dados para lançar na planilha.

Eu mesmo tenho um outro posto que mostro a planilha da Coana, diretamente da Receita Federal, que é oficial. Clique aqui para ver esse post.

Considerando que você entende do produto, mas não entende do processo de importação. Pode ser que com essas planilhas você consiga dar um passo adiante e seja mais preciso que simplesmente fazendo os custos por analogia, como explicado no item anterior. No entanto, considere que você nunca fez importações (se é que você nunca fez) e que talvez não entenda tanto assim do produto que quer importar, neste caso a distancia do custo encontrado na planilha e o custo real que o produto vai chegar pode ser grande.

tempo e dinheiro importacao

O cuidado que eu falo aqui para você ter é com os impostos, especialmente o ICMS. Imposto é muito chato para calcular e tem muitas regras, modificações, então fique atento. Lembrando que o maior custo que você vai pagar na sua importação provavelmente seja o ICMS. Cuide disso!

Mesmo estando no Simples Nacional você vai pagar ICMS para entrada de produtos importados no Brasil. Isso é justo para equiparar o importador com o fabricante nacional. A regra é assim, se para produzir no Brasil tem que pagar ICMS, para importar também tem.

O que mais me preocupa aqui é o tempo. Talvez você gaste muito tempo para aprender sozinho para ter um resultado inadequado e impreciso. Penso que ao falar de custos, você quer chegar o mais próximo possível da realidade certo. Tem também o custo de oportunidade. Se você é empresário ou empreendedor, porque vai ficar perdendo tempo com coisas técnicas que facilmente podem ser terceirizadas?

3. Cursos Pagos

Talvez você já tenha gasto muito tempo na internet tentando aprender sozinho e se frustrou. Eu também já estive no seu lugar. É frustrante mesmo.

Talvez você esteja disposto a acelerar o seu processo em relação a saber exatamente quanto custará o seu produto importado e esteja disposto a pagar alguma quantia para alguém te ajudar a fazer isso, no entanto, quer aprender e não abre mão de saber dos detalhes.

custo preciso de importacao curso

Para essa situação, o melhor é buscar um curso de capacitação. Também existem vários na internet ou presencial também tem. Busque informações em centros de treinamento ou como já disse, na internet.

Caso queira fazer um curso sobre esse assunto comigo, eu tenho um aqui com preço beeeem acesssível.

Clique aqui para ver a página do curso.

Eu praticamente pego na sua mão para te ensinar a fazer do jeito que eu faço. E você ainda leva as planilhas para fazer quantas simulações quiser.

4. Consultorias 

Aqui é o supra sumo do empreendedorismo. Se você entende que o potencial de geração de receita e valor do seu negócio está ligado nas áreas de marketing e vendas, que é dali que você perpetua o negócio, que o mais importante é cuidar dos clientes, então as partes técnicas ficam mais fáceis de serem feitas por terceiros, que podem ser funcionários ou parceiros.

Os benefícios de contratar um especialista no setor para fazer um trabalho são muitos, especialmente na precisão do resultado e na rapidez da entrega. Isso ocorre porque nós temos a habilidade de nos tornarmos especialistas naquilo que mais fazemos. Então contratando um bom profissional para fazer o custo de suas importações você só tem a ganhar.

custo beneficio contratacao consultoria custos importacao

Agora convenhamos, ao contratar serviços, não recomendo você nem ninguém contratar um prestador de serviços pelo preço.

Você contrataria uma babá para cuidar do seu filho pelo preço? E um cardiologista? Então nesta mesma ideia, porque você contrataria um profissional para cuidar dos seus negócios, que é onde você vai investir muito dinheiro, um dinheiro suado, considerando somente o preço? Olhe para a competência, olhe para o histórico.

Eu mesmo uso essa régua, quando vou contratar alguém para trabalhar comigo, ou para prestar algum serviço, quero o melhor. Agora é claro que o melhor nem sempre tem o menor custo, aí temos que verificar qual é o limite do investimento e tudo mais.

Bem, se você precisa de alguém para fazer os custos de sua importação, considerando que já tenha o fornecedor e as cotações dos produtos, nós podemos te ajudar. Temos um serviço que será legal para você.

Conheça mais sobre a nossa consultoria para Cálculos de Custos de Importação clicando aqui.

 

  • marcio santos

    Gostaria de mais informação sobre como importa da china,tenho uma industria de utilidades domestica e quero diversificar meu mix de produtos…..

  • Rodrigo Giraldelli

    OI Marcio, tudo bem?

    Entre em contato comigo aqui:

    http://www.chiangate.com.br/diagnostico-2/

  • Muito bom.

  • Murilo

    Boa Noite, trabalho com itens personalizados e entre elas canecas e gostaria de encontrar fornecedores de canecas na china, pois escuto falar que é de la que os importadores brasileiros trazem para vender no Brasil.

  • Rodrigo Giraldelli

    OI Murilo, tudo bem?

    Não tenho visto viabilidade recentemente em importação de canecas. Tem um antidumping em vigor que aumenta muito o preço. A recomendação é comprar no Brasil.

    No entanto, podemos fazer um estudo atualizado para você. Se tiver interesse favor preencher esse formulário de atendimento.
    http://www.chinagate.com.br/diagnostico-gratis

  • Luciano Tiburcio

    Boa noite,
    trabalho com produtos sublimáticos e personalização.
    Gostaria de informações sobre como importar produtos para sublimação sobre tudo canecas de cerâmica normal e mágica da china.
    Poderia me orientar?

  • Rodrigo Giraldelli

    Oi Luciano, eu até tentei fazer algo a respeito, veja:

    http://chinagate.com.br/canecas-para-sublimacao/

    Mas não tem compensado importar canecas de porcelana por causa de um antidumping que temos no Brasil.

    Abraço.

  • Alexandre

    Boas ..
    Gostaria de saber empresas que realizem processo de importação .. seria tecidos .. 60kg . Proveniência china .. .
    Muito obrigado
    Alex

  • Rodrigo Giraldelli

    Oi Alexandre, nossa missão é te ajudar a importar, não temos como ajudar divulgando importadoras aqui.

  • eduvc

    ola amigos,
    gostaria de trazer um produto da china para reenda, mas no inicio nao encheria sozinho um container, neste momento seria apenas um pallet de aprox. 2,0m x 1,0m x 1,0m. Voces fazem esse serviço de aproveitamente de frete? Obrigado