7 perguntas que você tem que saber antes de Importar direto da China

Tempo de leitura: 3 minutos

É natural quando começamos algo novo surgir dúvidas e perguntas sobre o assunto. E com Importação Empresarial não é diferente. Então reunimos aqui 7 perguntas que você precisa saber a reposta antes de importar direto da China para o Brasil. Vamos as perguntas:

perguntas

1. Qualquer empresa pode importar?

Sim. Desde que tenha CNPJ, qualquer empresa pode importar. Para isso, é preciso ter a habilitação no Radar Siscomex. Que não custa nada para retirar mas paga-se a partir de 214 reais (em uma escala crescente de acordo com o número de itens) para utilizar, a cada importação.

Clique aqui para ver um vídeo no youtube sobre Radar Siscomex.

2. Como faz para pagar o fornecedor na China?

Em seguida a dúvida que surge é quanto ao pagamento. Este deve ser feito através de transferência bancária internacional, pelo seu banco de relacionamento ou corretora de cambio autorizada no banco central. A taxa de cambio utilizada é a do cambio oficial.

Veja um vídeo sobre essa questão no nosso canal do youtube.

3. Corro o risco de perder meu dinheiro nessas importações?

Todo negócio tem um risco, seja no Brasil ou na China. Contudo, importando desde 2002, nunca perdemos dinheiro com importações, pois sempre recomendamos aos clientes fazer inspeções antes de enviar dinheiro para os fornecedores.

Assista um vídeo sobre risco na importação clicando aqui.

4. Quanto dá pra ganhar com importações?

Os varejistas importadores aplicam um markup de 200 a 300% sobre o custo final do produto importado da China. Os atacadistas aplicam de 150 a 250%. Mas isso depende muito do ramo de negócios. Obviamente tem negócios que tem margem maiores que essas que eu escrevi aqui. E outros, menores.

Veja aqui um vídeo de como encontrar um produto lucrativo.

5. Quanto tempo leva para a carga sair da China e chegar no Brasil?

Mesmo sabendo que a China e o Brasil são distantes, há uma pressa de que a mercadoria chegue logo. Então vamos aos números reais. O tempo total de uma importação por navio é de 90 dias. Sendo uns 30 dias para produzir, 45 dias para transporte marítimo e 15 dias para burocracia do porto e transporte até sua empresa.

Clique aqui para ver um vídeo sobre Transporte de Cargas.

6. Quanto paga de imposto e outros custos na Importação?

Cada tipo de produto tem um imposto diferente. Contudo pela minha experiência, na maioria dos produtos importados, os custos adicionais ficam em torno de 60 a 80% a mais que o valor pago pelo produto na China. Isso estou considerando todos os custos, que seriam: fretes, seguros, impostos e taxas.

Clique aqui para saber mais sobre impostos de importação.

7. Posso importar em nome de outra empresa para não ter que tirar o Radar?

Não, a legislação brasileira diz que toda empresa que quer importar, mesmo utilizando serviços de uma outra empresa, como uma Trading, tem que ter habilitação no Radar Siscomex. Isso acontece porque a Receita Federal precisa, para seu controle, saber quem é de fato o importador. Ou seja, quem está pagando pela importação, e não somente quem está intermediando.

Saiba tudo sobre Radar Siscomex clicando aqui.

Essas foram algumas das perguntas que você precisa saber a resposta. Com elas agora você está mais perto de realizar suas importações. Ou se já é importador, escalar seus resultados ainda mais.

Para você que está começando temos uma série de artigos aqui no blog para te indicar o passo a passo. Saiba mais, clicando aqui. 

Nós do China Gate podemos te ajudar ainda mais a importar direto da China para o Brasil. Além dessas 7 perguntas que você acabou de saber as respostas, nós temos um curso que te ensinará o caminho da importação empresarial. Saiba mais sobre o Curso Importação Passo a Passo.

 

importar-direto-da-china