10 dicas para visitar a Canton Fair

Tempo de leitura: 6 minutos

Pazhou Complex

A Canton Fair é uma feira multi-setorial que acontece duas vezes por ano em Guangzhou, na China. As duas edições são geralmente em Abril (edição de Outono) e Outubro (Edição de Primavera).

Já fui algumas vezes para a Canton Fair e de fato é uma excelente feira. É grande, tem muitos fornecedores e é uma excelente oportunidade de fazer negócios. Existem muitas outras feiras na China, mas aqui vou focar na Canton Fair.

Vamos às dicas:

Dica 1: Visite também a HK Electronics Fair

Para quem vai até a Canton Fair procurar por eletrônicos, saiba que 2 dias antes da primeira fase da Canton Fair, começa a HK Electronics Fair, que em minha opinião, para eletrônicos, é até melhor que a Canton.

Clique aqui para visitar o site da feira de Hong Kong.

Fique ligado que Hong Kong e China tem políticas de visto diferentes. Para transitar entre Hong Kong e China é preciso fazer imigração devido a política de “Um país, dois sistemas”. Então se você portar um visto somente de uma entrada (pois é, a China as vezes emite visto somente para uma entrada), você não poderá ir da China para Hong Kong e depois voltar. Para isso vc resolve de duas formas, a melhor delas é planejando desde o Brasil e obter um visto de 2 ou mais entradas. A segunda, nada recomendável, é tirar um visto de emergência em Hong Kong. Você poderá fazer isso na estação de trem central em Hong Kong.

Dica 2: Use calçado confortável

Rotina de feira não é fácil. A gente passa o dia inteiro andando pra cima e pra baixo. Não dá muito tempo para descansar. Então use um sapato confortável. Essa dica vai mais para as mulheres: Não use salto. O risco de não aproveitar tudo que tem na feira e visitar vários fornecedores é muito alto.

Dica 3: Leve uma mala com rodinhas

Na feira a quantidade de catálogos que se pega junto aos fornecedores é brutal. Isso pesa muito. Então andar com aquelas sacolas promocionais ou até mesmo com mochilas é muito desconfortável. Leve então uma mala com rodinhas. Pode ser aquelas malas de bordo que você provavelmente levou em sua viagem. Não deixe para comprar essa mala na chegada da feira para não gastar muito.

Dica 4: Descarte os catálogos desnecessários

As vezes na feira, no calor do momento, você pode se interessar por fornecedores que não são interessantes assim. As vezes simplesmente pega catálogos de tanto os chineses insistir. Lembre-se que catálogo é pesado e a franquia de bagagem internacional é limitada (depende da classe que você vai viajar), então faça uma triagem dos catálogos quando estiver no hotel e só leve aqueles que você acha interessante. Para alguns que tenha dúvida, tire fotos das partes mais importantes e evite carregar muito peso.

Dica 5: Pesquise outras feiras

A vida não é só Canton Fair. Existem muitas outras feiras que acontecem na China, as vezes ao mesmo tempo. Eu indico esses dois sites para você fazer uma pesquisa. As vezes pode encontrar feiras até melhor que a Canton Fair, digo sobre feiras que são mais especializadas no seu segmento.

www.aboutchinafair.com.br e www.gladtur.com.br

Dica 6: Ande de Metrô

Guangzhou tem um trânsito caótico (como qualquer metrópole mundial), então apesar da maioria dos hoteis oferecer ônibus gratuitamente, você pode economizar um tempão indo de metrô. Tem que ter uma certa desenvoltura. Para comprar os tickets na máquina, procure o botão “english” no canto inferior direito da tela (geralmente fica ali). Na China você paga a passagem de acordo com o trajeto, então pesquise certinho qual estação você está e qual vai desembarcar. Tem uma estação que chega direto no local da feira (Pazhou). Guarde também a fichinha (ticket) para sair do metrô.

Dica 7: Tenha sempre um cartão do hotel em seu bolso

Se algo der errado e você se perder. Procure um taxi e mostre o cartão do hotel para ele. Veja que o cartão tem que ter o endereço em letras chinesas, se você escrever o nome do hotel, ou até mesmo falar, o taxista não vai entender, da mesma forma que nós não entendemos os ideogramas chineses. Tenha sempre dinheiro chinês no bolso, não se paga nada na China em dólar ou qualquer outra moeda. Cartões também não são aceitos na maioria dos estabelecimentos.

Dica 8: Tenha um plano de visitas

Antes da feira ou no primeiro dia, faça uma lista de fornecedores que você tem interesse em visitar. Não vá com a ideia de “ver tudo”. Pode não dar tempo e você ficar sem tempo para pesquisar o que realmente é importante. Sugiro criar 3 listas de interesse por prioridades. Primeiro visite os fornecedores para atender a primeira lista (mais importante), depois atenda a segunda e terceira listas (menos importantes).

Dica 9: Telefone e Moeda

Compre um chip de telefone celular na China. Se o seu telefone for quadriband (quase todos são) vc já instala e sai falando. Um crédito referente a 30 reais pode durar uns dez dias tranquilamente, já com pacote de dados. Ativar o telefone não é tão fácil. Peça ajuda a um Chinês. No hotel eles podem fazer isso para você.

Leve dinheiro em dólares americanos, é bem fácil trocar nos hotéis e nos bancos (tenha sempre em mãos o seu passaporte). Eu gosto de levar um cartão pré pago, daqueles VTM – Visa Travel Money, que pode ser usado para sacar dinheiro em moeda loca em qualquer ATM – Máquinas de Saque. Cartões de crédito não são aceitos com tanta abrangência como no Brasil. Então tenha sempre dinheiro no bolso.

Dica 10: Se tiver tempo conheça Hong Kong e Macau

Macau está a 2h30m de Guangzhou, de ônibus. Macau é lindo para se visitar. Só turismo por lá. Muitos cassinos e comida boa. Se puder, vá para Coloane e coma um bacalhau grelhado em um restaurante que tem ao lado da capela São Francisco Xavier.

Hong Kong a partir de Guangzhou dá para ir de ônibus (4h) , trem (2h) ou avião (1h). É bem legal conhecer. Além de ser uma super capital bem bonita, é ótimo para fazer compras, em minha opinião, só perde para Miami.

Em Guangzhou, tendo um tempinho, jante no Sultão (comida árabe) e visite a Beijing Lou, várias lojinhas e tem uma área bem legal para se conhecer.


A China Gate em parceria com Skyway está presente na Canton Fair no stand T43 e T44, no corredor central. Clique aqui e veja ainda mais informações.

Pegue aqui seu ebook sobre a famosa Canton Fair!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente o nosso ebook com super dicas da maior feira do mundo!>